Ligue-se a nós

DESPORTO

UEFA: QUALIFICAÇÃO PARA EUROPEUS E MUNDIAIS VAI TER NOVAS REGRAS

Os novos formatos para as competições de seleções masculinas, que vão entrar em vigor em setembro de 2024, foram hoje aprovados, anunciou a UEFA, depois da reunião do Comité Executivo do organismo, em Nyon, na Suíça.

Online há

em

Os novos formatos para as competições de seleções masculinas, que vão entrar em vigor em setembro de 2024, foram hoje aprovados, anunciou a UEFA, depois da reunião do Comité Executivo do organismo, em Nyon, na Suíça.

O objetivo das alterações na Liga das Nações e nas qualificações para os campeonatos europeus e mundiais é “oferecer competições mais atraentes e emocionantes dentro das datas existentes, bem como fortalecer os recursos das federações nacionais e garantir uma recuperação estável do impacto da pandemia”, lê-se no sítio de internet da UEFA.

A Liga das Nações será expandida com uma nova fase a eliminar a ser disputada em março, criando assim continuidade entre a fase de grupos, que termina em novembro, e a fase final disputada em junho.

Os vencedores e segundos classificados dos grupos da Liga A participarão nos quartos de final, com jogos em casa e fora, sendo que os vencedores dessas eliminatórias apuram-se para a ‘Final Four’ (Fase Final).

O terceiro classificado da Liga A e o segundo da Liga B, bem como o terceiro classificado da Liga B e o segundo da Liga C disputam um ‘play-off’ de promoção/despromoção em casa e fora.

Segundo a UEFA, a expansão desta prova para a janela do calendário internacional de jogos de março vai abranger apenas um determinado número seleções e as restantes já estarão disponíveis para iniciar a qualificação europeia.

Já o novo formato da qualificação europeia para os Europeus ou para os Mundiais da FIFA será mais consolidado, com as equipas a serem sorteadas em 12 grupos de quatro e cinco equipas, “revitalizando assim a competição e tornando-a menos previsível e mais dinâmica”, assinalou a UEFA.

Com os tradicionais jogos em casa e fora e os princípios de ‘todos jogam contra todos’ mantidos, este formato simples “oferecerá grupos mais competitivos em todos os níveis”, acrescentou.

As equipas sorteadas em grupos de cinco começam os jogos de qualificação em março ou junho, se ainda estiverem a competir nos quartos de final da Liga das Nações ou em jogos de promoção/despromoção da mesma prova.

As equipas sorteadas em grupos de quatro começam as respetivas campanhas em setembro.

“Os vencedores dos grupos da Qualificação Europeia qualificar-se-ão diretamente para o Europeu ou para o Campeonato do Mundo da FIFA, enquanto os segundos classificados qualificar-se-ão diretamente ou participarão no ‘play-off’ (juntamente com as equipas da Liga das Nações para a qualificação para o Europeu)”, refere.

Nenhuma mudança foi proposta para a fase final do Europeu, que ainda contará com 24 seleções.

Segundo a entidade liderada por Aleksander Ceferin, estas mudanças, que vão ser implementadas após o Euro2024, resultam em “jogos mais atrativos sem qualquer aumento no número total de jogos”.

“A introdução da Liga das Nações da UEFA foi um sucesso, substituindo jogos amigáveis por encontros mais competitivos. Agora, com a introdução da nova fase eliminatória, as equipas terão ainda mais oportunidades de evoluir, mantendo o mesmo número de jogos dentro do Calendário Internacional de Jogos”, vincou o presidente da UEFA.

De acordo com o dirigente, “a previsibilidade da qualificação europeia também foi abordada e tratada, com um novo formato que oferecerá a todas as equipas uma hipótese igual de se apurar para os principais torneios. O novo formato promete trazer mais emoção às competições de seleções de futebol da Europa, que continuam a crescer cada vez mais”.

Na reunião de hoje, o Comité Executivo também decidiu nomear a Federação Eslovaca de Futebol (SFZ) para acolher a fase final do Campeonato da Europa de Sub-21 de 2025, com 16 equipas. Os jogos serão disputados em oito locais, em oito cidades diferentes em todo o país, no verão de 2025.

Paralelamente, seguindo a evolução da pandemia de covid-19 e os atuais desenvolvimentos gerais em toda a Europa, incluindo a eliminação de medidas anteriores em vigor na maioria das competições nacionais, o Comité Executivo da UEFA decidiu descontinuar a aplicação do Protocolo da UEFA ‘Return to Play’.

“Em linha com a abolição do Protocolo, foi ainda decidido não continuar a introduzir os Anexos relevantes relacionados com regras especiais aplicáveis devido à covid-19, que foram incluídos nos regulamentos de competições da UEFA, uma vez que essas regras estavam ligadas à aplicação do protocolo”, sublinhou a UEFA.

Ainda assim, o organismo garantiu que vai continuar “a acompanhar de perto a evolução da pandemia e, em caso de alteração significativa das circunstâncias, proporá as medidas adequadas para garantir a segurança de todos os interessados e o bom desenrolar das suas competições, incluindo, se necessário, voltar a implementar quaisquer obrigações relevantes e medidas sanitárias”.

