Connect with us

DESPORTO

PARA NÃO VARIAR O BENFICA CONTINUA A NÃO GANHAR

O Benfica comprometeu hoje o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, ao empatar 1-1 na receção aos holandeses do Ajax, em encontro da quarta jornada do Grupo E.

Datas:

em

O Benfica comprometeu hoje o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, ao empatar 1-1 na receção aos holandeses do Ajax, em encontro da quarta jornada do Grupo E.Jonas e Tadic fizeram os golos do encontro. Muitos lenços brancos no final para Rui Vitória.

O brasileiro Jonas, que não marcava para a ‘Champions’ desde 16 de fevereiro de 2016, deu vantagem aos ‘encarnados’, aos 29 minutos, mas, na segunda parte, aos 61, o sérvio Dusan Tadic restabeleceu a igualdade.

Na classificação, e com duas rondas por disputar, os alemães do Bayern Munique, que venceram em casa o AEK Atenas por 2-0, isolaram-se na frente, com 10 pontos, contra oito do Ajax e quatro do Benfica. Os gregos continuam a zero.

Numa noite agradável, com algum frio mas sem chuva, a Luz queria tornar-se no 12.º jogador para ‘calar’ os ruidosos adeptos holandeses e empurrar a equipa para a vitória. Para este jogo com o Ajax, Rui Vitória optou por fazer apenas uma mexida no onze, com a entrada de Gabriel para o lugar de Pizzi, ganhando assim o Benfica mais capacidade de passe e também combatividade. Outra novidade era o regresso de Krovinovic ao banco, após longa ausência por lesão.

A equipa de Rui Vitória entrou pressionante no jogo, com Grimaldo e Cervi a darem os primeiros sinais de perigo. No segundo lance, aos seis minutos, Onana teve mesmo de defender com os pés o remate do argentino.

Mas partir daí só deu Ajax até ao minuto 29. Querendo travar a saída dos holandeses, o Benfica apresentou-se com uma defesa subida, tentando condicionar o jogo do adversário. Mas, com vários equívocos na hora de pressionar, os ‘encarnados’ nunca conseguiram travar o jogos dos holandeses na zona intermédia, já que a bola circulava com qualidade, impulsionada por jogadores tecnicistas, rápidos e com grande capacidade tática para ler o jogo. Mas a equipa de Rui Vitória ia conseguindo manter o Ajax longe da zona de finalização.

Depois de ter relevado fraca eficácia ofensiva nos últimos três jogos, o Benfica mostrou uma faceta diferente quando, aos 29 minutos, Jonas aproveitou uma saída em falso de Onana num canto para atirar para o fundo das redes. Os assobios que iam ecoando aqui e ali, davam lugar a uma explosão de alegria na Luz. O Benfica estava no lugar que queria: a vencer, com alta eficácia.

Dez minutos depois do tento de Jonas, Vlachodimos foi chamado a mostrar pergaminhos num livre de Ziyech, defendendo com os punhos. Dez minutos depois do tento de Jonas, Vlachodimos foi chamado a mostrar pergaminhos num livre de Ziyech, defendendo com os punhos. No derradeiro minuto dos três de descontos dados pelo italiano Gianluca Rocchi, o Ajax só não marcou por milagre. Primeiro Vlachodimos a evitar o golo duas vezes, defendendo para a frente, primeiro num livre de Schone e depois na recarga de Tadic. Depois a segunda recarga de Van de Beek saiu a centímetros do poste.

No segundo tempo, já sem Salvio (saiu lesionado) e sem Jonas (também saiu tocado) e com Rafa e Seferovic, o Benfica vai ver o Ajax bater finalmente a defesa demasiado subida no terreno. O muito espaço nas costas dos centrais foi aproveitado por Ziyech que lançou Tadic. O sérvio ganhou a Rúben Dias e André Almeida, passou por Vlachodimos e rematou para o fundo das redes, aos 61 minutos. A equipa de Erik Ten Hag conseguia um dos resultados que procurava em Lisboa.

