Connect with us

VIAGENS & TURISMO

TAP INVESTIGADA POR NÍVEIS DE COMBUSTÍVEL

A TAP está a ser investigada em Espanha por ter pedido prioridade numa aterragem em Santiago de Compostela por emergência de combustível, num voo Funchal-Porto, mas a companhia garante que nunca esteve em causa a segurança da operação. A tripulação seguiu mais para norte depois de frustrada a tentativa de aterragem no Porto devido às más condições de visibilidade. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Datas:

em

tap-investigada-niveis-combustivel

A TAP está a ser investigada em Espanha por ter pedido prioridade numa aterragem em Santiago de Compostela por emergência de combustível, num voo Funchal-Porto, mas a companhia garante que nunca esteve em causa a segurança da operação. A tripulação seguiu mais para norte depois de frustrada a tentativa de aterragem no Porto devido às más condições de visibilidade.

De acordo com a Comisión de Investigación de Accidentes e Incidentes de Aviación Civil (Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil), “uma vez em contacto com aproximação a Santiago [de Compostela] a tripulação declarou ‘mayday’ por emergência de combustível, uma vez que a estimativa de gestão de combustível indicava que iam aterrar com uma quantidade abaixo dos 989 quilogramas estabelecidos no plano de voo operacional como reserva final”.

Fonte oficial da TAP garantiu à Lusa que, naquele voo em 10 de outubro, “foram cumpridos todos os protocolos” e que “em momento nenhum esteve em causa a segurança da operação”.

“A atuação dos pilotos da TAP foi exemplar e em momento nenhum esteve em causa a segurança da operação”, esclareceu a companhia liderada por Fernando Pinto, realçando que “o voo trazia mais combustível do que aquele minimamente requerido de acordo com a regulamentação internacional em vigor”.

Fonte oficial da TAP explica que “a declaração de emergência de combustível foi declarada por imposição legal”, já que “é obrigatório sempre que qualquer voo preveja aterrar com combustível abaixo de 30 minutos de voo” e que a aeronave aterrou com combustível para voar mais 29 minutos.

A aeronave Airbus A-319, com matrícula CS-TTD, aterrou “sem contratempo” na pista 35 do aeroporto de Santiago, “com 962 quilogramas de combustível”, adianta o organismo espanhol que está a investigar a ocorrência.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do organismo espanhol disse que a investigação se iniciou no dia da ocorrência, em 10 de outubro, recusando dar mais informação até à publicação do relatório final.

Segundo o relatório preliminar deste organismo, “a tripulação considerou o aeroporto de Vigo como a primeira alternativa [ao aeroporto do Porto] e ajustou a gestão de combustível em função deste planeamento, vigiando a situação meteorológica deste aeroporto”, depois de frustrada a tentativa de aterragem no Porto devido às más condições de visibilidade.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI

INSTALA APLICAÇÃO DA RÁDIO REGIONAL

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MÚSICA & CINEMAPublicado há 12 horas

MORREU O “SUPER DJ” AVICCI

O DJ e produtor sueco Avicii morreu hoje, aos 28 anos, na capital de Omã, Mascate, avançaram vários meios de...

REGIÕESPublicado há 13 horas

PILOTO APONTA “FALHAS” AO AEROPORTO DA MADEIRA

O piloto de aviação comercial André Sales Caldeira disse hoje na Assembleia Legislativa que o aeroporto da Madeira tem "lacunas"...

JUSTIÇAPublicado há 15 horas

ABUSADOR DE MENORES CONDENADO A PENA SUSPENSA

O tribunal de Viana do Castelo condenou hoje um explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo...

POLÍTICAPublicado há 18 horas

RUI RIO DENUNCIA MAIS FALHAS GRAVES DO HOSPITAL SÃO JOÃO (PORTO)

O líder do PSD criticou hoje a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a...

DESPORTOPublicado há 18 horas

FC PORTO ELIMINADO DA UEFA YOUTH LEAGUE

O FC Porto foi hoje eliminado nas meias-finais da UEFA Youth League de futebol, ao perder com o Chelsea no...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 19 horas

ACTIVIDADE ECONÓMICA E CONSUMO CAÍRAM EM MARÇO

Os indicadores coincidentes para a actividade económica e para o consumo privado voltaram a diminuir em março, divulgou hoje o...

SOCIEDADEPublicado há 19 horas

ESPECIALISTA EM INCÊNDIOS “AVISA” PORTUGAL E ARRASA O COMBATE AOS INCÊNDIOS

Autor de relatório sobre fogos em Portugal acusa os bombeiros de não saberem apagar fogos ou fazer rescaldo em condições.

DESPORTOPublicado há 20 horas

RALI DE PORTUGAL NO PORTO ENTRE A BAIXA E A SÉ

A classificativa do rali de Portugal no Porto, em maio, tem um novo traçado, em plena Baixa, começando na Sé...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 20 horas

ANTÓNIO COSTA CRÍTICA A IDEIA DE “LICENCIADOS A MAIS”

O primeiro-ministro afirmou hoje que a educação e ciência têm de ser apostas estratégicas persistentes das políticas públicas e considerou...

REGIÕESPublicado há 22 horas

METRO DO PORTO PODERÁ ENCERRAR SE A GREVE NA EMEF CONTINUAR

A Metro do Porto admitiu hoje encerrar algumas linhas caso a greve dos trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

FUTEBOL EM DIRETO

KEYWORDS

AS MAIS LIDAS