Connect with us

SOCIEDADE

REFORMAS NA FUNÇÃO PUBLICA AOS 70 ANOS

Parlamento quer reformas na função pública aos 70 anos. A ideia é dos deputados do CDS que pretendem equiparar o publico ao privado. O PSD e o PS apoiam. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

RÁDIO REGIONAL

Data:

em

REFORMAS NA FUNÇÃO PUBLICA AOS 70 ANOS

O Parlamento pretende que os funcionários públicos continuem a trabalhar depois dos 70 anos de idade, se for essa a sua vontade. Segundo consta da resolução da Assembleia da República, publicada ontem em Diário da República, a ideia dos deputados é que não haja obrigatoriedade dos funcionários públicos de se reformarem.

De acordo com o que é avançado pelo “Correio da Manhã”, esta sexta-feira, a sugestão partiu do CDS e contou com o apoio dos sociais-democratas e dos socialistas. “Muitos funcionários públicos deparam-se bruscamente com a obrigatoriedade da reforma, apesar de se sentirem aptos para continuarem a trabalhar”, esclareceu ao CM Miguel Anacoreta Correia, do CDS.

Na opinião do deputado, não faz sentido manter a restrição de trabalho a partir dos 70 anos no sector público, sendo que no sector privado não se mantém. Miguel Anacoreta Correia refere ao jornal que “é preciso aproveitar a experiência e não empurrar as pessoas compulsivamente para a inactividade. Esta seria uma decisão “opcional e não haveria nenhum prémio”, sublinha.

Actualmente, a Função Pública tem 8953 trabalhadores com mais de 65 anos de idade. Tal como aponta o matutino, os funcionários do Estado estão cada vez mais a adiar a saída para a reforma, mercê das penalizações, que atingem 6% por cada ano em que são penalizados e 13,34% devido à sustentabilidade.

LUSA









LINHA CANCRO
MUSIC BOX
WEB-SUMMIT

AS MAIS LIDAS