Connect with us

DESPORTO

PSG SAGRA-SE CAMPEÃO NA FRANÇA

Formação parisiense conquistou o título só com vitorias no Parque dos Príncipes.

Datas:

em

O Paris Saint-Germain recuperou o título de campeão francês de futebol, sucedendo ao Mónaco, de Leonardo Jardim, que, na época passada, quebrou o ciclo de quatro triunfos consecutivos dos parisienses.

As contratações ‘astronómicas’ de Neymar ao FC Barcelona, por 222 milhões de euros, e Mbappé aos monegascos, por 180, e ainda de Dani Alves à Juventus, reforçaram a já poderosa formação comandada pelo espanhol Unai Emery, que praticamente ‘passeou’ até assegurar o seu sétimo troféu de campeão, a cinco jornadas do fim.

O caminho triunfal – 100% vitorioso no Parque dos Príncipes – começou com seis vitórias consecutivas, todas com mais de dois golos de diferença – a primeira em casa frente ao Amiens, ainda com o português Gonçalo Guedes como suplente utilizado -, e foi interrompido por um ‘nulo’ em Montpellier.

Seguiram-se dois novos triunfos até ao empate 2-2 em Marselha, antes de mais cinco vitórias, uma das quais no Mónaco, por 2-1, num encontro em que o golo de João Moutinho reduziu a vantagem conquistada por Cavani e Neymar, protagonistas de várias disputas de protagonismo, nomeadamente na marcação de grandes penalidades.

O primeiro dos dois desaires no campeonato ocorreu em dezembro, na 16.ª ronda, em Estrasburgo, onde o cabo-verdiano Nuno da Costa deu vantagem aos anfitriões, Mbappé empatou e Bahoken selou o triunfo da equipa que ainda luta pela manutenção no principal escalão.

Um ‘percalço’ que só se repetiria em janeiro, na 22.ª jornada, em Lyon, por idêntico resultado e igual marcha do marcador, que culminou com um ‘tiro’ do holandês Memphis Depay, aos 90+4.

Esta foi a última derrota interna dos parisienses, que somaram nove triunfos no campeonato, venceram a Taça de França, ao bater na final o Mónaco, por 3-0, e tiveram como ponto mais negativo da temporada a eliminação nos oitavos de final da Liga dos Campeões frente ao bicampeão Real Madrid, frente ao qual perderam por 3-1 em Espanha e 2-1 em casa, já sem Neymar.

O avançado brasileiro lesionou-se com gravidade no quinto metatarso do pé direito na vitória caseira frente ao Marselha (3-0), na 27.ª ronda, em 25 de fevereiro, e foi submetido a uma intervenção cirúrgica, da qual deve recuperar a tempo do Mundial2018.

Mesmo sem jogar há cerca de mês e meio, Neymar segue no segundo lugar da lista de melhores marcadores do campeonato, com 19 golos, atrás do companheiro de equipa Cavani, que hoje atingiu os 25.

A celebração do título nacional, adiada na semana passada após o empate 1-1 em Saint-Étienne, tem sido ofuscada pelas notícias que dão conta da possível chegada do treinador alemão Thomas Tuchel, que orientou o Borussia Dortmund entre 2015 e 2017, apesar da alegada oposição interna do diretor desportivo, o português Antero Henrique.

Com o título hoje assegurado na receção ao Mónaco, o Paris Saint-Germain iguala as sete conquistas do Lyon, alcançadas consecutivamente entre 2001/02 e 2007/08, permanecendo atrás dos historiais de Nantes e Mónaco, ambos com oito, Marselha, com nove, e o recordista Saint-Étienne, que soma 10.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

TONDELA VENCE SETÚBAL E “EMPURRA” O BRAGA PARA A FINAL FOUR

O Tondela venceu hoje no terreno do Vitória de Setúbal, por 2-1, e ainda pode chegar à 'final four' da...

INTERNACIONALPublicado há 5 horas

PAPA PEDE ATENÇÃO AO “GRITO DOS POBRES SUFOCADOS PELOS RICOS”

O papa Francisco exortou hoje a que se ouça o grito dos pobres, "cada dia mais forte, mas também menos...

SOCIEDADEPublicado há 5 horas

MARCELO APELA AO CIVISMO NAS ESTRADAS PORTUGUESAS

O Presidente da República fez hoje um apelo cívico aos portugueses para se combater a sinistralidade rodoviária no país e...

DESPORTOPublicado há 5 horas

MOTO2: MIGUEL OLIVEIRA VENCE NO GP DE VALÊNCIA

O português Miguel Oliveira despediu-se hoje da Moto2 com uma vitória no Grande Prémio de Valência, a terceira da temporada,...

DESPORTOPublicado há 19 horas

EMPATE NA ITÁLIA QUALIFICA PORTUGAL PARA A “FINAL FOUR”

Portugal e Itália empataram (0-0) em San Siro, em partida a contar para a Liga das Nações. Com este resultado,...

DESPORTOPublicado há 2 dias

PORTUGAL VAI RECEBER 5 COMPETIÇÕES MUNDIAIS DE MOTOCICLISMO

Portugal vai acolher cinco provas de campeonatos do mundo de motociclismo em 2019, anunciou hoje a Federação de Motociclismo de...

DESPORTOPublicado há 2 dias

FERNANDO SANTOS CONFIANTE NA VITÓRIA PORTUGUESA

O selecionador Fernando Santos afirmou hoje que Portugal quer já resolver frente à Itália o apuramento para a fase final...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

PAULO GONÇALVES DIZ QUE “APENAS” QUER COLABORAR COM A JUSTIÇA

O ex-assessor jurídico da SAD do Benfica Paulo Gonçalves disse hoje estar "apenas preocupado em colaborar com a justiça", à...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

JUSTIÇA ACUSA BRUNO DE CONHECER E INCENTIVAR À VIOLÊNCIA

O Ministério Público (MP) acusa o ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho de ter conhecido e incentivado o ataque à...

REGIÕESPublicado há 2 dias

AUTARQUIA DE MACEDO DE CAVALEIROS EXIGE CUMPRIMENTO DA LEI DA RÁDIO

Em causa está uma "avença" que a Autarquia diz ser ilegal por colocar em risco a independência do operador de...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT

AS MAIS LIDAS