DESPORTO
RONALDO VS MESSI, DUELO DE GALÁCTICOS
Um Barcelona-Real de Madrid é mais que um simples jogo ou um duelo de Botas de Ouro. É “o jogo”. Mete política, separatismos, identidade, ódios, paixões e tem muitos milhões. Em campo e no banco, na TV, nas redes sociais e a apostar. É às 15h15 deste sábado. Uma hora global num jogo seguido a nível planetário por 650 milhões. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

FC Barcelona e Real Madrid FC. Uma rivalidade com mais de um século de história que extravasa o campo de futebol. Este é um ponto assente que sabem todos os que gostam e seguem futebol e política.
Na Catalunha, na capital, Barcelona, ou em Madrid, na capital espanhola, o jogo entre os dois grandes de Espanha que se transformaram em colossos mundiais é muito mais do que um simples jogo. É, em primeiro lugar, uma visão entre dois modelos de estado, centralista, do lado madrilista, e federalista, a pender para o separatismo, do lado da cidade Condal.
O slogan “Més que un club” que o Barça ostenta resume algo que é muito mais do que o desporto em si. É um compromisso mais profundo com a região. Com as suas gentes. E com uma identidade que o diferencia, desde então, de Madrid e de quem governava (dois ícones da história recente, Primo Riviera e General Franco).
A cada encontro, e já lá vão 232, no mais bonito desporto do mundo, há tensões de parte a parte. No sábado, no Camp Nou, às 15h15, mais de 90 mil espetadores juntam a estas divisões, as tradições. Numa coreografia inédita, às palavras “Força Barça!” junta-se o mosaico que representa os castellers, tradição catalã de construção de uma torre humana, tudo decorado com as cores da Catalunha.
Após 114 anos de rivalidade poucos são os jogos de futebol que juntam no mesmo pote desporto, política e identidade social e cultural.
Mas há mais: os melhores futebolistas do mundo em campo, havendo, hoje em dia, dificuldade em saber qual o jogador que teremos “debaixo de olho”, sendo que nos últimos 20 anos artistas de ambas equipas dividiram entre si a quase totalidade dos prémios de Melhores Jogadores do Ano FIFA e Bolas de Ouro da France Football.
Recentemente, a disputa tem sido apimentada pela rivalidade Messi-Ronaldo, que dividem entre si os 8 últimos prémios de melhor do mundo da FIFA (Bola de Ouro).
Já foi um derby. Ganhou fama planetária de “el Clásico” e de partida do século
Barça e Real já se defrontaram 232 vezes. Começou por ser um simples jogo, sendo que, o primeiro disputou-se em 1902.
Desde então até hoje, olhando para as estatísticas, no total, segue tudo por desempatar com clareza quem é o maior e melhor.
O Real venceu 93 partidas, o Barça 91 e empataram em 48 ocasiões. Os merengues marcaram 390 golos, sendo que os catalães meteram a bola na rede 376 vezes.
Na Catalunha, o cenário é diferente. Em 85 “Clásicos”, no Camp Nou, 49 vitórias para o Barça, 19 para o Real, com as equipas a dividirem pontos em 17 partidas.
A partida que durante quase um século foi denominada de “dérbi” ganhou contornos de “el Clásico” e de “partida do século” nos anos mais recentes. Muito por culpa de uma meia-final da Liga dos Campeões precisamente no início deste século. Curiosamente nunca se defrontaram numa final.
Evento planetário, se no estádio cabem 99.354 espetadores, na aldeia global serão milhões a acompanhar. No último encontro, em abril, 400 milhões de espetadores assistiram na televisão ao embate em que o Real Madrid quebrou a invencibilidade do Barcelona de 32 partidas sem conhecer a derrota. Curiosamente, a equipa de Zidane não perde há 32 jogos (em todas as competições).
A popularidade e a divisão está bem expressa em dois campos. Um real, o outro virtual.
O primeiro, na venda de camisolas a nível mundial. Entre 2011 e 2016, em média, por ano, Real e Barça venderam 1,65 milhões e 1,28 milhões de camisolas, só sendo ultrapassados pelo Man. United (1,75M). O segundo, transporta a “histeria” para as redes sociais. Com os catalães a serem seguidos por 94,7 milhões de amigos no Facebook e 18,9 milhões no Twitter, enquanto Real Madrid consegue conquistar 92,7 milhões para o Facebook e 21,1 no twitter.
