RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

PSP INCIA HOJE NOVA DISTRIBUIÇÃO DAS PULSEIRAS QUE AJUDAM A SINALIZAR CRIANÇAS DESAPARECIDAS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A PSP vai lançar hoje a edição de 2022 do programa “Estou Aqui!”, uma iniciativa que consiste na distribuição de pulseiras gratuitas que facilitam a sinalização de crianças desaparecidas entre os 2 e os 10 anos.

Segundo a Polícia de Segurança Pública, a validade das pulseiras da edição 2020/2021 tem sido sucessivamente prolongada devido à pandemia de covid-19.

A PSP indica que as pulseiras anteriores a 31 de dezembro de 2021 deixaram de estar válidas e têm de ser renovadas no ‘site’ do programa (https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm).

Criado em 2012, o programa “Estou Aqui! Crianças” permitiu a distribuição de mais de 400.000 pulseiras, 33.000 das quais durante o ano de 2021.

A PSP refere que este programa tem como principal objetivo “agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família”.

“Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do número de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar”, explica esta força de segurança, em comunicado.

A PSP sublinha que as pulseiras, destinadas a crianças com idades entre os 2 e os 10 anos, possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais.

As pulseiras são válidas em todo o país e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes, nomeadamente em férias.

O lançamento da edição deste do ano do programa “Estou Aqui! Crianças” vai decorrer hoje de manhã no Jardim Zoológico, em Lisboa, e contará com a presença de cerca de 110 crianças.

A PSP refere ainda que a adesão ao programa retoma a validade de um ano e não implica qualquer custo.

VEJA AINDA:

UCRÂNIA: PELO MENOS 343 CRIANÇAS MORRERAM NA SEQUÊNCIA DA INVASÃO RUSSA

Lusa

VIANA DO CASTELO: COMBOIO PASSA POR CIMA DE SEM-ABRIGO QUE ‘ESCAPA’ ILESA

Lusa

CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE PERIGO AUMENTARAM EM 2021

Lusa

SEGURANÇA RODOVIÁRIA: CAMPANHA ‘CINTO-ME VIVO’ ARRANCA NA TERÇA-FEIRA

Lusa

SIRESP: INVESTIMENTO DE 150 MILHÕES NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS

Lusa

AÇORES: HOMEM DETIDO EM FLAGRANTE DELITO POR TRÁFICO DE DROGA NA ILHA TERCEIRA

Lusa