Ligue-se a nós

DESPORTO

RÁDIO REGIONAL RESPONDE A LITO VIDIGAL: ‘A VERDADE NÃO TEM QUE SER SIMPÁTICA’

A Administração da Rádio Regional condenou os modos e/ou termos com que Lito Vidigal respondeu a uma questão formulada por um dos seus jornalistas.

Online há

em

Pelas 21:11 do dia 03-10-2020 o cidadão José Carlos Fernandes Vidigal (Lito Vidigal), treinador principal do CS Marítimo, na conferência de imprensa após o jogo frente ao FC Porto no Estádio do Dragão, dirigiu-se a um jornalista da Rádio Regional com modos/termos impróprios e que merecem uma tomada de posição pública e esclarecedora

A Rádio Regional destacou dois jornalistas para a cobertura do jogo FC Porto x CS Marítimo.

O jornalista da Rádio Regional questionou Lito Vidigal nos seguintes e exatos termos:

“Boa Noite Lito Vidigal. Ouvi as questões anteriores, não fiquei esclarecido, pergunto sobre qual foi a tática, a sua estratégia, para com apenas 29% de posse de bola e um terço dos remates (interrompido por Lito Vidigal) e se esse resultado teve alguma relação com a falta de eficácia do Porto, ou seja, se houve aqui Marítimo a mais ou Porto a menos ?” Pretendia o nosso jornalista saber, no fundo, como perante o campeão nacional se vence “sem bola” (leia-se jogo jogado).

Lito Vidigal interrompe o jornalista da Rádio Regional e acusa-o de (citamos) “não percebe nada de futebol” (fim de citação) dizendo ainda que se tratava de uma pergunta com segundas intenções sem conseguir esconder a sua flagrante expressão facial.

A Administração entende tomar as seguintes posições:

A questão formulada obedece a todos os requisitos técnicos e cumpre com todos os preceituados termos éticos e deontológicos do jornalismo em conformidade com o Estatuto do Jornalista previsto na Lei 1/99 de 01 de Janeiro e sua Declaração de Retificação 117/2007.

O cidadão Lito Vidigal, na qualidade de Treinador de Futebol Profissional, é livre de não responder a questões, mas não é livre de desrespeitar terceiros sempre que confrontado com questões mais ou menos “convenientes”.

O jornalismo não tem que ser simpático mas sim verdadeiro, assente em factos que cumpram objetivamente os desígnios de interesse público que neste caso é inequívoco.

Compreendemos que fosse “conveniente”, ou simpático, dar coro à “presunção e água benta”, mas a Rádio Regional rege-se por factos concretos comprováveis e verificáveis pelos nossos jornalistas.

Factos é que Sérgio Conceição, já antes, tinha denunciado que Lito Vidigal disse aos jogadores para se deitarem no chão, e o árbitro ouviu. (notícia Record).

Factos é que apenas 45 minutos de jogo mereceram uns raros e preocupantes 10 minutos de tempo extra.

Factos é que na véspera do jogo – nada que não fosse espectável – Lito Vidigal foi objetivamente convidado a “não envergonhar o futebol português” (notícia TVI).

Até compreendemos que Lito Vidigal visse neste resultado a sua oportunidade de ser “notícia mundial” mas os factos dizem, isso sim, que foi o jogo onde provavelmente foram dados mais pontapés no relógio do que na bola.

Pelo que o jornalista da Rádio Regional, em plena pertinência e oportunidade, questionou – e pelos vistos incomodou – Lito Vidigal que cabalmente explicasse o “mérito” daquele resultado face às evidências.

A Rádio Regional nunca negará as evidências dos factos. Seja mais ou menos “conveniente”, mais ou menos simpático, a notícia será sempre o espelho da verdade.

Contra todos aqueles que escondem, branqueiam e negam a verdade, a Rádio Regional colocará sempre as questões que o direito a informar e ser informado se exigem. Acreditamos que a verdade foi e será sempre uma chave mestra que abrirá todas as portas.

O passado recente já demonstrou que o jornalismo corajoso mas “inconveniente” destes mesmos jornalistas deixou a descoberto aquilo que a “conveniência” branqueou durante anos. Não contem connosco para as conveniências porque a verdade não tem que ser necessariamente simpática.

Em conclusão, o jornalista em causa tem todo o apoio desta Administração, cumpriu exemplarmente o seu trabalho, e continuará a desempenhá-lo exatamente nos mesmos termos, independente dos estados de alma dos visados nas notícias que já publicamos há 20 anos.

A Administração;

JAF/MPG/VF

[email protected]

2020-10-03 @ 23:59

DESPORTO

EVANILSON SUSPENSO DOIS JOGOS POR “AGRESSÃO” A JOGADOR DO FAMALICÃO

O avançado Evanilson, do FC Porto, foi suspenso por dois jogos, por “conduta violenta” no encontro com o Famalicão (2-2), revelou esta quinta-feira o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Online há

em

O avançado Evanilson, do FC Porto, foi suspenso por dois jogos, por “conduta violenta” no encontro com o Famalicão (2-2), revelou esta quinta-feira o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

De acordo com o mapa de castigos do CD, o ponta de lança brasileiro foi “culpado de conduta violenta”, uma vez que “agrediu um jogador adversário com uma cabeçada na cara”.

O brasileiro, de 24 anos, agrediu o albanês Enea Mihaj e recebeu o cartão vermelho direto, aos 90+3 minutos, no Estádio do Dragão, para a 29.ª jornada da I Liga, e só deverá voltar a ser opção para o treinador Sérgio Conceição na receção ao Sporting, em 28 de abril.

Além dos dois jogos de suspensão, terá de pagar uma multa de 1.020 euros.

Depois de ter estado de fora da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, que os ‘dragões’ venceram por 3-1, Evanilson vai também estar ausente do desafio com o Casa Pia, em Rio Maior, da 30.ª jornada.

Esta foi a nona expulsão da época no campeonato para o FC Porto, que lidera ‘isolado’ esta estatística.

LER MAIS

DESPORTO

LIGA EUROPA: BENFICA ELIMINADO PELO MARSELHA NOS PENÁLTIS

O Benfica foi hoje eliminado nos quartos de final da Liga Europa em futebol, ao perder com os franceses do Marselha por 4-2, no desempate por penáltis, no Estádio Vélodrome.

Online há

em

O Benfica foi hoje eliminado nos quartos de final da Liga Europa em futebol, ao perder com os franceses do Marselha por 4-2, no desempate por penáltis, no Estádio Vélodrome.

Depois do triunfo por 2-1 na Luz, os gauleses venceram por 1-0, com um tento de Faris Moumbagna, aos 79 minutos, igualando a eliminatória, e, nas grandes penalidades, marcaram as quatro de que dispuseram, enquanto Di María e António Silva falharam.

Nas meias-finais, em 02 e 09 de maio, com primeiro jogo em casa, o Marselha vai defrontar a Atalanta, que, depois de ter eliminado o Sporting nos ‘oitavos’, eliminou o Liverpool nos ‘quartos’, ao perder hoje por 1-0 em casa, após o triunfo por 3-0 em Anfield.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS