RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

SMARTPHONES FÁCEIS DE PIRATEAR

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A reportagem que a jornalista do canal CBS News fez para o programa 60 Minutos colocou a nu uma vulnerabilidade que afecta as comunicações entre os telefones e que permite aceder a todas as conversas e mensagens que sejam trocadas entre estes.

A falha não é recente e está localizada na rede Signaling System Seven (SS7), que serve de suporte à troca de tráfego entre os operadores de telecomunicações a nível mundial. Esta falha foi detectada há cerca de 2 anos, mas só se sabia que permitia o acesso às localizações dos utilizadores.

O que agora foi provado é mais grave e mostrou que a falha deixa que sejam gravadas as conversas entre qualquer equipamento e até que sejam copiadas as mensagens trocadas. Com esta informação abrem-se portas que até agora se julgavam seguras, como os mecanismos de autenticação de 2 passos.

Bastou à equipa do canal CBS News enviar um smartphone para um congressista norte americano e dar à equipa de hackers o número de telefone para que em minutos as chamadas realizadas para esse número fossem ouvidas e gravadas. O telefone usado foi um iPhone, mas o grupo garante que este problema pode ser replicado em qualquer telefone.

Para ser explorada a falha é necessário que seja dado acesso a um dos portais do SS7, algo que pode ser feito por qualquer agência governamental ou grupo que possa pagar para isso. É um acesso difícil, mas não impossível.

A falha no SS7 é bem conhecida entre os hackers e outros elementos de segurança, mas teima em não ser corrigida, não havendo uma razão para ser mantida em aberto. O problema que representa é grave e pode levar a que as comunicações entre os líderes mundiais sejam escutadas.

Vê aqui a reportagem completa:

VEJA AINDA:

5G: PRESIDENTE DA ANACOM GARANTE ‘COBERTURA PLENA’ EM PORTUGAL EM 2025

Lusa

GUARDA: NOVAS PLACAS TOPONÍMICAS EQUIPADAS COM ‘CÓDIGOS QR’

Lusa

MAIORIA DOS DISPOSITIVOS CONECTADOS EM CASA APRESENTA FALHAS DE SEGURANÇA

Lusa

RÚSSIA MULTA GOOGLE POR VIOLAR REGRAS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Lusa

GOOGLE ATRIBUI 1,7 MILHÕES DE EUROS PARA INVESTIGAÇÃO EM IA EM PORTUGAL

Lusa

ANACOM DISPONIBILIZA MAIS ESPECTRO PARA ESTAÇÕES DE PEQUENA POTÊNCIA E DE CURTO ALCANCE

Lusa