REGIÕES
“UBERGREEN” DE PORTUGAL PARA O MUNDO
O serviço da Uber associado aos veículos elétricos, uberGREEN, vai ser lançado em janeiro de 2018 a nível mundial pela mão do Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA), sediado em Matosinhos. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

O serviço da Uber associado aos veículos elétricos, uberGREEN, vai ser lançado em janeiro de 2018 a nível mundial pela mão do Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA), sediado em Matosinhos.
“Nós CEiiA, enquanto entidade no mercado global a trabalhar como o operador global que é a uber, no primeiro trimestre de 2017 vamos lançar a uberGreen a nível mundial”, anunciou hoje Gualter Crisóstomo, diretor de sustentabilidade corporativa do CEiiA, à margem de um encontro de dirigentes de agências do ambiente da União Europeia.
O responsável explicou que o serviço uberGREEN “foi uma ideia do CEiiA” que há sete meses desafiou aquela plataforma a “desenvolver um sistema de monitorização de veículos elétricos, tendo por base a mobilidade sustentável, em que o utilizador pudesse ter logo a informação em tempo real sobre a sua pegada ecológica e assim poder alterar os seus comportamentos”.
Em seis meses do serviço desenvolvido em Matosinhos, estiveram a rodar nas cidades do Porto e Lisboa 30 veículos elétricos, foram feitos cerca de 500 mil quilómetros, em 66 mil viagens que permitiram reduzir de cerca de 57 toneladas de dióxido de carbono.
“Pela primeira vez o dióxido de carbono pode ser um fator decisivo para alterar comportamentos”, assinalou Gualter Crisóstomo, destacando como o serviço, que assenta no sistema MobiMe desenvolvido no CEiiA, permite ao passageiro perceber “se está a ter um comportamento sustentável ou não”.
O sistema permite assim ao próprio passageiro alterar “o seu comportamento” já que durante a viagem “para além de saber o percurso e os custos, fica também consciencializado sobre a sua pegada ecológica”.
Este é pois “o primeiro serviço que existe a nível mundial, foi desenvolvido em Portugal, com tecnologia portuguesa, desenvolvida no CEiiA” e em janeiro “ vai passar a existir em toda a plataforma uber”.
A Uber é um serviço de chamada de veículos com motorista por ‘smartphone’, presente em cerca de 60 países, incluindo Portugal.
LUSA

REGIÕES
CASTRO MARIM: ÁGUA POTÁVEL CHEGARÁ A TODAS AS ALDEIAS ATÉ 2025
O presidente da Câmara de Castro Marim estimou que as obras para levar água potável domiciliária a todas as povoações dispersas do concelho estarão concluídas até terminar o seu terceiro e último o mandato, em 2025.

