REGIÕES
VALENTIM LOUREIRO ACUSADO DE PARTICIPAÇÃO ECONÓMICA EM NEGÓCIO
Valentim Loureiro volta aos corredores da Justiça, e agora está a ser acusado de participação económica em negócio; onde é suspeito de fazer negócios da Autarquia de Gondomar com a “mãe” dos seus filhos.

Valentim Loureiro está acusado pelo Ministério Público de um crime de participação económica em negócio. De acordo com a Procuradoria-Geral Distrital do Porto, o antigo presidente da Câmara de Gondomar está indiciado de, em novembro de 2001, enquanto autarca, ter arrendado “à mãe de dois filhos seus dois apartamentos, sitos em Nevogilde, Porto, pelo valor global mensal de 1396,64 euros, destinados ao alojamento, pela Câmara Municipal de Gondomar, de estudantes universitários provindos de Cabo Verde no âmbito de um protocolo de cooperação e geminação”.
O arrendamento perdurou até Agosto de 2013, pouco antes de o ex-autarca ter deixado a presidência do município que liderou durante quase duas décadas.
De acordo com a acusação, “o arguido agiu com o intuito de beneficiar a proprietária dos apartamentos, em prejuízo do município de Gondomar, uma vez que o arrendamento desrespeitava os critérios estabelecidos pela assembleia municipal, era desadequado em termos de localização e desconsiderava opções mais vantajosas e os inferiores valores médios de mercado para arrendamentos similares”.
Manuel Jorge Bento | CM
