RÁDIO REGIONAL
salt likit
REGIÕES

ÓPERA MÁTRIA ESTREIA-SE HOJE EM VILA REAL E CELEBRA O DOURO PATRIMÓNIO MUNDIAL

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Mátria é a primeira ópera original criada em Trás-os-Montes e Alto Douro, estreia-se hoje, no Teatro de Vila Real, e junta em palco sete solistas e elementos da comunidade que vão dar vida aos cenários.

“Mátria — Aqui na Terra” tem libreto de Eduarda Freitas e música do compositor Fernando Lapa, ambos naturais de Vila Real.

O projeto nasceu com um auto desafio de escrita da ex-jornalista Eduarda Freitas que juntou num conto original várias personagens da obra de Miguel Torga.

A história, que vai ser contada ao longo de dois atos e de 14 cenas, começa numa aldeia trasmontana onde vive Rodrigo, um rapaz fascinado com as histórias de encantar e que acredita que há um tesouro escondido na barriga do monte para onde leva as ovelhas.

O menino transforma-se num homem inquieto, cruza-se com outras vidas, cada qual com a sua inquietação e é, quando a velhice se cola aos ossos, que Rodrigo sente o apelo do regresso a casa.

A ópera ganha vida com as interpretações de Ana Maria Pinto, Ana Santos, Job Tomé, Madalena Tomé, Mário João Alves. Paulo Lapa e Tiago Matos, aos quais se juntam dois coros, Moços do Coro (Porto) e Coro Comunitário Mátria, bem como a orquestra criada para esta obra.

Num palco vazio são os 21 elementos do coro da comunidade que dão vida aos cenários e vão representar o mundo vivo e não vivo que envolve a paisagem do Douro que é também a paisagem de Miguel Torga.

À figurinista Cláudia Ribeiro coube o desafio de criar “do zero” os trajes para as diferentes personagens.

A direção musical está a cargo de Jan Wierzba e o encenador é Ángel Fragua.

A estreia está integrada nas comemorações dos 20 anos do Douro Património Mundial da UNESCO, organizadas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

A entrada é gratuita e há mais dois espetáculos marcados para sábado e domingo.

VEJA AINDA:

PORTO: TESTES COVID-19 FINANCIADOS PELA AUTARQUIA FORAM TOTALMENTE UTILIZADOS

Lusa

BRAGANÇA: IGREJA SECULAR ARREMATADA POR CERCA DE 218 MIL EUROS EM LEILÃO ‘ONLINE’

Lusa

AÇORES: MARINHA RESGATA HOMEM COM DIFICULDADES RESPIRATÓRIAS EM NAVIO

Lusa

LEIRIA: GNR DETÉM HOMEM SUSPEITO DE AMEAÇAS DE MORTE À MULHER

Lusa

PORTO: CHEFE DE SERVIÇO DE FINANÇAS JULGADO POR CORRUPÇÃO

Lusa

GUARDA: AUTARQUIA COM PREJUÍZO DE 2,5 ME EM PERDAS DE ÁGUA E EM FATURAS POR PAGAR

Lusa
Yatak Odası Takımı Run 3 free games unblocked

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout Elektronik Sigara cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit
free hacks