RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

SANÇÕES: PORTUGAL VS ALEMANHA

SANÇÕES PORTUGAL VS ALEMANHAnbsp| RÁDIO REGIONAL

O Governo de Angela Merkel insiste na aplicação de sanções como forma de dar um sinal que, mesmo depois do Brexit, as regras são claras e são para cumprir. Mas a Comissão Europeia está num impasse.

Torna-se cada vez mais evidente a pressão que vem de Berlim para que sejam aplicadas sanções contra Portugal e Espanha. Esta quarta-feira foi a vez do comissário da Energia, o alemão Günther Oettinger defender publicamente, ao jornal Der Bild, que os dois países ibéricos têm de sofrer as consequências de terem ultrapassado os limites do défice em 2015.

“Nenhum dos países respeitou as metas orçamentais com que se tinham ambos comprometido. Se desenhamos regras comuns, tem de haver adesão às regras”, defendeu o comissário alemão.

A Alemanha tem liderado este tipo de argumentação na Comissão Europeia, num bloco que junta países como a Holanda e a Finlândia na defesa do cumprimento estrito do Tratado Orçamental.

Fortemente pressionado internamente, o Governo de Angela Merkel defende a aplicação de sanções como forma de dar um sinal que, mesmo depois do Brexit, as regras são claras e são para cumprir.

É sobretudo uma mensagem para agradar ao eleitorado alemão, cada vez mais descontente com os efeitos da crise dos refugiados, mas é também um sinal para os países onde haja a tentação de seguir o exemplo do Reino Unido.

 

VEJA AINDA:

ESPANHA: COMBUSTÍVEIS JÁ CUSTAM MENOS DO QUE ANTES DA GUERRA NA UCRÂNIA

Lusa

SÓ 20% DA POPULAÇÃO DA ZONA EURO POUPOU MAIS DURANTE A PANDEMIA

Lusa

DESEMPREGO NA ZONA EURO DESCE PARA 6,6% EM JUNHO FACE AO MESMO MÊS DE 2021

Lusa

LONDRES RECOMENDA AOS BRITÂNICOS QUE PASSEM FÉRIAS EM PORTUGAL EM VEZ DA FRANÇA

Lusa

GAZPROM ANUNCIA NOVO CORTE DRÁSTICO NAS ENTREGAS DE GÁS À EUROPA

Lusa

ANDRÉ VENTURA QUESTIONOU O GOVERNO SOBRE O IMPOSTO DAS BARRAGENS DO DOURO

Lusa