RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

VILA REAL: O “MUNDO INTEIRO” NO FESTIVAL DE IMAGEM DA NATUREZA

Vila Real é, por estes dias, a capital mundial da imagem de natureza. A edição de 2025 do FIIN (Festival Internacional de Imagem de Natureza), que arrancou na segunda-feira e se prolonga até sexta-feira, recebeu cerca de 4.000 trabalhos a concurso, provenientes de 300 países, consolidando-se como um evento de referência no panorama internacional.

O festival, organizado pela Câmara Municipal, tem como objetivo central “passar a mensagem da valorização da biodiversidade e do respeito pela natureza”, afirmou o vereador do Ambiente, Carlos Silva. A adesão massiva reflete-se nos números: foram submetidas mais de 3.000 curtas-metragens, cerca de 600 fotografias e mais de 200 desenhos científicos e de natureza.

Mafalda Vaz de Carvalho, dos serviços do Ambiente da autarquia, destacou a expressividade global do evento: “É muito expressivo, é o mundo inteiro a participar no festival”. Os temas abordados são transversais e atuais, focando desde as consequências dos incêndios e a desmatação até à proteção de espécies vulneráveis.

Este ano, o FIIN inova no formato de exposição. Os trabalhos a concurso podem ser vistos em ecrãs digitais interativos no centro comercial Nosso Shopping, enquanto o edifício da Câmara Municipal acolhe uma mostra física com os vencedores das edições anteriores.

O ponto alto do festival acontece esta sexta-feira, com a gala de entrega de prémios aos vencedores dos concursos internacionais e do concurso juvenil, que este ano registou um aumento de participantes locais.


Versão Rádio:


Redação

VEJA AINDA:

MAIS DE 160 CONCELHOS EM PERIGO MÁXIMO DE INCÊNDIO DEVIDO AO CALOR

Rádio Regional

CHAVES: ULSTMAD REFORÇA RESPOSTA NA CIRURGIA ONCOLÓGICA DA MAMA

Rádio Regional

BRAGANÇA: AUTARQUIA IMPLEMENTA “PEDONALIZAÇÃO NO CENTRO HISTÓRICO”

Rádio Regional

VIMIOSO DIGITALIZA MUSEU ETNOGRÁFICO PARA PRESERVAR MEMÓRIA LOCAL

Rádio Regional

VINHAIS: CONCELHO GANHA SELO DE “MUNICÍPIO AMIGO DA JUVENTUDE”

Rádio Regional

ALIJÓ RECEBE PASSAGEM DA 28.ª EDIÇÃO DO PORTUGAL DE LÉS-A-LÉS EM JUNHO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.