RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

ORDEM DOS VETERINÁRIOS PROMOVE APOIO MÉDICO E TRANSPORTE DE REFUGIADOS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) associou-se a uma iniciativa solidária dos profissionais da classe para levar material médico-veterinário para uma instituição polaca a 10 quilómetros da Ucrânia e trazer para Portugal refugiados da invasão russa.

Numa nota enviada à agência Lusa, a Ordem explica que “a iniciativa tem como objetivo levar material médico-veterinário e ração para uma instituição local, ADA Foundation, que se situa a 10 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, na região polaca de Przemysl, bem como trazer refugiados para Portugal, sendo para tal necessário a organização da viagem e o aluguer de um autocarro“.

Para o efeito, a Ordem está a “sensibilizar os médicos veterinários para a colaboração com esta causa humanitária através do fornecimento de material” e criou uma conta solidária destinada a “pagar a viagem, a compra de material médico e outras situações que se venham a revelar necessárias neste contexto“.

Segundo a Ordem, o material necessário “inclui estetoscópios, termómetros, máquinas, de tosquia, corta unhas, transportadoras, agulhas, seringas, colares, medicamentos (antibióticos, anti-inflamatórios) e desparasitantes internos e externos em comprimidos”.

Estes materiais, acrescenta a nota, podem ser entregues até 8 de abril na Delegação Regional do Norte da Ordem dos Médicos Veterinários (Avenida D. João II, Lj 59, Nogueiró, 4715-303 Braga) e no Hipercentro — Banco de Sangue Animal (R. Dr. Eduardo Santos Silva 261, AH, 4200-283 Porto).

“Contando com a solidariedade da classe médico-veterinária e da sociedade civil, a OMV informa que todos os contributos deverão ser recebidos até 8 de abril na Conta OMV Solidária: IBAN: PT50 0033 0000 00013412634 34, SWIFT/BIC: BCOMPTPL.

“Considerando que todas as ajudas são fundamentais para o povo ucraniano, e mantendo a sua disponibilidade para apoiar outras ações solidárias que venham a ser desenvolvidas, a OMV contribui para esta nova iniciativa que envolve a classe médico-veterinária, reconhecida como altruísta e solidária, bem como a sociedade civil”, refere Jorge Cid, bastonário da OMV, no documento enviado à Lusa.

A OMV recorda que recentemente também se associou a uma ação humanitária organizada por um médico veterinário que participou numa caravana humanitária com destino a Varsóvia, para entrega de material médico.

VEJA AINDA:

PUTIN RESPONDE À NATO E SOBRE A UCRÂNIA ASSEGURA QUE ‘NADA MUDOU’ – GUERRA

Lusa

KIEV SAÚDA ‘POSIÇÃO LÚCIDA’ DA NATO SOBRE A RÚSSIA

Lusa

UCRÂNIA PODE CONTAR COM APOIO DA NATO ‘O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO’ – STOLTENBERG

Lusa

CRESCIMENTO DA AQUICULTURA LEVA PRODUÇÃO A NÍVEL RECORDE EM 2020

Lusa

LIMITAR AQUECIMENTO GLOBAL A 1,5 GRAUS REDUZIRÁ SIGNIFICATIVAMENTE RISCOS PARA HUMANOS

Lusa

STOLTENBERG: ‘FINLÂNDIA E SUÉCIA TORNARÃO A NATO MAIS FORTE’

Lusa