REGIÕES
TOMAR, TORRES NOVAS E ENTROCAMENTO REDUZEM TARIFAS DOS TRANSPORTES
Os transportes urbanos de Torres Novas, Tomar e Entroncamento (distrito de Santarém) sofrem, a partir de segunda-feira, reduções entre os 22% e os 64%, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART).

Os transportes urbanos de Torres Novas, Tomar e Entroncamento (distrito de Santarém) sofrem, a partir de segunda-feira, reduções entre os 22% e os 64%, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART).
Em comunicado, a Câmara de Torres Novas afirma que o desconto nos seus transportes urbanos será de cerca de 22% em todas as tipologias de passe, com exceção do passe Estudante, em que a redução é de cerca de 64%.
Também os tarifários dos TUTomar – Transportes Urbanos de Tomar vão sofrer reduções a partir de segunda-feira, que variam conforme os tipos de passes, atingindo, no caso dos estudantes, os 60%, refere uma nota deste município.
A partir de abril, os passageiros regulares dos TUTomar vão pagar 8,50 euros pelo passe normal, 5,95 euros pelo passe CCD (menos 30%) e 5,00 euros pelo passe Estudante / 3.ª Idade / Mobilidade Condicionada. Os utilizadores dos passes 4_18 também vão ter descontos, no caso do escalão A de 60% (passa para 3,40 euros), tendo os restantes alunos desconto de 25% (6,40 euros).
A autarquia lembra que os descontos para o passe [email protected] são definidos pelo Instituto da Mobilidades e dos Transportes.
No caso do Entroncamento, o Passe Jovem e Cidadão Portador de Deficiência passa a estar isento de tarifa nos TURE – Transportes Urbanos do Entroncamento, sendo de 60% a redução na tarifa do Passe Sénior (reduz de 7,5 para 3 euros) e do Passe Geral (de 15 para 6 euros).
“Esta medida irá abranger, aproximadamente, 95.650 passageiros que anualmente viajam nos transportes urbanos” da cidade, afirma uma nota do município.
A Câmara de Abrantes remeteu para mais tarde a divulgação das reduções a aplicar nos transportes urbanos da cidade, assegurando que entrarão em vigor na segunda-feira.
Os quatro concelhos integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que anunciou, na passada segunda-feira, uma redução da ordem dos 40% nas assinaturas dos transportes públicos na região, a entrar em vigor a 1 de abril para os rodoviários e a 1 de maio para os ferroviários.
Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e o secretário executivo da CIMT, Miguel Pombeiro, anunciaram que cerca de 90% dos 870.984 euros do programa de redução tarifária nos transportes públicos alocados à região se destinam a reduzir os custos dos passes sociais e dos bilhetes nos transportes a pedido.
Este serviço, que assegura a ligação das freguesias às sedes do concelho, é alvo de uma simplificação dos escalões tarifários, passando de quatro para três, com redução média global de 35% das tarifas, destinando-se os 10% restantes da verba à extensão da rede ao sul do concelho de Tomar e ao município de Vila de Rei, que vai testar uma ligação intermunicipal do transporte a pedido.
A redução vai abranger não só os transportes públicos dentro da área da CIMT, mas também na ligação a regiões vizinhas (Lezíria, Leiria, Coimbra e Beira Baixa) e os que são usados nas ligações pendulares a Lisboa, incidindo nos passes normais e jovens.
Na nota divulgada hoje, o presidente da Câmara do Entroncamento, Jorge Faria, sublinha que os utentes do percurso ferroviário Entroncamento-Lisboa vão poder, já a partir de segunda-feira, combinar o passe regional até Vila Franca de Xira (164,20 euros) com o da Área Metropolitana de Lisboa (40,00 euros), “o que representa uma redução substancial em relação aos 252,90 euros pagos atualmente por quem conjuga a assinatura da CP com o passe do Metropolitano de Lisboa”.
“A partir de 1 de maio, o custo mensal para estes utilizadores será ainda menor, com a aplicação das reduções negociadas pela CIMT com a CP”, medida que “terá influência sobre as cerca de 13.000 assinaturas do serviço ferroviário, considerando as assinaturas dos trajetos entre concelhos do Médio Tejo e Lisboa e entre esses mesmos concelhos”, adianta.
“As reduções poderão ascender aos 40% nas assinaturas normais, acrescidas de 25% de desconto suplementar nas assinaturas jovens”, afirma a nota.
O PART conta com 104 milhões de euros do Fundo Ambiental, através do Orçamento do Estado, e terá a comparticipação de 12 milhões de euros dos municípios, cabendo a cada Comunidade Intermunicipal (CIM) definir, a nível local, qual será o valor da redução no preço das viagens.
LUSA

REGIÕES
CHAVES: URGÊNCIA PEDIÁTRICA FECHA NA PRIMEIRA SEMANA DE OUTUBRO
A urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai fechar entre as 08:00 de segunda-feira e as 08:00 do dia 09 de outubro, efetuando-se o atendimento na urgência de Vila Real, informou hoje o centro hospitalar.

A urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai fechar entre as 08:00 de segunda-feira e as 08:00 do dia 09 de outubro, efetuando-se o atendimento na urgência de Vila Real, informou hoje o centro hospitalar.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) divulgou hoje um comunicado, dirigido à população da área de influência da unidade hospitalar de Chaves, que corresponde aos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços, a explicar que o atendimento aos utentes em idade pediátrica se realiza, naqueles dias, na urgência do hospital de Vila Real.
O motivo apontado para este fecho é a dificuldade de recursos humanos para preencher as escalas de serviço.
Esta urgência já esteve fechada no período da Páscoa e por alguns dias em julho, agosto e setembro.
O centro hospitalar especificou que a urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai fechar entre as 08:00 do dia 02 (segunda-feira) e as 08:00 do dia 09 de outubro (segunda-feira).
“Assim sendo, solicita-se aos utentes que, nestes dias, não se desloquem à urgência pediátrica de Chaves, sem contacto prévio com a Linha SNS 24 — 808 24 24 24 – que disponibilizará aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação”, informou ainda o CHTMAD, através de uma informação publicada na rede social Facebook.
O centro hospitalar acrescentou que, em caso de confirmação pela Linha SNS 24 da necessidade de deslocação à urgência pediátrica, os utentes deverão dirigir-se à urgência da unidade hospitalar de Vila Real do CHTMAD, que se mantém disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Em situações urgentes e/ou emergentes, o CHTMAD aconselha o contacto com o 112 e que se aguardem indicações por parte do operador.
As cidades de Chaves e de Vila Real distam cerca de 70 quilómetros e são ligadas pela Autoestrada 24 (A24).
O hospital de Chaves, instalado no Alto Tâmega, está integrado no CHTMAD, que tem sede social em Vila Real e agrega ainda a unidade hospitalar de Lamego.
REGIÕES
LISBOA: EM SEIS MESES 20 TAXISTAS DETIDOS PELO CRIME DE ESPECULAÇÃO
Vinte taxistas foram detidos entre março e setembro deste ano pelo crime de especulação, sendo alguns deles reincidentes neste tipo de práticas, disse hoje à agência Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis).

Vinte taxistas foram detidos entre março e setembro deste ano pelo crime de especulação, sendo alguns deles reincidentes neste tipo de práticas, disse hoje à agência Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis).
De acordo com a mesma fonte, durante este mês de setembro a PSP deteve cinco taxistas, com idades compreendidas entre os 30 e os 65 anos, que se juntam a uma lista de 15 detenções que já tinham sido efetuadas entre março e agosto deste ano.
“Estas detenções surgem da pesquisa de informação e da perceção de uma prática que se tem revelado cada vez mais recorrente e de certa forma cristalizada no seio do transporte de passageiros através do serviço de táxi, e que alimenta negativamente a perceção de todo o universo de clientes que se socorrem destes transportes públicos, grande maioria deles turistas que viajam até Lisboa”, explica uma nota divulgada pelo Cometlis.
A PSP adianta ainda que as viaturas utilizadas para a prática do crime de especulação foram “cautelarmente apreendidas”, de forma a prevenir novos crimes da mesma natureza.
Os detidos já foram presentes junto dos serviços do Ministério Público, Instância Local de Pequena Criminalidade, sendo que alguns têm historial pela prática deste mesmo crime.
“A PSP continuará a investir esforços neste quadro criminal, visando prevenir a reincidência em práticas enganosas por parte destes operadores comerciais”, sublinha ainda a nota da PSP.
-
DESPORTO DIRETO4 semanas atrás
DIRETO: SC BRAGA X SPORTING CP (20:30)
-
DESPORTO DIRETO4 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X FC AROUCA (18:00)
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC VIZELA X SL BENFICA (20:30)
-
DESPORTO DIRETO1 semana atrás
DIRETO: FC PORTO X GIL VICENTE FC (20:30)
-
DESPORTO2 dias atrás
BENFICA VENCE O FC PORTO COM GOLO DE DI MARIA (VÍDEO)
-
MAGAZINE3 semanas atrás
CINEMA E DESPORTO: UMA UNIÃO DE SUCESSO
-
REGIÕES4 semanas atrás
SISMO DE MAGNITUDE 3,9 NA ESCALA DE RICHTER REGISTADO NO ALGARVE
-
INTERNACIONAL4 semanas atrás
NOVOS CASOS DE CANCRO ABAIXO DOS 50 ANOS AUMENTARAM 80% DESDE 1990