Com o Ajax a retomar o controle do jogo, Rui Vitória viu-se na necessidade de refrescar o meio-campo, com a entrada de Pizzi para o lugar de Gedson Fernandes. Antes disso, Grimaldo tinha visto Onana negar-lhe o golo com uma bela defesa. Os ‘encarnados’ iam tendo espaço, fruto de perdas de bola dos holandeses em zona proibitiva mas, na hora de definição, a decisão nunca era a melhor.

No Ajax era o mágico Ziyech quem ditava leis. A jogar mais recuado no terreno no segundo tempo, o marroquino ia explanando o seu futebol com passes fantásticos de um lado para outro, descobrindo quase sempre espaços entre a defensiva ‘encarnada’. No último minuto dos descontos, o guarda-redes Onana fez uma defesa monumental com os pés, evitando a vitória do Benfica.

No final, muitos lenços brancos para Rui Vitória e uma enorme assobiadela para os jogadores quando estes tentaram agradecer ao público pelo apoio.

O Benfica, sempre aos repelões, tentou chegar a vitória nos minutos finais mas tal não foi possível. O empate satisfaz os holandeses que ficam com oito e a uma vitória do apuramento (jogam com o AEK na próxima ronda). A equipa de Rui Vitória precisa de vencer na Alemanha o Bayern Munique e em casa o AEK e esperar que os bávaros não façam qualquer ponto até ao final. Demasiadas contas para se fazer.

JOGO AO MINUTO:

95′ + 5 Termina a partida! SL Benfica e Ajax empatam a uma bola, em jogo da quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Jonas adiantou os encarnados à passagem do minuto 29. O Ajax empatou já na segunda parte, por Tadic, ao minuto 61. No último lance da partida, Gabriel teve uma ocasião soberana para a vitória mas não aproveitou da melhor maneira.
95′ + 5 O que perde Gabriel! Canto do lado direito do ataque, vários jogadores saltam à bola e esta sobra para Gabriel, que remata para uma grande defesa de Onana.
94′ + 4 Na resposta, Rafa atira para defesa de Onana.
94′ + 4 Remate disparatado de Van de Beek, muito por cima.
93′ + 3 Último forcing do SL Benfica para tentar chegar ao golo da vitória.
90′ Vão jogar-se mais quatro minutos.
90′ Remate de Ziyech muito por cima.
86′ Ajax: Entra M. Wöber e sai F. de Jong.
83′ Ajax: Cartão amarelo para D. Tadic.
82′ Jogo parado para ser prestada assistência a de Jong.
82′ Remate de Ziyech, em posição frontal, com a bola a bater em Jardel e a sair pela linha de fundo.
81′ Grande desmarcação de Serefovic, a ganhar espaço e a rematar para defesa segura de Onana.
77′ Cervi a assistir Grimaldo mas a defesa do Ajax é mais rápida e corta.
75′ SL Benfica: Entra Pizzi e sai Gedson.
74′ Grande arrancada de Rafa pela direita com o extremo a fazer o cruzamento mas a defesa holandesa a cortar.
74′ Ajax: Entra K. Dolberg e sai David Neres.
72′ Ajax: D. van de Beek recebe cartão amarelo.
70′ Grande corte de de Ligt a impedir que a bola chegasse a Grimaldo, que já se preparava para o remate.
70′ SL Benfica: Cartão amarelo para Jardel.
67′ Neres novamente a furar pela esquerda e a tirar o cruzamento. Afasta Rúben Dias.
63′ Grimaldo! O lateral esquerdo ganha posição e remata para defesa de Onana.
61′ Ajax: Golo de D. Tadic! O jogador do Ajax desmarca-se muito bem, ganha perante Vlachodimos e com um toque subtil faz o empate.
58′ Cruzamento da esquerda de Neres com Tadic a não conseguir cabecear em condições. Vlachodimos agarrou a bola.
57′ Quem também já aquece é Krovinovic, nove meses depois de uma lesão grave.
55′ SL Benfica: Entra Seferovic e sai Jonas.
55′ Jonas a ser assistido. Aquece Seferovic.
53′ Gabriel recupera a bola e tem hipótese de servir Cervi. O passe sai mal.
52′ Cervi cai na grande área e pede-se grande penalidade na Luz. O árbitro manda seguir o lance.
51′ Benfica a entrar mais forte nesta segunda parte.
50′ Azar de Cervi, que preparava o remate em posição frontal mas acaba por escorregar.
48′ SL Benfica: Entra Rafa e sai Salvio.
47′ Salvio faz sinal para substituição. Rafa já se equipa.
46′ Começa a segunda parte! Sai o Ajax. Não há alterações nas equipas.
49′ + 4 Final da primeira parte! O SL Benfica sai para os balneários a vencer por uma bola a zero, com um golo de Jonas aos 29 minutos. O Ajax só ameaçou verdadeiramente a baliza encarnada no período de descontos, após livre de Schöne.
48′ + 3 Que perdida do Ajax! Tudo começa num livre em posição frontal de Schöne que Vlachodimos corresponde com uma grande defesa. Na recarga, Tadic atira para a baliza mas a bola bate nas costas de Rúben Dias. À terceira, Van de Beek atira ao lado.
46′ + 1 SL Benfica: Cartão amarelo para Fejsa.
46′ + 1 Livre de Grimaldo para a grande área, afasta a defesa do Ajax.
45′ Três minutos de compensação.
44′ No outro jogo do grupo, o Bayern vai vencendo o AEK Atenas por 1-0, golo de Lewandowski.
42′ Ajax: M. de Ligt recebe cartão amarelo.
39′ SL Benfica: Jonas recebe cartão amarelo.
38′ Livre em posição frontal cobrado por Ziyech, Vlachodimos não arrisca e afasta a soco.
37′ SL Benfica momentaneamente reduzido a dez elementos.
35′ Salvio muito queixoso no relvado no que parece ter sido uma entorse. Pizzi e Rafa já no aquecimento.
35′ Jonas! Livre de Grimaldo do lado direito do ataque, com a bola a pingar na grande área e Jonas a cabecear para defesa de Onana.
34′ Ajax: N. Tagliafico recebe cartão amarelo.
30′ Cervi foge pela esquerda e serve Jonas no centro. A bola passa a pequena área mas o brasileiro não chega.
29′ SL Benfica: Golo de Jonas! É uma fífia de Onana! Lançamento de linha lateral, o guarda-redes do Ajax sai em falso e a bola sobra para Jonas, que pára no peito e atira a contar.
28′ Onana facilita depois de um atraso de bola e Jonas quase aproveita.
26′ Grande pontapé de Jonas, de meia distância, com a bola a sair ao lado da baliza de Onana.
24′ Pressão alta dos holandeses a dificultar a saída de bola dos jogadores do SL Benfica.
19′ Muita bola a meio-campo nesta fase do encontro.
16′ Mais um passe de ruptura para Tadic. Novamente a linha defensiva do SL Benfica a subir e a deixar o jogador do Ajax em posição irregular.
16′ Reentra Jonas.
15′ Jonas sai de maca e é muito aplaudido pelos adeptos encarnados.
14′ Seferovic já aquece.
13′ Entrada muita dura do capitão do Ajax, de Ligt, sobre Jonas, que fica muito queixoso no relvado. Equipa médica no relvado.
10′ Tadic foge à defesa do Benfica mas em fora-de-jogo. Livre indireto para os encarnados.
7′ Na cobrança do canto, Cervi escorrega e não consegue bater em condições.
6′ Grande jogada dos encarnados com Salvio a servir Cervi e este a obrigar Onana a uma defesa com os pés para canto.
3′ Neres tenta a desmarcação mas Grimaldo é mais rápido e atrasa para Vlachodimos, que afasta sem problemas.
1′ Primeiro lance de relativo perigo para a baliza do Ajax com um remate do meio da rua de Grimaldo, resolvido a dois tempos por Onana.
1′ Já se joga no Estádio da Luz! Posse de bola para o SL Benfica.
0′ Tudo a postos para o início da partida.
0′ Ouviu-se o hino na Liga dos Campeões e os capitães fazem agora a habitual escolha bola ou campo.
0′ Ajax (suplentes): Lamprou, Kristensen, Wober, Huntelaar, Labyad, Dolberg e De Wit.
0′ SL Benfica (suplentes): Svilar, Alfa Semedo, Pizzi, Krovinovic, Rafa, Castillo e Seferovic.
0′ Ajax (onze inicial): Onana, Mazraoui, De Ligt, Blind, Tagliafico, De Jong, Schöne, Ziyech, Van de Beek, Neres e Tadic.
0′ SL Benfica (onze inicial): Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo, Fejsa, Gedson, Gabriel, Salvio, Cervi e Jonas.
0′ Para a recepção ao Ajax, Rui Vitória convocou: Svilar, Odysseas, Conti, Grimaldo, Rúben Dias, Jardel, André Almeida, Fejsa, Gabriel, Cervi, Alfa Semedo, Zivkovic, Salvio, Krovinovic, Pizzi, Rafa, João Félix, Gedson, Jonas, Seferovic e Castillo.
0′ O italiano conta com a ajuda dos compatriotas Elenito Di Liberatore, Matteo Passeri, Luca Banti, Marco Di Bello e o quarto árbitro Stefano Alassio.
0′ Gianluca Rocchi foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre SL Benfica e Ajax, partida da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

