RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

PORTUGAL E ESPANHA UNIDOS PELOS MEDICAMENTOS

Os ministros da Saúde de Portugal e Espanha lançaram hoje em Madrid uma iniciativa considerada “histórica” para aumentar a cooperação entre os dois países e que vai possibilitar a diminuição do preço dos medicamentos.

“Os doentes e os cidadãos portugueses e espanhóis podem, têm a possibilidade, de adquirir medicamentos mais baratos de igual qualidade”, resumiu o ministro da Saúde de Portugal, Adalberto Campos Fernandes, em conferência de imprensa ao lado da ministra espanhola.

Os dois responsáveis governamentais assinaram uma “declaração de intenções” que pretende “marcar o início de negociações centralizadas de medicamentos” entre os dois países.

“Vamos seleccionar um medicamento como prova piloto para desenvolver um procedimento comum de compra para os dois países”, explicou a ministra da Saúde, Serviços sociais e Igualdade de Espanha, Dolors Montserrat Montserrat.

Adalberto Campos Fernandes assegurou que “não se trata apenas de um objetivo de poupança [sustentabilidade do sistema], trata-se de libertar recursos que são escassos para que com essas poupanças” os dois países possam aceder a “mais fármacos, mais inovação terapêutica, repartindo esse benefício com o consumidor”.

O documento assinado incide no financiamento e na fixação de preços de medicamentos e outras tecnologias de saúde, na partilha de informações e na elaboração de documentos técnicos nestas áreas.

“A partir de agora vamos trabalhar numa cooperação estruturada que será uma oportunidade para realizar melhorias na saúde de 60 milhões de habitantes” portugueses e espanhóis, disse o ministro português.

Adalberto Campos Fernandes constatou que Portugal e Espanha são uma região com continuidade territorial e epistemológica, o que vai levar a que técnicos dos dois países também aumentem a cooperação no estudo de “doenças que não têm fronteira”.

Os especialistas ibéricos vão assim identificar métodos comuns de vigilância e partilha de dados para a detecção precoce da presença de mosquitos e, em seguida, adoptar medidas conjuntas para reduzir e controlar as populações vectores nas zonas fronteiriças.

Finalmente, os dois governos decidiram avançar na facilitação da repatriação de cadáveres entre os dois países e pôr fim a uma série de atrasos provocados por procedimentos administrativos inúteis.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

ARRENDAMENTO: RENDAS DE HABITAÇÃO PODEM AUMENTAR ATÉ 2,56% EM 2027

Rádio Regional

ULS DO NORDESTE REFORÇA CUIDADOS DE SAÚDE EM MOGADOURO E FREIXO

Rádio Regional

POLÍCIA SINALIZA 284 IDOSOS E IDENTIFICA 182 EM SITUAÇÃO DE RISCO

Rádio Regional

ARRENDAMENTO: NOVAS REGRAS ENTRAM EM VIGOR COM ISENÇÕES DE IRS E IRC

Rádio Regional

VILA REAL: ACIDENTE CAUSA MORTE DO CANTOR ALFREDO SOARES E UM FERIDO GRAVE

Vítor Fernandes

DESPEDIMENTOS COLETIVOS SOBEM PARA 375 ATÉ JULHO, O MÁXIMO DESDE 2020

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.