RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

RÚSSIA E UCRÂNIA DESBLOQUEIAM EXPORTAÇÃO DE CEREAIS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Rússia e Ucrânia, sob a mediação da Turquia e da ONU, assinam esta sexta-feira em Istambul um acordo para permitir as exportações de cereais bloqueados nos portos ucranianos devido ao conflito em curso.

A presidência turca anunciou que a cerimónia de assinatura do acordo irá contar com a presença do chefe de Estado turco, Recep Tayyip Erdogan, do secretário-geral da ONU, António Guterres, e de representantes da Ucrânia e da Rússia, cujas identidades não foram avançadas por Ancara.

Istambul foi palco na semana passada de uma reunião de peritos militares da Rússia, Ucrânia e Turquia e de representantes da ONU para tentar desbloquear a exportação dos cereais russos e ucranianos retidos devido à guerra na Ucrânia e evitar uma crise alimentar global.

O anúncio deste acordo surge um dia depois do chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, ter afirmado que insistiu junto da ONU para que a organização alcançasse um acordo que facilite as exportações agrícolas da Rússia, afetadas pelas sanções ocidentais, em troca da passagem dos cereais ucranianos bloqueados devido à guerra.

VEJA AINDA:

ESPANHA: COMBUSTÍVEIS JÁ CUSTAM MENOS DO QUE ANTES DA GUERRA NA UCRÂNIA

Lusa

ZELENSKY: ‘A PRESENÇA DE RUSSOS NA CRIMEIA É UMA AMEAÇA PARA A EUROPA’

Lusa

FINLÂNDIA: PARLAMENTO ALVO DE ATAQUE INFORMÁTICO

Lusa

PORTUGAL JÁ CONCEDEU 49.405 PROTEÇÕES TEMPORÁRIAS A UCRANIANOS

Lusa

CRIPTOMOEDAS: PLATAFORMA HODLNAUT SUSPENDEU LEVANTAMENTOS E DEPÓSITOS

Lusa

FISCO ESCLARECE APLICAÇÃO DA TAXA SOBRE EMBALAGENS DE ‘TAKE AWAY’

Lusa