RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

REVISTA DO ANO 2025: AINDA SE LEMBRA DO APAGÃO ?

O dia 28 de abril de 2025 fica registado na história como o dia em que a rede elétrica falhou. Pelas 11:30, um corte generalizado de eletricidade atingiu Portugal Continental, Espanha e o sul de França, numa falha que só seria totalmente resolvida nas primeiras horas do dia seguinte.

O incidente gerou o caos imediato: centenas de voos foram cancelados, o trânsito nas grandes cidades colapsou e os serviços de emergência tiveram de recorrer a geradores para manter funções vitais. O momento mais crítico viveu-se nos hospitais. O Governo admitiu mais tarde que a Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, chegou a ter combustível para apenas uma hora de autonomia nos geradores, valendo uma operação de emergência para reabastecer a unidade.

Nas primeiras horas, a incerteza dominou. O Ministro Adjunto, Manuel Castro Almeida, chegou a admitir a hipótese de um ciberataque, cenário que foi posteriormente descartado pelo Centro Nacional de Cibersegurança e pelo Primeiro-Ministro. Luís Montenegro viria a confirmar que a origem da falha residia na interconexão com Espanha.

Segundo o grupo de peritos da Rede Europeia de Operadores de Transporte de Eletricidade (ENTSO-E), a causa provável foi um aumento de tensão em cascata no sul de Espanha, seguido de desligamentos súbitos de produção (sobretudo renovável), que levaram à separação elétrica da Península Ibérica do sistema continental.

A Comissão Europeia já classificou este apagão como o mais grave das últimas duas décadas, superando o incidente de 2003 em Itália. O relatório final com todas as conclusões técnicas será publicado no primeiro trimestre de 2026.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

MUNDIAL 2026: RÚBEN DIAS TREINA À PARTE E É DÚVIDA PARA ESTREIA

Rádio Regional

MUNDIAL 2026: CABO VERDE TRAVA ESPANHA EM ESTREIA HISTÓRICA

Rádio Regional

FERNANDO PIMENTA CONQUISTA TRICAMPEONATO EUROPEU DE K1

Rádio Regional

15 DE JUNHO: PRIMEIRAS ELEIÇÕES LIVRES EM ESPANHA APÓS A DITADURA (1977)

Rádio Regional

CAMPANHA SOLIDÁRIA EM FARMÁCIAS GARANTE ACESSO A MEDICAMENTOS ESSENCIAIS

Rádio Regional

JOVENS PORTUGUESES ENTRE OS MAIS QUALIFICADOS APESAR DE DESIGUALDADES

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.