JUSTIÇAPublicado há 13 horas

BRUNO DE CARVALHO CONHECE AMANHÃ AS MEDIDAS DE COAÇÃO

A leitura da decisão de aplicação de medidas de coação ao ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá será...

SOCIEDADEPublicado há 16 horas

FENPROF ENTREGA PRÉ-AVISO DE GREVE E JUNTA-SE À CGTP NOS PROTESTOS

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) junta-se na quinta-feira à manifestação nacional da CGTP, em Lisboa, tendo entregue um pré-aviso...

INTERNACIONALPublicado há 16 horas

DESCOBERTO UM NOVO PLANETA FORA DO SISTEMA SOLAR

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar que é o segundo mais próximo da Terra...

REGIÕESPublicado há 21 horas

GREVE DOS ESTIVADORES PARALISOU 90% DO PORTO DE SETÚBAL

O presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, António Mariano, disse hoje que 90% dos trabalhadores do Porto...

REGIÕESPublicado há 22 horas

CASAS EM RISCO JUNTO AO MAR SERÃO DEMOLIDAS

O Ministro do Ambiente afirmou hoje que quatro núcleos habitacionais de Esposende e Espinho, em perigo por causa da subida...

JUSTIÇAPublicado há 22 horas

GREVE DOS FUNCIONÁRIOS JUDICIAIS REGISTA 95% DE ADESÃO

A greve dos funcionários judiciais fechou hoje tribunais em todo o país, com uma adesão global que ronda os 95%,...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

BRUNO DE CARVALHO ESTÁ A SER OUVIDO NO TRIBUNAL DO BARREIRO

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho já começou hoje a ser interrogado pelo juiz Carlos Delca, no âmbito da...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

GREVE ATRASA INTERROGATÓRIO A BRUNO DE CARVALHO

O interrogatório ao ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho, no Tribunal do Barreiro, poderá prolongar-se para além de hoje devido...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 2 dias

PORTAGENS VÃO FICAR MAIS CARAS EM 2019

Os preços das portagens nas autoestradas vão aumentar 0,88% em janeiro de 2019, tendo em conta a taxa de inflação...

INTERNACIONALPublicado há 3 dias

FRANÇA QUER REGULAÇÃO INTERNACIONAL DA INTERNET

O governo francês tentou hoje relançar as negociações globais para um código internacional de conduta na Internet, com um manifesto...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT

AS MAIS LIDAS