RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

ORDEM ENVIA QUATRO MÉDICOS PARA APOIAR REFUGIADOS NA POLÓNIA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Quatro médicos, incluindo uma ucraniana, partem esta segunda-feira para a cidade polaca de Cracóvia para apoiar a viagem de cerca de 400 refugiados ucranianos até Portugal, numa iniciativa da Ordem dos Médicos (OM) na sequência da guerra na Ucrânia.

Os médicos, enquadrados no recém-criado gabinete de apoio humanitário da OM, vão dar apoio à “Missão Ucrânia”, uma iniciativa da sociedade civil que está a atuar na Polónia para preparar o acolhimento em Portugal de cerca de 400 refugiados.

Segundo o bastonário da OM, Miguel Guimarães, citado em comunicado da Ordem, os quatro médicos irão fazer um trabalho “de triagem no terreno, organização e produção de registos clínicos essenciais e de acompanhamento ao longo de todo o percurso para Portugal”. O regresso dos médicos a Portugal está previsto para sábado.

Três dos médicos “têm uma vasta experiência” em missões humanitárias, inclusive em cenários de guerra, sendo que o quarto, uma médica ucraniana que exerce em Portugal, “será vital para facilitar a comunicação entre os profissionais e os cidadãos ucranianos”, refere o comunicado, acrescentando que a Cruz Vermelha Portuguesa cedeu material médico e malas de primeiros socorros.

A Ordem dos Médicos adianta que, também através do gabinete de apoio humanitário, “está também a facilitar a receção dos refugiados” em Portugal, “nomeadamente colocando-os em contacto com os médicos ucranianos” que trabalham no país.

VEJA AINDA:

UCRÂNIA: PORTUGAL VAI RECONSTRUIR ESCOLAS NA REGIÃO DE JITOMIR

Lusa

UCRÂNIA: PELO MENOS 343 CRIANÇAS MORRERAM NA SEQUÊNCIA DA INVASÃO RUSSA

Lusa

VALE DE CAMBRA: 40 ALDEIAS SEM MÉDICO DE FAMÍLIA HÁ UM MÊS

Lusa

KIEV SAÚDA ‘POSIÇÃO LÚCIDA’ DA NATO SOBRE A RÚSSIA

Lusa

CRESCIMENTO DA AQUICULTURA LEVA PRODUÇÃO A NÍVEL RECORDE EM 2020

Lusa

LIMITAR AQUECIMENTO GLOBAL A 1,5 GRAUS REDUZIRÁ SIGNIFICATIVAMENTE RISCOS PARA HUMANOS

Lusa