RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

TERRA DE MIRANDA EXIGE 500 MIL EUROS PARA SALVAR LÍNGUA

O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) lançou um apelo urgente ao Governo para que coloque em funcionamento a Estrutura de Missão para a Promoção da Língua Mirandesa (EMPLM). Segundo o movimento cívico, é imperativo nomear dirigentes e alocar verbas para evitar o desaparecimento do segundo idioma oficial de Portugal.

A criação desta estrutura foi aprovada em Conselho de Ministros em março de 2025, mas ainda não está operacional. José Maria Pires, membro do MCTM, considera incompreensível a inércia, agravada pela recente rejeição, no Orçamento do Estado para 2026, de uma proposta do partido Livre que previa uma dotação de 500 mil euros para a língua. A proposta foi chumbada com votos contra do PSD e a abstenção do PS.

“Responsabilizaremos quem não agir”

Apesar do chumbo parlamentar, o movimento exige que o Governo afete essa verba de meio milhão de euros à estrutura de missão. “O futuro da nossa língua não admite hesitações”, avisam os responsáveis, prometendo estar vigilantes.

O alerta surge num contexto preocupante: um estudo da Universidade de Vigo, de 2023, aponta para a possível extinção do mirandês por volta de 2050, identificando apenas 1500 falantes regulares. O MCTM defende que a nova estrutura é a “oportunidade única” para unir todos os cidadãos em defesa deste património secular.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

DOURO: AUTORIDADES FISCALIZAM TRANSPORTES DE UVA

Rádio Regional

DOURO RECEBE ETAPA DO MUNDIAL DE FÓRMULA 2 DE MOTONÁUTICA

Rádio Regional

CALDAS DE MOLEDO: TERMAS REABREM APÓS INVESTIMENTO DE QUATRO MILHÕES

Rádio Regional

LAMEGO: ULSTMAD PROMOVE DOIS EVENTOS DEDICADOS À NUTRIÇÃO

Rádio Regional

BRAGANÇA: INVESTIMENTO DE 4,8 MILHÕES PARA REABILITAÇÃO DO RIO FERVENÇA

Vítor Fernandes

FREIXO DE ESPADA À CINTA: COLISÃO ENTRE LIGEIRO E PESADO PROVOCA UM MORTO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.