RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

PIRATAS RUSSOS LANÇAM UM NOVO SOLDADO ELETRÓNICO CHAMADO “ISAACWIPER”

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Há um novo soldado eletrónico no campo de batalha do ciberespaço. Chama-se “IsaacWIPER” e é um malware que foi disseminado nas redes de comunicações da Ucrânia tendo afetado pelo menos 5 redes governamentais da Ucrânia.

O novo malware foi descoberto pela empresa de cibersegurança eslovaca ESET em 23 e 24 de fevereiro quando investigavam o HermeticWiper e FoxBlade que são outros malwares criados para sabotagem e redes informáticas.

O “IsaacWIPER” já infetou pelo menos cinco organizações públicas da Ucrânia e tem um comportamento semelhante a um ransonware, escapando aos antivírus e antimalwares. Propaga-se automaticamente pelos computadores de uma rede informática e pelos dispositivos (discos externos e pen drives) sem que os utilizadores se apercebam. O objetivo é apagar todos os ficheiros existentes no computador sem que as vitimas possa impedir.

Jean-lan Boutin especialista da empresa de cibersegurança garante que a data de assinatura do compilador original deste “IsaacWIPER” é de 13 de Abril de 2021, ou seja, os planos russos de invadir e atacar a Ucrânia poderiam já estar em curso nessa data.

Em 25 de fevereiro de 2022 foi detetada uma nova versão deste “IsaacWIPER” que apresenta uma série de correções que o torna mais eficiente no seu objetivo de eliminar ficheiros nos computadores das vítimas.

VEJA AINDA:

UCRÂNIA: PORTUGAL VAI RECONSTRUIR ESCOLAS NA REGIÃO DE JITOMIR

Lusa

UCRÂNIA: PELO MENOS 343 CRIANÇAS MORRERAM NA SEQUÊNCIA DA INVASÃO RUSSA

Lusa

PUTIN RESPONDE À NATO E SOBRE A UCRÂNIA ASSEGURA QUE ‘NADA MUDOU’ – GUERRA

Lusa

KIEV SAÚDA ‘POSIÇÃO LÚCIDA’ DA NATO SOBRE A RÚSSIA

Lusa

UCRÂNIA PODE CONTAR COM APOIO DA NATO ‘O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO’ – STOLTENBERG

Lusa

STOLTENBERG: ‘FINLÂNDIA E SUÉCIA TORNARÃO A NATO MAIS FORTE’

Lusa