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ECONOMIA & FINANÇAS

SONAE CAPITAL ANUNCIA PREJUÍZO DE 5,4 MILHÕES NO PRIMEIRO TRIMESTRE 2020

A Sonae Capital registou 5,4 milhões de euros de prejuízo no primeiro trimestre, valor que compara com um resultado líquido negativo de 5,07 milhões de euros apurado em igual período de 2019, foi hoje anunciado.

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A Sonae Capital registou 5,4 milhões de euros de prejuízo no primeiro trimestre, valor que compara com um resultado líquido negativo de 5,07 milhões de euros apurado em igual período de 2019, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a empresa indicou que o seu volume de negócios mais do que duplicou, passando de 33,94 milhões de euros nos primeiros três meses de 2019 para 101,85 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020.

Por sua vez, o EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) consolidado fixou-se em 3,96 milhões de euros, uma queda homóloga de 0,4%.

Já o investimento bruto situou-se em 7,6 milhões de euros, “em virtude dos investimentos em curso no segmento de energia, nomeadamente no projeto de desenvolvimento da central de cogeração alimentada a biomassa e no segmento de fitness”.

O grupo dispõe ainda de linhas de crédito no montante de 72,5 milhões de euros, em virtude das operações de refinanciamento e do reforço da liquidez, o que reflete um aumento da resiliência que permite “encarar os tempos de incerteza que se avizinham com maior confiança”.

Por segmento de negócio, o da energia obteve 80,5 milhões de euros de faturação no primeiro trimestre, mais do que quintuplicando face ao período homólogo.

O investimento (capex) totalizou 3,6 milhões de euros, com destaque para a nova central termoelétrica de cogeração alimentada a biomassa florestal, cujo arranque está programado para o segundo semestre.

O volume de negócios do segmento de fitness, por seu turno, progrediu 6,2% para 10,7 milhões de euros, “impulsionado pelo número superior de sócios ativos que ascendeu a 105 mil, 17,8% acima do registado em igual período de 2019″.

O segmento da hotelaria foi impactado pelo desempenho do mês de março, em função do abrandamento do fluxo turístico devido à pandemia de covid-19, tendo assim a faturação cedido 23,8%, nos primeiros três meses do ano, para 2,3 milhões de euros.

No que se refere à engenharia industrial, o volume de negócios cresceu 8%, no primeiro trimestre, para 2,8 milhões de euros, resultado de “uma atividade comercial mais favorável”.

Por último, a faturação das operações em Troia foi de 1,6 milhões de euros até março, 1,7% abaixo do valor registado no período homólogo, evolução também impactada, em março, pela suspensão de uma parte das carreiras Atlantic Ferries e do encerramento dos restantes serviços do resort, exceto do Meu Super e da marina.

Em 31 de março, o grupo Sonae Capital detinha ainda um portfólio de ativos imobiliários no valor de 318,3 milhões de euros.

Citado no mesmo documento, o presidente executivo da Sonae Capital, Miguel Gil Mata, sublinhou que o primeiro trimestre de 2020 “encerrou num contexto muito particular, que trouxe um desafio sem precedentes para a sociedade, Estados, empresas e indivíduos”.

Este responsável agradeceu ainda a “tenacidade” dos colaboradores do grupo, que têm marcado a diferença “em situações que ultrapassam no âmbito das suas funções”, como as equipas de hotelaria, que têm recebido profissionais de saúde que se encontram “na linha da frente”.

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da Sonae Capital cederam 6,52% para 0,42 euros.

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BENEFICIÁRIOS DE PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO SOBEM 9% EM MARÇO

O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

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O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

Em relação ao mês anterior, registou-se em março uma redução de 2.237 beneficiários, mas, face ao mesmo mês do ano anterior, verificou-se uma subida em 16.252 beneficiários, de acordo com a síntese do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

As prestações de desemprego são maioritariamente requeridas por mulheres, correspondendo a 110.657 beneficiárias (56,6% do total).

Tendo em conta apenas o subsídio de desemprego, o número de beneficiários totalizou 153.208, uma redução de 1% em cadeia, mas um aumento de 12,4% em comparação com o mês homólogo.

O valor médio mensal do subsídio de desemprego em março foi de 641 euros, correspondendo a uma subida homóloga de 4,2%.

No caso do subsídio social de desemprego inicial, esta prestação foi processada a 11.294 beneficiários, menos 6,1% do que em fevereiro e mais 13,5% face a março de 2023.

Já o subsídio social de desemprego subsequente abrangeu 22.197 beneficiários, uma diminuição de 0,8% em termos mensais e de 10,7% na comparação homóloga.

De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), publicados na sexta-feira, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616.

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PROIBIÇÃO DE CARROS NOVOS A GASÓLEO E GASOLINA AMEAÇA SOBERANIA DA UE

O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.

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O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.

Num relatório divulgado esta segunda-feira, o Tribunal de Contas Europeu (TCE) destaca um possível choque entre o Pacto Ecológico Europeu e “a soberania industrial” da União Europeia (UE) com a aposta em veículos elétricos.

O TCE constatou que, apesar do grande apoio público, as baterias fabricadas na UE “continuam a custar muito mais do que o previsto”, o que afeta a competitividade dos automóveis elétricos europeus em relação a outros produtores mundiais, podendo também “levar a que os carros elétricos europeus não estejam ao alcance de uma grande parte da população”.

Menos de 10% do fabrico mundial de baterias está sediado na Europa, destaca o texto, sendo a grande maioria produzida na China.

O setor das baterias da UE depende das importações de recursos de países de fora, com os quais o bloco não tem os devidos acordos comerciais: 87% do lítio em bruto provém da Austrália, 80% do manganês da África do Sul e do Gabão, 68% do cobalto da República Democrática do Congo e e 40% da grafite da China, refere a instituição.

O TCE alerta ainda que as infraestruturas de carregamento de veículos ainda levantam muitos obstáculos, quer pela escassez de oferta, quer pela falta de um meio harmonizado de pagamento.

Perante a dificuldade encontrada em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no setor rodoviário e o fraco desenvolvimento dos biocombustíveis, a UE aposta nos veículos elétricos como a melhor alternativa possível.

Reduzir ou eliminar as emissões de CO2 dos carros de passageiros é um elemento essencial da estratégia europeia para o clima, cujo objetivo é chegar às zero emissões líquidas de GEE até 2050, ano em que a UE deverá atingir a neutralidade carbónica.

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