RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

VIANA DO CASTELO INVESTE 90 MIL EUROS NA REABILITAÇÃO DE IGREJAS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje por unanimidade intervenções de 90 mil euros na recuperação de três igrejas nas freguesias de Serreleis, São Lourenço da Montaria e Subportela, num investimento do programa Valorizar o Património.

A proposta de reabilitação dos três tempos foi apresentada pela vereadora da Cultura. Maria José Guerreiro referiu que, “não sendo edifícios municipais, são valiosos do ponto de vista patrimonial”.

A responsável adiantou que, além da requalificação daquele património, o programa municipal pretende “promover a fruição dos espaços, do ponto de vista turístico, face ao crescimento do setor do turismo religioso”.

“Queremos consolidar desse segmento”, sustentou.

Lançado em março de 2017, o programa Valorizar o Património destina-se a intervir em imóveis em risco. No âmbito desta iniciativa, já foram reabilitadas 10 igrejas, capelas e cruzeiros, num investimento municipal de cerca de 400 mil euros.

As obras são acompanhadas pelo departamento de arqueologia da autarquia, supervisionadas pela Direção Regional de Cultura do Norte.

Além da “requalificação de espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico relevante para o território”, o programa pretende ainda “dinamizar o potencial cultural destes espaços enquanto locais privilegiados de fruição cultural, e promover e valorizar os espaços referidos enquanto locais de visitação e atratividade turística”.

As igrejas de São Domingos, de São Tiago de Castelo de Neiva, de São Pedro de Serreleis, as capelas de Nossa Senhora da Agonia, de Santa Catarina, das Malheiras e os cruzeiros de Santa Marta de Portuzelo e de Nosso Senhor da Saúde, em Vila de Punhe, estão entre os imóveis incluídos no programa.

nbsp| RÁDIO REGIONALVIANA

LUSA

VEJA AINDA:

TRÊS PROJETOS NACIONAIS FINALISTAS NO CONCURSO DA NOVA PONTE SOBRE O DOURO PARA O METRO

Lusa

RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE PASSAGEIROS ALARGADO A PORTO, FARO E FUNCHAL

Lusa

ASSOCIAÇÃO AQUI MORA GENTE RECEBEU ‘DEZENAS DE QUEIXAS’ SOBRE O RUÍDO NA NOTURNO

Lusa

AÇORES: ILHA DO CORVO APAGA ILUMINAÇÃO PÚBLICA ATÉ 08 DE NOVEMBRO PARA SALVAR AVES MARINHAS

Lusa

MAIS DE 190 MÉDICOS SOLIDÁRIOS COM DIRETORES DEMISSIONÁRIOS DO CENTRO HOSPITALAR DE SETÚBAL

Lusa

PORTO: TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO ESTÃO HOJE (SEXTA-FEIRA) EM GREVE

Lusa