RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

OURÉM: CERCA DE 300 PESSOAS EVACUADAS DEVIDO A FOGO NA FREIXIANDA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Cerca de 300 pessoas já foram retiradas da freguesia de Freixianda, no concelho de Ourém, devido ao incêndio que começou na quinta-feira neste município do distrito de Santarém, informou hoje a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Num balanço feito pelas 19:00 na sede da ANEPC, em Carnaxide, no concelho de Oeiras (Lisboa), o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, deu conta dos incêndios que ao final da tarde de hoje mais preocupavam as autoridades e da necessidade que houve de fazer algumas evacuações “preventivas”, como foi o caso da ocorrida na freguesia de Freixianda, no concelho de Ourém.

“Foram acionados dois pelotões militares, no total de 44 militares para dar apoio àquilo que são as evacuações e a análise e o apoio às vítimas”, explicou André Fernandes, sublinhando que a prioridade das autoridades é “salvar a vida das pessoas e garantir a sua segurança”.

O incêndio que teve início na quinta-feira na localidade de Cumeada, no concelho de Ourém, é aquele que neste momento está a mobilizar mais meios de combate.

Pelas 20:30, segundo o `site` na ANEPC, o fogo mobilizava 420 operacionais, apoiados por 125 meios terrestres e quatro meios aéreos.

Ainda de acordo com os números avançados por André Fernandes, o incêndio da Cumeada provocou danos em 11 habitações, três anexos e uma oficina, obrigando também à evacuações de Quebrada de Baixo, Casal Pinheiro e Santa Teresa, estando ainda a ser contabilizado o número de pessoas que foram retiradas destas localidades.

Outro incêndio que começou na sexta-feira, na localidade de Vale de Pia, concelho de Pombal, distrito de Leiria, também continua ativo e, pelas 20:30, mobilizava 242 operacionais, apoiados por 67 viaturas e um meio aéreo.

Já hoje, às 12:06, deflagrou outro fogo no concelho de Ourém, na localidade de Cumieira. No terreno, a combater as chamas, estavam, igualmente pelas 20:30, 355 bombeiros, com 79 veículos e dois meios aéreos.

Um minuto mais tarde, às 12:07, foi dado o alerta para um fogo que teve início na localidade de Caranguejeira, no concelho de Leiria, e que estava ao início da noite a mobilizar 359 operacionais, apoiados por 103 viaturas e um meio aéreo.

Este incêndio já levou a Câmara de Leiria a pedir à população entre as localidades de Figueiras e Mata dos Milagres para se deslocar para o pavilhão dos Pousos ou para o Estádio Municipal e obrigou ao corte da Autoestrada 1 em ambos sentidos, entre Pombal e Fátima, assim como ao encerramento do Itinerário Complementar (IC) 2, em Leiria, e do IC8, entre Pombal e Ansião.

VEJA AINDA:

ALTO MINHO: FALTA DE CHUVA ATÉ FINAL DE AGOSTO AMEAÇA ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Lusa

VIMIOSO: AUTARQUIA INDIGNADA COM A E-REDES DEVIDO AOS CORTES DE ENERGIA

Lusa

SECRETÁRIA DE ESTADO DIZ QUE UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTO DA PSP SÃO PARA MANTER

Lusa

PORTO: PSP CONFIRMA AUMENTO DA CRIMINALIDADE GRAVE EM 2021

Lusa

AVEIRO: ASAE APREENDEU 3.665 CAPACETES POR FALTA DE SEGURANÇA

Lusa

COIMBRA: CIENTISTAS ESTUDAM FORMAS SEGURAS DE RESGATE EM RISCO DE INCÊNDIOS

Lusa