O presidente da Câmara de Castro Marim estimou que as obras para levar água potável domiciliária a todas as povoações dispersas do concelho estarão concluídas até terminar o seu terceiro e último o mandato, em 2025.
Francisco Amaral (PSD) disse à agência Lusa que, após tomar posse em Castro Marim, em 2013, apercebeu-se que ainda “havia 57 montes que nem sequer tinham água potável” e onde o “abastecimento era feito através de furos não potáveis”, faltando agora fazer a ligação a “meia dúzia” de aldeias, que no verão nem tinham água, porque os furos ficavam secos.
O autarca lembrou as “dificuldades” sentidas ao longo da sua presidência, primeiro com uma oposição interna que levaria à cisão com o PSD e posterior candidatura independente do seu antecessor no cargo, José Estevens, e depois com uma maioria relativa que foi bloqueada pela oposição e que tornou a ação do executivo difícil, contou.
O presidente da Câmara de Castro Marim disse que foi possível, contudo, “dar a volta à situação”, após umas eleições intercalares que devolveram ao PSD a maioria absoluta perdida e permitiram ao executivo começar a desenvolver projetos como o fornecimento de água potável aos 57 montes sem acesso a esse bem essencial.
Questionado pela Lusa sobre se o trabalho de distribuição de água nas aldeias dispersas vai estar concluído até ao final do seu mandato, em 2025, Francisco Amaral respondeu que sim e indicou que as obras estão a chegar agora às povoações de Matos e Pisa Barro.
“Estou convencido de que falta uma meia dúzia delas [povoações]. Há uma que preocupa muito, que é um monte de mais dimensão, a Cortelha, mas já encontrámos uma solução técnica e, em princípio, irá para concurso de obra dentro de pouco tempo”, referiu o presidente da Câmara de Castro Marim.
Na área económica, o autarca destacou a importância da criação de quatro novos empreendimentos turísticos, com hotéis de cinco estrelas, que foram “desbloqueados após uma vintena de anos parados” por causa da crise financeira e serão “uma garantia de futuro”, criando “centenas de postos de trabalho com alguma qualificação”.
Um deles localiza-se no litoral (Verde Lago) e três junto ao rio Guadiana (Quinta do Vale, Corte Velho e Almada D’ouro), precisou Francisco Amaral, frisando que o primeiro, situado entre Praia Verde e Altura, é o que está mais avançado e poderá estar executado dentro de dois anos.
Sobre as razões que levaram à demora de cerca de duas décadas no desenvolvimento destes projetos, o autarca considerou que “a crise financeira que aconteceu em 2007 fez com que, de algum modo, esses empreendimentos parassem todos por completo”, mas relevou o facto de esses obstáculos terem sido ultrapassados e os projetos estarem “finalmente a avançar”.
Francisco Amaral destacou ainda que os empreendimentos estão a ser desenvolvidos em consonância com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que pertence à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Por outro lado, o autarca responsabilizou os mecanismos de ordenamento do território e a novas leis da “suposta defesa da floresta” como os principais causadores de despovoamento e desertificação no interior do país.
REGIÕES
MACEDO DE CAVALEIROS: ATAQUE DE TOURO CAUSA A MORTE DE UM IDOSO
Um homem de 86 anos morreu no hospital de Bragança depois de ter sido gravemente ferido por um touro, na segunda-feira, em Macedo de Cavaleiros, disse hoje à Lusa fonte dos bombeiros locais.

Um homem de 86 anos morreu no hospital de Bragança depois de ter sido gravemente ferido por um touro, na segunda-feira, em Macedo de Cavaleiros, disse hoje à Lusa fonte dos bombeiros locais.
De acordo com a fonte, o incidente ocorreu por volta da hora de almoço na exploração de animais de que a vítima era proprietária em Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança.
O idoso foi atacado por um touro e ficou gravemente ferido, tendo sido transferido para o hospital de Bragança, onde viria a morrer algumas horas depois, segundo ainda a fonte da corporação dos bombeiros voluntários de Macedo de Cavaleiros.
Além dos bombeiros, acorreram ao local também a equipa de emergência médica e o helicóptero do INEM, que transportou a vítima para Bragança.
-
DESPORTO2 semanas atrás
LIGA EUROPA: SPORTING ELIMINA ARSENAL NOS PENÁLTIS E ESTÁ NOS ‘QUARTOS’
-
INTERNACIONAL2 semanas atrás
TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL EMITE MANDADO DE CAPTURA A VLADIMIR PUTIN
-
MAGAZINE2 semanas atrás
CASAMENTOS AUMENTAM 44,5% EM JANEIRO – INE
-
DESPORTO2 semanas atrás
LIGA EUROPA: SPORTING ENCONTRA JUVENTUS NOS ‘QUARTOS DE FINAL’
-
INTERNACIONAL2 semanas atrás
PORTUGAL É UMA DAS PORTAS DE ENTRADA DA COCAÍNA NA EUROPA – ONU
-
ECONOMIA & FINANÇAS2 semanas atrás
APENAS 2% DOS PORTUGUESES TÊM CARRO ELÉTRICO
-
REGIÕES2 semanas atrás
GUIMARÃES: HOSPITAL INVESTE 1,2 MILHÕES NO BLOCO DE PARTOS
-
NACIONAL2 semanas atrás
GREVE NA FUNÇÃO PÚBLICA FECHA MUITAS ESCOLAS E DEIXA HOSPITAIS EM MÍNIMOS