Connect with us

MAGAZINE

PROFESSORES TEMEM QUE AS REDES SOCIAIS PREJUDIQUEM AS CRIANÇAS

Noventa por cento dos responsáveis escolares britânicos mostram-se apreensivos com o impacto das redes sociais na saúde mental e na autoestima dos alunos. “Sentem-se péssimos exemplos”. Professores apelam à intervenção das autoridades.

Data:

em

Noventa por cento dos responsáveis escolares britânicos mostram-se apreensivos com o impacto das redes sociais na saúde mental e na autoestima dos alunos. “Sentem-se péssimos exemplos”. Professores apelam à intervenção das autoridades.

Nove em cada dez diretores de escolas secundárias britânicas estão preocupados com a influência das redes sociais na saúde mental dos alunos e reclamam maior regulamentação no seu uso por parte de crianças e jovens.

A conclusão é de um estudo da Associação de Responsáveis Escolares e Universitários (ASCL) britânica, que ouviu 460 professores de escolas secundárias em janeiro deste ano. A maioria destes diretores escutou relatos de alunos que foram expostos a conteúdos “perturbadores” em sites e redes sociais, nomeadamente cenas de autoflagelação, intimidação, incitação ao ódio e conteúdo sexual.

Um quinto dos responsáveis confessou ter recebido testemunhos de alunos que foram vítimas de bullying nas redes sociais, diária ou semanalmente.

Um responsável escolar chegou mesmo a declarar ao jornal The Independent: “Temos registado um aumento significativo de casos de automutilação relacionados com as redes sociais. Antes, as primeiras semanas após um período de férias costumavam ser tranquilas; agora são muito piores porque os alunos estão a tentar resolver as questões que foram acumulando durante essa pausa”.

A maioria dos professores diz que este tipo de situações tem contribuído decisivamente para diminuir a autoestima dos jovens – e não só por serem alvo de algum tipo de agressão: “Olhando para as imagens idealizadas pelos sites, todos se sentem péssimos exemplos”, defendem, lembrando outros problemas ligados ao uso excessivo das redes sociais: falta de sono, fadiga crónica e, em casos mais graves, automutilação resultante da violência psicológica a que possam estar sujeitos.

Mais de três quartos dos professores defende uma intervenção rápida do governo, no sentido de obrigar as empresas que gerem estas redes a adotarem práticas que garantam mais segurança aos jovens. Também querem que os pais se preocupem mais com o que os filhos andam a fazer no mundo virtual. “Alguns educadores ainda não se habituaram a assumir o seu papel nesta matéria”, defendeu um dos diretores. Um outro referiu ao The Independent: “É preciso ver que um número reduzido de pais também não age da melhor forma nas redes sociais” e “quando a escola faz reuniões de segurança para os pais, as participações são sempre muito baixas”.

. MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

CHUVA DE GOLOS GARANTE VITÓRIA DOS LEÕES (vídeo)

O Sporting não ganhou para o susto, mas no final acabou por vencer o Nacional por 5-2.

DESPORTOPublicado há 6 horas

BENFICA VENCE MARÍTIMO PELOS ‘SERVIÇOS MÍNIMOS’

O Benfica manteve-se hoje a quatro pontos do líder FC Porto, ao vencer por 1-0 no reduto do Marítimo, em...

REGIÕESPublicado há 6 horas

ANTENA DA MÉDIA CAPITAL SOB INVESTIGAÇÃO NA QUEDA DO HELICÓPTERO DO INEM

Média Capital Rádio está na mira da investigação da queda do helicóptero do INEM.

REGIÕESPublicado há 6 horas

BOMBEIROS EXIGEM INQUÉRITO RIGOROSO À QUEDA DE HELICÓPTERO

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, pediu hoje um inquérito rigoroso à queda de um helicóptero...

REGIÕESPublicado há 9 horas

ESTAÇÃO DE RÁDIO ESTARÁ ‘ENVOLVIDA’ NA QUEDA DO HELICÓPTERO DO INEM

Antena emissora de estação de rádio estará envolvida na queda de helicóptero do INEM.

REGIÕESPublicado há 10 horas

A PRIORIDADE É APOIAR AS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS DA QUEDA DE HELICÓPTERO

A empresa operadora do helicóptero do INEM que caiu este sábado em Valongo, garantiu hoje à Lusa que a prioridade...

DESPORTOPublicado há 1 dia

FC PORTO VENCE NOS AÇORES E REVALIDA LIDERANÇA (vídeo)

O FC Porto soma a décima terceira vitória consecutiva. Em Ponta Delgada o porto venceu por 1-2 após estar temporariamente...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

HELICÓPTERO DO INEM DESPENHOU-SE EM VALONGO

Um helicóptero do INEM com quatro pessoas a bordo, sediado em Macedo de Cavaleiros estará “desaparecido”, depois das comunicações com...

REGIÕESPublicado há 1 dia

MINISTRA DA CULTURA: FOZ CÔA ‘PRECISA’ DE NOVOS PÚBLICOS

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, defendeu hoje em Vila Nova de Foz Côa que é preciso atrair novos públicos...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

PROFESSORES MANIFESTAM-SE CONTRA A SEGURANÇA SOCIAL

Cerca de 30 professores contratados com horários incompletos, que se dizem lesados pelos descontos para a Segurança Social, manifestaram-se hoje...

.
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT
US TOP 20

AS MAIS LIDAS