Foram ainda aprovados regulamentos do Campeonato da Europa de sub-21 2023-25 e os regulamentos do Campeonato da Europa feminino de 2023-25.

A próxima reunião do Comité Executivo da UEFA está agendada para 04 de abril de 2023, um dia antes do 47.º Congresso Ordinário da UEFA, em Lisboa.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

DESPORTO

SPORTING CP X SL BENFICA: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

A inspiração de Genny Catamo fez a diferença num jogo onde a acontecer o empate, seria mais refletido o equilíbrio na alternância de domínio territorial, da posse de bola e da criação de oportunidades de golo.

Online há

em

A inspiração de Genny Catamo fez a diferença num jogo onde a acontecer o empate, seria mais refletido o equilíbrio na alternância de domínio territorial, da posse de bola e da criação de oportunidades de golo.

Os dois treinadores optaram por colocar aquele que é atualmente o seu melhor onze. Ruben Amorim deu a titularidade a St. Juste em detrimento de Diomande, porque o neerlandês é um dos melhores centrais a atuar no futebol português, e fez regressar Pote porque é um jogador fundamental na dinâmica ofensiva leonina, pelos vários lugares que faz em diferentes momentos do jogo.

Roger Schmidt surpreendeu ao não lançar no onze titular Kokçu ou João Mário, apostou novamente numa estrutura tática corajosa e ofensiva com Neres e Di Maria nos corredores laterais e Rafa no apoio a Tengstedt que acabou por fazer um jogo de sacrifício.

O Sporting entrou praticamente a ganhar depois de no primeiro minuto de jogo, Pedro Gonçalves, com a sua qualidade técnica, fazer grande jogada onde beneficiou de alguma passividade de Bah e Florentino e da oferta de Trubin que afastou mal a bola, proporcionando uma finalização fácil a Catamo.

O Benfica reagiu com Di Maria a assumir o protagonismo criando sucessivas jogadas de perigo, que tiveram resultado no último minuto da primeira parte com Bah a dar sequência ao livre teleguiado do “astro argentino”, com um espetacular cabeceamento. Na altura era um prémio justo ao domínio que o Benfica exerceu.

O Sporting que deu a iniciativa ao Benfica na primeira parte para jogar em transição, sem resultados, optou por pressionar mais alto e ter mais capacidade na gestão da posse de bola contra um Benfica que revelou cansaço e menor capacidade física com o passar dos minutos. Gyokeres tem um fantástico remate à barra e Di Maria respondeu com um não menos espetacular remate que obrigou Franco Israel a grande defesa, com a bola a resvalar na trave, depois de Neres não conseguir marcar quando já tinha ultrapassado o guarda-redes e viu o seu remate ser travado por Coates.

Os dois treinadores refrescaram as suas equipas, Roger Schmidt tem o defeito de demorar muito a mexer na equipa e foi o Sporting na parte final a ser mais rápido e incisivo.

Paulinho e Edwards acrescentaram mais do que Arthur Cabral, Kokçu e Marcos Leonardo que não tiveram tempo de influenciar o rendimento da sua equipa. Daniel Bragança teve a vitória nos pés por 2 vezes, mas foi a inspiração de Geny Catamo, que resolveu o jogo através de um remate espetacular.

O melhor do Sporting e em campo foi Geny Catamo. Até aos 90 minutos diria Gyokeres, mas o moçambicano com os 2 golos, o segundo com remate espetacular alterou a minha escolha. Coates (decisivo aquele corte em cima da linha de baliza) e St. Juste também estiveram em grande plano.

Di Maria ainda é um jogador superlativo e foi o melhor no Benfica. Aursnes, João Neves e Bah exibiram-se num patamar acima dos colegas.

O árbitro Artur Soares Dias foi autoritário e decidiu quase sempre bem no aspeto técnico num jogo intenso e de muitos duelos individuais. Na vertente disciplinar ficou um vermelho por mostrar a Di Maria quando agrediu Pote e o segundo amarelo e consequente vermelho a Hjulmand quando rasteirou Aursnes.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Fonte: Vídeo Sport TV

LER MAIS

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: SPORTING VENCE BENFICA NOS 90+1 E ADIANTA-SE PARA O TÍTULO (VÍDEO)

Um golo de Geny Catamo, aos 90+1 minutos, deu hoje ao Sporting a vitória sobre o rival Benfica, por 2-1, em jogo da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, deixando os ‘leões’ mais próximos do título.

Online há

em

Um golo de Geny Catamo, aos 90+1 minutos, deu hoje ao Sporting a vitória sobre o rival Benfica, por 2-1, em jogo da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, deixando os ‘leões’ mais próximos do título.

Depois de ter inaugurado o marcador logo no primeiro minuto, mais concretamente aos 47 segundos, o moçambicano emergiu como ‘herói’ sportinguista ao assinar o ‘bis’ nos descontos, já depois de o dinamarquês Bah ter empatado o dérbi, no Estádio José Alvalade, aos 45+3.

O Sporting reforça, assim, a liderança do campeonato, com 71 pontos, agora com mais quatro do que o Benfica, segundo, que tem mais um encontro realizado do que os ‘verdes e brancos’, que em 16 de abril acertam calendário com a visita ao Famalicão.

Fonte: Vídeo Sport TV

LER MAIS
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE


FABIO NEURAL @ ENCODING

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS