RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

TRÁS-OS-MONTES: FIBRA ÓTICA CHEGA A QUASE NOVE MIL RESIDÊNCIAS

A empresa DSTelecom anunciou um ambicioso plano de expansão da sua rede de fibra ótica na região de Trás-os-Montes, que irá ligar 8.700 novos edifícios e abranger cerca de 32.600 famílias. A operação, que deverá estar concluída até ao final de outubro, visa reforçar a cobertura nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, e de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Mogadouro, no distrito de Bragança.

Esta expansão representa um passo significativo na redução das assimetrias digitais entre as zonas rurais e os grandes centros urbanos. “Apostamos numa infraestrutura robusta e neutra que permita aos cidadãos e empresas, mesmo em zonas remotas, usufruírem dos mesmos recursos digitais que existem nos grandes centros urbanos”, afirmou Ricardo Salgado, diretor-geral da dstelecom. “O nosso objetivo é claro: contribuir para um país mais coeso, mais competitivo e mais preparado para o futuro digital”.

A expansão terá um impacto transformador em cada um dos municípios abrangidos:

Vila Pouca de Aguiar: A cobertura será significativamente alargada, chegando a freguesias até agora desprovidas de fibra, como Tresminas e a União das Freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros. Com a ligação de mais de 1.500 novas casas, o concelho atingirá uma cobertura de 96%.

Macedo de Cavaleiros: A rede integrará localidades como Bagueixe, Chacim, Morais e Podence, entre outras doze freguesias. A ligação de mais de 4.500 novas habitações elevará a cobertura do concelho para 86%.

Alfândega da Fé: O concelho viverá uma verdadeira revolução digital. Se até agora apenas duas freguesias tinham fibra ótica, a ligação de 2.100 novas casas fará com que a rede da dstelecom passe a abranger a totalidade do município, atingindo uma cobertura de 98%.

Mogadouro: A operação abrangerá 660 novas casas, com foco na ampliação da conectividade fora dos centros urbanos, em localidades como Castro Vicente, Meirinhos e Valverde. A cobertura do concelho subirá para 70%.

Uma Rede Aberta a Todos

A dstelecom reforça que a sua infraestrutura é uma rede neutra e multioperador, o que permite aos habitantes escolherem livremente entre diferentes fornecedores de serviços de telecomunicações. Este modelo fomenta a concorrência, o que se traduz, para o consumidor final, em melhores preços e numa maior diversidade de serviços disponíveis.

Com sede em Braga, a dstelecom opera a maior rede multioperador de fibra ótica da Europa em zonas de menor densidade populacional, estando presente em 149 municípios portugueses com a missão de eliminar as barreiras geográficas no acesso ao mundo digital.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

QUATRO DISTRITOS SOB AVISO LARANJA DEVIDO A PREVISÃO DE TROVOADA

Rádio Regional

VILA REAL: AUTARQUIA INSTALA ECRÃ GIGANTE PARA JOGOS DO MUNDIAL 2026

Rádio Regional

LIPOR REGISTA LUCRO DE 8,5 MILHÕES DE EUROS EM 2025

Rádio Regional

TRÁS-OS-MONTES REIVINDICA MAIOR AFIRMAÇÃO DOS SEUS VINHOS

Rádio Regional

PORTO: DETIDO POR VENDA DE ARTIGOS CONTRAFEITOS NA CIRCUNVALAÇÃO

Rádio Regional

PORTUGAL REFORÇA CAPACIDADE ESPACIAL COM MAIS DOIS SATÉLITES DE RADAR

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.