RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

REDUÇÃO DO PREÇO DA ENERGIA E GÁS SERÁ INFERIOR A DOIS EUROS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A redução do IVA na eletricidade e no gás natural prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) deverá resultar numa diminuição da fatura mensal para as famílias inferior a dois euros, avançou hoje a consultora Deloitte.

De acordo com os cálculos efetuados pela Deloitte, com base nas tarifas publicadas pelas entidades comercializadoras de energia, “a redução mensal na fatura da eletricidade e gás […] não chegará aos dois euros por agregado familiar”.

Para os beneficiários da tarifa social – maioritariamente nos escalões inferiores das potências contratadas de eletricidade -, o impacto será inferior a 1,5 euros por mês, “uma vez que já têm hoje um desconto de 30% na sua fatura energética, o qual também se aplica à componente fixa”, segundo a análise de Afonso Arnaldo, da Deloitte.

O analista acrescenta que a aplicação de duas taxas de IVA à energia elétrica e gás natural “não é única na União Europeia, tendo-se o Governo inspirado no caso francês, onde se aplica a taxa de 5,5% à componente fixa (independentemente da potência contratada) e 20% à componente variável de energia consumida”.

A proposta do OE2019 prevê uma autorização legislativa para o Governo alterar a taxa de IVA de 23% para 6% aplicável à componente fixa dos fornecimentos de eletricidade e gás natural, mas apenas para os consumos mais baixos.

“Contudo, esta autorização legislativa apenas permitirá uma alteração da taxa de IVA para potências contratadas de eletricidade até 3,45Kva (o que apenas abrange os três primeiros níveis de potência dos 13 existentes) e consumos em baixa pressão de gás natural que não ultrapassem os 10 000m3 anuais”, salienta a Deloitte.

Em outubro de 2011, com a `troika`, a taxa de IVA aplicável à energia elétrica e ao gás natural foi alterada, de 6% para 23%.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

LUSA

VEJA AINDA:

ESTUDO: ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA CHEGA A CUSTAR O DOBRO DA TRADICIONAL

Lusa

TELETRABALHO: NOVAS REGRAS ENTRAM EM VIGOR EM 01 DE JANEIRO DE 2022

Lusa

MAIS DE 100.000 TRABALHADORES DA FUNÇÃO PÚBLICA COM SALÁRIO MÍNIMO A PARTIR DE JANEIRO

Lusa

CRISE/ENERGIA: CONSUMO DE ELETRICIDADE AUMENTA 4% EM NOVEMBRO DEVIDO AO FRIO

Lusa

SETOR DA SARDINHA QUER PESCAR ‘UM BOCADINHO MAIS’ DURANTE MAIS TEMPO EM 2022

Lusa

VENDAS DE VESTUÁRIO EM PORTUGAL E ESPANHA SOBEM 26% FACE A 2020 MAS CAEM 23% FACE A 2019

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit