RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

UCRÂNIA: PREÇO DO TRIGO CONTINUA A SUBIR DEVIDO AO CONFLITO ATINGINDO 10,59 DÓLARES

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O preço do trigo voltou a disparar hoje, após atingir o nível mais alto desde 2008 nos mercados norte-americanos no dia anterior, como resultado da invasão russa na Ucrânia.

Os contratos futuros de trigo, que têm estado a valorizar-se desde o início do conflito, subiram hoje 7,6% para 10,59 dólares, no mercado de referência dos Estados Unidos, em Chicago.

Na terça-feira, o trigo já estava em alta de mais de 5%, para 9,84 dólares, numa forte reação do mercado ao risco de que o crescente conflito na Europa Oriental representa para o fornecimento.

O mercado de Chicago suspendeu a cotação dos contratos futuros de maio pelo terceiro dia consecutivo, quando foi atingido o aumento máximo de preço permitido num dia, informaram os meios especializados.

Segundo os analistas, o trigo é um dos produtos agrícolas mais expostos ao conflito, já que a Rússia e a Ucrânia concentram cerca de um quarto da produção mundial desse cereal e são grandes exportadores.

As hostilidades atingem também outros produtos básicos de grande consumo, como o milho, girassol e outras sementes, cujos preços em alta preocupam autoridades a nível global, que procuram alternativas.

Os contratos futuros de milho para maio subiram 0,10% na manhã de hoje, para 7,26 dólares, após subirem 5% na terça-feira no mercado norte-americano.

De acordo com os dados analisados pelo canal CNBC, o preço do trigo subiu mais de 36% desde o início deste ano e o do milho 21%.

VEJA AINDA:

UCRÂNIA: PORTUGAL VAI RECONSTRUIR ESCOLAS NA REGIÃO DE JITOMIR

Lusa

UCRÂNIA: PELO MENOS 343 CRIANÇAS MORRERAM NA SEQUÊNCIA DA INVASÃO RUSSA

Lusa

PUTIN RESPONDE À NATO E SOBRE A UCRÂNIA ASSEGURA QUE ‘NADA MUDOU’ – GUERRA

Lusa

COMBUSTÍVEIS: PESADOS DE MERCADORIAS COM DESCONTO EXTRAORDINÁRIO NO GASÓLEO

Lusa

KIEV SAÚDA ‘POSIÇÃO LÚCIDA’ DA NATO SOBRE A RÚSSIA

Lusa

UCRÂNIA PODE CONTAR COM APOIO DA NATO ‘O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO’ – STOLTENBERG

Lusa