Ligue-se a nós

DESPORTO

UEFA ADMITE QUE LIGA DAS NAÇÕES ‘SUPEROU AS EXPECTATIVAS’

O secretário-geral adjunto da UEFA, Giorgio Marchetti, disse hoje que a primeira edição da Liga das Nações, conquistada em junho por Portugal, superou as expectativas do organismo que tutela o futebol europeu.

Online há

em

O secretário-geral adjunto da UEFA, Giorgio Marchetti, disse hoje que a primeira edição da Liga das Nações, conquistada em junho por Portugal, superou as expectativas do organismo que tutela o futebol europeu.

“Penso que correu muito bem. O resultado não só correspondeu, como superou as expectativas e penso que isso foi reconhecido de forma quase unânime por equipas e adeptos. Como a competição está dividida por quatro divisões, os jogos são bem mais disputados. Com este sistema, as seleções disputam mais jogos com rivais da mesma dimensão”, disse.

Orador principal de uma conferência sobre as competições da UEFA na Soccerex, o dirigente italiano fez também uma antevisão do Euro2020 de futebol, que será disputado de forma inédita em 12 cidades de 12 países diferentes. Marchetti reconheceu que o formato apresenta maiores dificuldades de logística, mas garantiu que tudo foi feito para “não tornar impossível” aos adeptos a ambição de acompanhar a respetiva equipa.

“Em 2020 cumprem-se 60 anos do início dos Europeus, daí a ideia de um Europeu realmente disputado por toda a Europa. Desta forma damos uma oportunidade a locais que talvez não tivessem oportunidade de sediar toda a competição, recebendo uma parte da prova. Estamos conscientes que neste formato é preciso ter em conta a logística e tentámos evitar viagens demasiado longas”, frisou, revelando ainda que foram previstos três milhões de bilhetes.

No que toca ao futebol de clubes, o secretário-geral adjunto da UEFA considerou haver uma “tendência de polarização” no futebol europeu, na qual as ligas dos cinco maiores países [Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França] estão a aumentar a sua quota de receitas enquanto os outros se afastam, e sublinhou que a terceira competição da UEFA, prevista para 2021, se destina a dar mais oportunidades a outros clubes.

“A introdução desta terceira competição veio dos apelos sistemáticos de vários clubes de poderem ter mais opções de participar nas provas europeias. Focámo-nos em dar mais oportunidades aos clubes. A Liga Europa vai ter 32 equipas e a nova prova vai ter também 32 clubes. As provas vão estar interligadas e assim teremos 96 clubes envolvidos nas provas europeias em vez de 80”, explicou, antecipando mais novidades para os próximos meses.

A Soccerex, evento que junta ex-jogadores, dirigentes e outros agentes para debater a indústria do futebol, estreia-se em Portugal e, entre hoje e sexta-feira, vão passar por Oeiras nomes conhecidos da modalidade, como o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, o presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, o antigo selecionador de França Gerard Houlier e os ex-futebolistas Christian Karembeu e Deco, entre outros, espalhados por diferentes conferências e temas que vão desde a forma de liderança no futebol europeu a novas áreas, como os e-sports.

A Soccerex organiza estes fóruns desde 1995, tendo já passado por 19 cidades e 13 países diferentes. Este ano, a organização fez uma aposta em “mercados emergentes no futebol” e já passou também pela China, em maio, marcando ainda presença nos Estados Unidos da América, em novembro. A realização da Soccerex na Europa cabe pela primeira vez a Portugal, com Oeiras a acolher mais de 60 oradores no ciclo de dois dias de conferências.

DESPORTO

FUTEBOL: PORTUGAL DESCE AO OITAVO LUGAR NO RANKING DA FIFA

Portugal desceu do sexto para o oitavo lugar do ranking da FIFA, numa hierarquia liderada pela Argentina e na qual a Espanha, nova campeã europeia, ascendeu ao terceiro lugar, anunciou o organismo que rege o futebol mundial.

Online há

em

Portugal desceu do sexto para o oitavo lugar do ranking da FIFA, numa hierarquia liderada pela Argentina e na qual a Espanha, nova campeã europeia, ascendeu ao terceiro lugar, anunciou o organismo que rege o futebol mundial.

Afastado do Euro2024 nos quartos de final, após perder com a França no desempate por grandes penalidades, Portugal desceu duas posições e segue imediatamente atrás dos Países Baixos, que se mantiveram no sétimo lugar.

Na frente, mantém-se a campeã mundial Argentina, que no domingo venceu a Copa América, seguida da França, segunda, e da Espanha, que conquistou, também no domingo, o seu quarto título de campeã europeia e ascendeu ao pódio, subindo cinco posições no ranking.

A Inglaterra, finalista vencida no Euro2024, subiu do quinto para o quarto lugar, por troca com o Brasil, que desceu uma posição, à frente da Bélgica, sexta, depois de ter descido três lugares.

A Colômbia, que foi finalista da Copa América, subiu três posições e entrou no top 10, ocupando o nono lugar, à frente da Itália, que mantém o 10.º posto.

Entre as seleções treinadas por portugueses, os Emirados Árabes Unidos, comandados por Paulo Bento, mantiveram o 69.º, enquanto a seleção de Angola, liderada por por Pedro Gonçalves, subiu para 90.º posto.

A Guiné-Bissau, de Luís Boa Morte, ascendeu ao 114.º, e o Kuwait, orientado por Rui Bento, subiu a 136.º.

LER MAIS

DESPORTO

PRÉ-ÉPOCA: SPORTING EMPATA EM JOGO DE TREINO FRENTE AO UNION SAINT-GILLOISE

O Sporting empatou hoje 2-2 com os belgas do Union Saint-Gilloise, no primeiro jogo de preparação para a época 2024/25 do campeão português de futebol aberto ao público, no Estádio Algarve, em Faro.

Online há

em

O Sporting empatou hoje 2-2 com os belgas do Union Saint-Gilloise, no primeiro jogo de preparação para a época 2024/25 do campeão português de futebol aberto ao público, no Estádio Algarve, em Faro.

Rafael Nel, aos 45+1 minutos, deu vantagem aos comandados de Rúben Amorim, que voltariam a marcar, já na segunda parte, por Pedro Gonçalves, aos 54, antes de Sadiki e do canadiano Promise David, aos 73 e 88, empatarem para o vencedor da Taça da Bélgica e vice-campeão em 2023/24.

Os ‘leões’ sofreram hoje os primeiros golos da pré-temporada futebolística, no quarto jogo, depois da igualdade 0-0 com o Estoril Praia, da I Liga, e os triunfos, respetivamente, por 3-0 e 2-0 diante de Torreense e Portimonense, este último durante o dia de hoje.

O Sporting tem como primeiro jogo oficial da temporada o embate da Supertaça Cândido Oliveira, em 03 de agosto, em Aveiro, frente ao FC Porto, que bateu os ‘verde e brancos’ na final da última edição da Taça de Portugal.

A preparação da formação ‘leonina’ prossegue com jogos na terça-feira diante do Farense, à porta fechada, em Lagos, e do Sevilha, novamente no Estádio Algarve, antes de defrontar o Athletic Bilbau, no dia 27, no jogo do Troféu Cinco Violinos, que serve para apresentar o plantel aos adeptos, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

LER MAIS

MAIS LIDAS