O Município de Vila Real e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) assinaram um protocolo de cooperação para a instalação de sensores inteligentes em lugares de estacionamento reservados a pessoas com mobilidade condicionada. Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto visa reforçar a acessibilidade na cidade, começando por locais-chave.
A iniciativa prevê a instalação de sensores que informarão, em tempo real, sobre a disponibilidade e localização das vagas reservadas. Numa fase posterior, o sistema poderá permitir a reserva temporária desses lugares. Os primeiros sensores serão colocados em pontos estratégicos definidos pelo INR: o Instituto de Segurança Social, a Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência e o Posto da GNR no Aeródromo.
Ao abrigo do protocolo, o INR ficará responsável pela instalação, manutenção e apoio técnico dos sensores. A Câmara Municipal de Vila Real garantirá as condições para a instalação e funcionamento, bem como os procedimentos administrativos necessários.
Para o presidente da autarquia, Alexandre Favaios, este projeto é um exemplo de como “a inovação pode facilitar a vida de quem mais precisa”. “Esta parceria demonstra o nosso compromisso em tornar Vila Real uma cidade mais acessível e justa”, sublinhou.
O município já manifestou interesse em alargar a cobertura de sensores a outras zonas do concelho, reforçando a aposta numa cidade “moderna, inclusiva e acessível a todos”.
Versão Rádio:

2 comentários