Ligue-se a nós

REGIÕES

PESO DA RÉGUA: HOSPITAL D. LUIZ I IRÁ REABRIR COM MODELO ‘INOVADOR’ – AUTARQUIA

A Câmara da Régua vai investir 3,5 milhões de euros no Hospital D. Luiz I, que reabrirá com um “modelo inovador” que agrega serviço de atendimento complementar urgente e unidades de saúde familiar, de cuidados continuados e convalescença.

Online há

em

A Câmara da Régua vai investir 3,5 milhões de euros no Hospital D. Luiz I, que reabrirá com um “modelo inovador” que agrega serviço de atendimento complementar urgente e unidades de saúde familiar, de cuidados continuados e convalescença.

O presidente da Câmara do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, afirmou hoje à agência Lusa que o edifício hospitalar vai reabrir com “um modelo inovador” que juntará o município, a Santa Casa da Misericórdia local e a Saúde, através do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Marão — Douro Norte.

Desde o encerramento do hospital, após ter sido detetada legionella na rede de água do edifício em 03 de março de 2016, que o município tem lutado pela reabertura da unidade hospitalar. Na altura, no hospital D. Luiz I, incluído no CHTMAD, estava apenas em funcionamento um piso, designadamente o do internamento.

A intervenção agora anunciada irá permitir a instalação de um serviço de atendimento complementar urgente, que funcionará 24 horas por dia e terá meios complementares de diagnóstico e terapêutica, nomeadamente raio X e análises clínicas, e ainda funcionarão ali as duas unidades de saúde familiar que já há no concelho. O autarca disse que este serviço permitirá “reduzir e muito aquilo que é a frequência de pessoas” que vão para o hospital de Vila Real e anunciou ainda que o atendimento noturno, numa primeira fase, “será suportado” pelo município. Nos pisos superiores do edifício serão colocadas uma unidade de cuidados na comunidade e uma unidade de cuidados continuados integrados de tipologia convalescença, que será gerida pela Santa Casa da Misericórdia de Peso da Régua, em acordo de cooperação com a ARS e o CHTMAD. No total, o Hospital D. Luiz I irá dispor de 30 camas.

José Manuel Gonçalves apontou ainda a vontade de instalar uma “via verde para as doenças respiratórias e cardiovasculares” e referiu que há ainda a intenção de, no futuro, ali criar um centro de medicina de reabilitação física.

É um novo modelo de abordar a saúde e de dar mais qualidade de saúde e de atendimento aos nossos munícipes e aos dos concelhos vizinhos”, salientou.

O autarca adiantou que o investimento global previsto para a reabilitação do edifício é de 3,5 milhões de euros e referiu que, nesta primeira fase, estão garantidos “cerca de 1,8 milhões de euros de financiamento comunitário”.

Independentemente disso, é um investimento que já está assumido e que vai avançar, havendo ou não um complemento ao financiamento comunitário que já temos neste momento”, frisou.

O presidente lembrou a “luta intensa” encetada pela câmara para cumprir o compromisso de reabrir o edifício hospitalar, mas, salientou, “esta é também uma necessidade efetiva”.

Durante este período da pandemia de covid-19 verificou-se que é, de facto, uma necessidade efetiva. Nós continuamos a ter necessidade de camas, frequentemente estamos a usar aquele espaço para acolher pessoas”, sublinhou.

O anúncio do concurso público para a reabilitação e regeneração do Hospital D. Luiz I foi publicado em dezembro, em Diário da República (DR), as propostas deverão ser submetidas até ao final deste mês e o prazo de execução da obra é de 24 meses.

REGIÕES

MOGADOURO: PROTOLO COM CENTRO HÍPICO PARA ATIVIDADES EQUESTRES

O município de Mogadouro e a Associação Centro Hípico assinaram um protocolo de colaboração para o fomento das várias atividades equestres, contando com 30 alunos inscritos, neste concelho, foi hoje divulgado.

Online há

em

O município de Mogadouro e a Associação Centro Hípico assinaram um protocolo de colaboração para o fomento das várias atividades equestres, contando com 30 alunos inscritos, neste concelho, foi hoje divulgado.

