Ligue-se a nós

REGIÕES

PEDRÓGÃO GRANDE: PREJUÍZOS DE 500 MILHÕES

O relatório final dos danos causados pelos incêndios na zona centro do país (Pedrógrão Grande, Góis, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra) afectaram 481 casas e 49 empresas num total estimado de 500 milhões de euros, além da lamentável perda de 64 vidas humanas.

Online há

em

De acordo com o relatório final, citado pela RTP, os danos que exigem uma resposta de emergência têm um valor estimado de 193 milhões de euros, mas as necessidades de intervenção totalizam 497 milhões de euros.

O documento especifica que os danos repartem-se por questões de habitação particular, floresta, actividades económicas, agricultura, infraestruturas e equipamentos municipais, rede viária nacional e protecção civil.

Os incêndios afectaram 481 casas, das quais 169 eram de primeira habitação, 205 de segunda e 117 habitações devolutas. O Governo indica ainda no relatório que há 49 empresas afectadas, com implicações directas em 374 postos de trabalho.

Os cinco grandes incêndios ocorridos em Junho contabilizam, no total, cerca de 45.979 hectares ardidos, em Sertã, Góis, Pampilhosa da Serra, Penela, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

No caso de Pedrógão Grande, ardeu 81 por cento da área florestal. Em Figueiró dos Vinhos ardeu 66 por cento da floresta e em Castanheira de Pera 56 por cento.