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ARTE & CULTURA

PEARL JAM EM PORTUGAL A 14 DE JULHO DE 2018

A banda norte-americana de rock Pearl Jam vai atuar em Portugal no dia 14 de julho próximo, no âmbito do festival Alive de 2018, no Passeio Marítimo de Algés, anunciou hoje a promotora.

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A banda norte-americana de rock Pearl Jam vai atuar em Portugal no dia 14 de julho próximo, no âmbito do festival Alive de 2018, no Passeio Marítimo de Algés, anunciou hoje a promotora.

O concerto irá encerrar a digressão europeia da banda de Eddie Vedder, que arranca em junho, em Amesterdão, e vai contar com 14 espetáculos pela Europa.

O festival Nos Alive decorrerá de 12 a 14 de julho em Oeiras e, além dos Pearl Jam, conta com confirmações de presença de , Future Islands, Mallu Magalhães, Real Estate, The National e Wolf Alice.

De acordo com a promotora, a edição do Alive deste ano foi a mais bem sucedida de sempre, tendo esgotado a três meses da abertura de portas.

O grupo regressa ao festival onde atuou em 2007 – na primeira edição do NOS Alive – e em 2010. Nesse ano, a banda de Eddie Vedder terminava em Portugal a digressão do álbum “Backspacer”, o penúltimo que editou. Depois desse, publicou “Lightning Bolt” (2013).

Em 2012 e em 2014, Eddie Vedder esteve em Portugal para atuar, a solo, nos festivais Super Bock Super Rock e Sudoeste.

Originários de Seattle, os Pearl Jam são uma das bandas-chave do movimento ‘grunge’ norte-americano. Formados por Eddie Vedder (voz), Matt Cameron (bateria), Stone Gossard (guitarra), Jeff Ament (baixo) e Mike McCready (guitarra), editaram o primeiro álbum, “Ten”, em 1991.

Em 2011 celebraram vinte anos com várias reedições, um documentário, “Pearl Jam Twenty”, de Cameron Crowe, e um livro com o mesmo título, de Jonathan Cohen e Mark Wilkerson.

Este ano, os Pearl Jam integraram o Rock and Roll Hall of Fame, nos Estados Unidos, e editaram “Let’s play two”, um álbum ao vivo e um filme-concerto de uma atuação em Chicago.

Os Pearl Jam têm, em 2018, quatro concertos agendados, no Brasil e Argentina e Chile.

Ainda a largos meses do calendário preenchido de festivais de verão, algumas promotoras têm vindo a anunciar alguns nomes para as próximas edições, sobretudo por causa da venda antecipada de bilhetes e passes por altura do Natal.

Hoje, o festival EDPCoolJazz revelou o primeiro nome de 2018, com o músico norte-americano Gregory Porter escalado para atuar a 20 de julho no Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras.

Bruno Mars foi o primeiro, e até agora único, nome anunciado para o Rock in Rio Lisboa, que ocupará o Parque da Bela Vista nos dias 23, 24, 29 e 30 de junho.

Na área do metal, a próxima edição do Barroselas Me-talfest, a decorrer de 27 a 29 de abril, vai contar com nomes como os norte-americanos Suffocation, os noruegueses Carpathian Forest e os suecos Nifelheim, enquanto o festival de Vagos já anunciou Cradle of Filth, Converge, Ensiferum e Dragonforce, entre outros.

Ainda sem nomes anunciados, o festival Nos Primavera Sound, de 07 a 09 de junho no Porto, já esgotou o primeiro lote de passes mais baratos, a 85 euros.

O Super Bock Super Rock, marcado de 19 a 21 de julho, e o Vodafone Paredes de Coura, de 15 a 18 de agosto, não têm ainda artistas anunciados.

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FESTIVAL PORTO FEMME COMEÇA HOJE DEDICADO ÀS MULHERES E À REVOLUÇÃO

O festival internacional de cinema Porto Femme, que começa hoje no Porto, dedica parte da programação às mulheres e à revolução, porque para algumas delas “o 25 de Abril demorou a chegar”.

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O festival internacional de cinema Porto Femme, que começa hoje no Porto, dedica parte da programação às mulheres e à revolução, porque para algumas delas “o 25 de Abril demorou a chegar”.

“No ano em que celebramos o 50.º aniversário do 25 de Abril [de 1974], evocamos o dia em que a poesia saiu à rua, exibindo imagens capturadas por mulheres sobre as várias revoluções”, explica a organização deste festival.

Entre os filmes escolhidos estão ‘Revolução’ (1975), de Ana Hatherly, uma montagem “a partir do léxico dos grafites e cartazes do 25 de Abril”, e ‘O aborto não é um crime’ (1976), de Mónica Rutler e Fernando Matos Silva, que fez parte de uma série documental da RTP, de Maria Antónia Palla e Antónia Sousa, que acabou cancelada por via de um processo em tribunal.

“Somente 33 anos depois do 25 de Abril é que o aborto foi legalizado”, lembra a direção do festival Porto Femme.

Em competição vão estar também outros filmes de mulheres que abordam a temática da revolução, como ‘Beirute: Olho da tempestade’ (2021), de Mai Masri, sobre o papel das mulheres na “primavera árabe”, e ‘Sagargur’ (2024), de Natasa Nelevic, sobre um campo de prisioneiros na ilha de São Gregório, no mar Adriático, onde mais de 600 mulheres foram torturadas entre 1949 e 1952.

Nesta sétima edição, o festival Porto Femme vai ainda homenagear a realizadora portuguesa Margarida Cardoso.

Hoje, na abertura do festival, no Batalha — Centro de Cinema, são exibidas as curtas-metragens ‘Mia’ (2023), de Karina Minujin, ‘Oysters’ (2022), de Maaa Descamps, ‘Uli’, (2023), de Mariana Gil Rios.

A competição oficial conta com 122 filmes de 38 países.

O festival de cinema Porto Femme, dedicado ao “melhor cinema produzido por mulheres e pessoas não binárias”, termina no dia 21.

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CINEMAS PORTUGUESES COM O MELHOR MÊS DE MARÇO EM RECEITAS DESDE 2018

Os cinemas portugueses atingiram 6,2 milhões de euros em receitas em março, uma subida de 46,3% face ao homólogo de 2023 e o melhor valor desde março de 2018, anunciou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

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Os cinemas portugueses atingiram 6,2 milhões de euros em receitas em março, uma subida de 46,3% face ao homólogo de 2023 e o melhor valor desde março de 2018, anunciou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

No entanto, o número de espectadores necessário para chegar ao valor alcançado em março deste ano é menor do que o registado em março de 2018. Se em março de 2018 os cinemas nacionais registaram 6,3 milhões de euros em receitas com 1,2 milhões de entradas, em março deste ano os 6,2 milhões de euros foram conseguidos com 946 mil espectadores.

No acumulado de 2024, as salas de cinemas registaram 16,6 milhões de euros em receitas, 17,4% acima do valor arrecadado no primeiro trimestre de 2023, com 2,7 milhões de espectadores, mais 14,6% do que no ano passado.

A lista de mais vistos do mês de março é encabeçada pelo segundo capítulo da saga “Duna”, de Denis Villeneuve, com mais de 258 mil bilhetes vendidos desde a estreia, em 29 de fevereiro, seguindo-se “O Panda do Kung Fu 4”, de Mike Mitchell e Stephanie Stine, “Bob Marley: One Love”, de Reinaldo Marcus Green, o novo Godzilla contra King Kong, de Adam Wingard, e “Caça Fantasmas: O Império do Gelo”, de Gil Kenan.

O filme português mais visto do ano até março é “A Semente do Mal”, de Gabriel Abrantes, que foi visto por 16.827 pessoas e somou 102 mil euros de receita.

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