Este Centro Hípico, certificado pela Federação Equestre Portuguesa, é o primeiro da região do Planalto Mirandês e vai funcionar no Espaço de Promoção e Valorização das Associações e Raças Autóctones (EPVARA) com capacidade para 500 pessoas sentadas, numa arena com cerca 1.618 metros quadrados de área útil.

A vereadora do município de Mogadouro, Márcia Barros, disse à Lusa que o espaço exterior do EPVARA foi cedido à Associação Centro Hípico de Mogadouro, um edificado já existente e cuja atividade era diminuta e que poderá passar a abarcar a hipoterapia, além do ensino da equitação, em diferentes formatos.

“O município de Mogadouro, através do associativismo, apoia esta iniciativa de forma a promover uma modalidade desportiva que, pela sua arte e contacto com o cavalo – animal cuja nobreza é inquestionável, potencia a formação equilibrada do indivíduo e alarga ainda mais o leque de opções a nível de atividades culturais e desportivas”, indicou a autarca.

João Moreira, membro da Associação Centro Hípico de Mogadouro, avançou que a ideia de criar um centro hípico nesta vila transmontana surgiu no ano de 2018 aquando da fundação da associação.

“Com a inauguração do EPVARA em outubro de 2023, surgiu um espaço onde o Centro Hípico poderia tornar-se uma realidade. A associação propôs um protocolo de parceria com o município que foi imediatamente bem recebido e encarado com todo o entusiasmo”, descreveu o também cavaleiro.

O Centro Hípico de Mogadouro encontra-se federado na Federação Equestre Portuguesa.

No plano de atividades estão incluídas aulas de equitação, já há cerca de 30 alunos inscritos, passeios a cavalo e de charrete, galas e participação em diversas iniciativas equestres.

Para já os cavalos são transportados para o local nos dias das atividades, prometendo a autarquia de Mogadouro a instalação de alojamentos para os cavalos para que possam permanecer no local, onde se encontra instalado o Centro Equestre.

O município de Mogadouro investiu 1,3 milhões de euros no EPVARA destinado à promoção das raças autóctones destinadas às atividades ligadas à agropecuária e mercados de gado, e agora ganha novas competências.

LER MAIS

REGIÕES

LEIRIA: IDOSA FOGE DE CASA APÓS VIOLÊNCIA FÍSICA CONTINUADA PELO PRÓPRIO FILHO

O Tribunal Judicial de Leiria decretou a prisão preventiva a um homem, que foi detido duas vezes em 15 dias, por agredir a mãe, informou hoje o Comando Distrital da PSP de Leiria.

Online há

em

O Tribunal Judicial de Leiria decretou a prisão preventiva a um homem, que foi detido duas vezes em 15 dias, por agredir a mãe, informou hoje o Comando Distrital da PSP de Leiria.

Segundo o comunicado da PSP, o homem de 56 anos foi detido na segunda-feira pela Esquadra de Marrazes, na localidade de Gândara dos Olivais, por violência doméstica.

O suspeito, filho da vítima, uma senhora de 83 anos, foi detido, cerca das 3h30, depois de a irmã ter dado o alerta às autoridades de que a sua mãe teria fugido de casa, descalça, por receio de que o próprio filho lhe pudesse fazer mal.

“Os polícias deslocaram-se de imediato para o local, deparando-se com o suspeito, bastante alterado, ameaçando e intimidando a vítima. Perante esta situação, os polícias procederam à detenção imediata do suspeito, que tinha sido já detido no passado dia 1 de abril, fora de flagrante delito, após episódio de violência física e emocional sobre a sua mãe”, referiu a PSP.

Da primeira detenção, o tribunal tinha aplicado a medida de coação de afastamento do arguido, quer da residência, quer da própria vítima.

“Trata-se de uma situação que se tem arrastado já há vários anos, com episódios de violência física e psicológica, originados por uma forte dependência de álcool e de estupefacientes, o que, constantemente, vem fazendo com que o suspeito se aproprie da pensão da mãe para alimentar o seu próprio vício, retirando-lhe, por diversas vezes, quer o telemóvel, quer o cartão bancário”.

Na segunda-feira, após nova detenção, o homem voltou a ser presente ao juiz de Instrução Criminal do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria, que lhe decretou a prisão preventiva.

Esta é já a décima detenção efetuada pelo Comando Distrital de Leiria em 2024, por situações decorrentes de violência doméstica, adiantou a PSP.

LER MAIS
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS