Ligue-se a nós

REGIÕES

VILA NOVA DE FOZ CÔA: URGÊNCIA ENCERRADA POR FALTA DE MÉDICOS

O Serviço de Urgência Básica de Foz Côa encontra-se encerrada por não se encontrarem reunidas as condições de segurança para o seu funcionamento, sem disponibilidade de equipa médica, disse hoje à Lusa fonte da ULS da Guarda.

Online há

em

O Serviço de Urgência Básica de Foz Côa encontra-se encerrada por não se encontrarem reunidas as condições de segurança para o seu funcionamento, sem disponibilidade de equipa médica, disse hoje à Lusa fonte da ULS da Guarda.

“O Serviço de Urgência Básica (SUB) de Vila Nova de Foz Côa estará encerrado durante 24 horas, desde as 08h00 de hoje até às 08h00 de sábado, por não se encontrarem reunidas as condições de segurança para o seu funcionamento, sem disponibilidade de equipa médica”, avançou a diretora clínica da Unidade Local de Saúde da Guarda, Fátima Cabral.

O SUB do Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa abrange, ainda, os concelhos vizinhos da Mêda, Figueira de Castelo, no distrito da Guarda e o de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança.

Esta é a segunda situação do género desde o dia 22 de julho, verificada neste serviço de urgência básica.

Para o presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa, explicou à agência Lusa que são precisos “dois médicos em permanência para assegurar a SUB e apenas um médico que estava disponível”.

“Tendo um só médico e como de acordo com a legislação em vigor terá de haver dois médicos neste serviço de urgência, a situação só estará regularizada no sábado”, vincou o autarca social – democrata.

João Paulo Sousa teme ainda que estas situações tidas como “pontuais” venham a repetir-se mais vezes, devido à falta de médicos no interior.

O autarca de Foz Côa pediu ainda “contenção” aos serviços dos centros de saúde dos concelhos vizinhos, para não entupirem a SUB de Foz Côa com situações de saúde menos graves.

Já o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), Rui Lázaro, disse que “lamentavelmente e em menos de um mês é a segunda vez que a SUB de Vila Nova de Foz Côa fecha por faltas de médicos”.

“Está a atravessar um período em que a população aumenta exponencialmente com a vinda dos emigrantes e ficam sem uma resposta de um serviço de urgência”, indicou o dirigente sindical.

Rui Lázaro alertou ainda que estas situações levam a deslocações maiores para outras unidades, o que obriga a uma maior disponibilidade de meios de socorro e transporte de doentes e que podem colocar em risco algumas ocorrências.

A SUB de Foz Côa têm alocada uma ambulância de Suporte Imediato de Vida(SIV), do Instituto Nacional de Emergência Médica(INEM).

JORNALONLINE
RÁDIO ONLINE
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
GIL VICENTE X FC PORTO




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X HOFFENHEIM




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X SPORTING CP




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X VITÓRIA SC




SINTONIZADOR RÁDIO REGIONAL

Nacional
Nacional
NacionalNacional
Nacional HDNacional HD
Vila Real 94.5 FMVila Real 94.5 FM
Chaves 100.2 FMChaves 100.2 FM
Bragança 91.5 FMBragança 91.5 FM
Mirandela 100.2 FMMirandela 100.2 FM

SINTONIZADOR RÁDIO 100%

Rádio 100% Portugal
Rádio 100% Portugal
Rádio 100% PortugalRádio 100% Portugal
Rádio 100% PopularRádio 100% Popular
Rádio 100% BrasilRádio 100% Brasil
Rádio 100% Love SongsRádio 100% Love Songs
Rádio 100% OldiesRádio 100% Oldies
Rádio 100% DanceRádio 100% Dance
Rádio 100% RockRádio 100% Rock
Rádio 100% InspirationRádio 100% Inspiration
Rádio 100% ClássicaRádio 100% Clássica
Rádio 100% LatinaRádio 100% Latina

FABIO NEURAL @ ENCODING


BRAGA BRAGANÇA CHAVES CIÊNCIA COVID-19 CRIME CRISE DESPORTO DESPORTO DIRETO ECONOMIA EDUCAÇÃO EMPRESAS FC PORTO FOGOS E INCÊNDIOS FUTEBOL GNR GOVERNO DE PORTUGAL GREVES GUERRA IMPOSTOS INTERNACIONAL IPMA JUSTIÇA LIGA DOS CAMPEÕES LISBOA METEOROLOGIA NACIONAL PANDEMIA POLÍCIA POLÍCIA JUDICIÁRIA POLÍTICA PORTO PORTUGAL PRIMEIRA LIGA REGIÃO NORTE REGIÕES RÚSSIA SAÚDE SC BRAGA SEGURANÇA SEGURANÇA RODOVIÁRIA SL BENFICA SPORTING CP TECNOLOGIA TRABALHO TRÁS-OS-MONTES TURISMO UCRÂNIA VILA REAL VÍDEOS