RÁDIO REGIONAL
DESTAQUEINTERNACIONAL

RÚSSIA ACUSA OS EUA DE APOIAREM O ‘EXÉRCITO CIBERNÉTICO’ DA UCRÂNIA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Moscovo acusou esta segunda-feira os Estados Unidos de serem responsáveis por vários ciberataques contra “infraestrutura crítica” na Rússia e de utilizarem o “Exército cibernético” da Ucrânia para executarem as ações.

“Sob o pretexto de defender a democracia, eles [os EUA] desencadearam uma agressão cibernética contra a Rússia e os seus aliados”, acusou esta segunda-feira Andrei Krutskij, diretor do Departamento de Segurança Informática do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

Segundo Krutskij, Washington está a usar o “Exército cibernético” da Ucrânia para estes ataques, noticia a agência Ria-Novosti.

“Os ataques através de tecnologias de informação contra infraestrutura crítica da Rússia estão a aumentar constantemente”, apontou a mesma fonte, alertando os EUA que Moscovo dará a estas ações uma resposta “firme”.

Ao mesmo tempo, sublinhou, o resultado de tal confronto entre os dois países pode ser “catastrófico”.

O Ministério da Construção e Habitação da Rússia sofreu no domingo um ataque informático e ao aceder à sua página, aparecia no ecrã a inscrição “Glória à Ucrânia”.

Desde que a Rússia iniciou a “operação militar” na Ucrânia, em 24 de fevereiro, várias agências estatais russas foram alvo de ciberataques.

VEJA AINDA:

UCRÂNIA: PORTUGAL VAI RECONSTRUIR ESCOLAS NA REGIÃO DE JITOMIR

Lusa

UCRÂNIA: PELO MENOS 343 CRIANÇAS MORRERAM NA SEQUÊNCIA DA INVASÃO RUSSA

Lusa

PUTIN RESPONDE À NATO E SOBRE A UCRÂNIA ASSEGURA QUE ‘NADA MUDOU’ – GUERRA

Lusa

KIEV SAÚDA ‘POSIÇÃO LÚCIDA’ DA NATO SOBRE A RÚSSIA

Lusa

UCRÂNIA PODE CONTAR COM APOIO DA NATO ‘O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO’ – STOLTENBERG

Lusa

CRESCIMENTO DA AQUICULTURA LEVA PRODUÇÃO A NÍVEL RECORDE EM 2020

Lusa