Connect with us

DESPORTO

VITÓRIA S.C. ENCERRA PRIMEIRA LIGA COM VITÓRIA SOBRE O MOREIRENSE

O Vitória de Guimarães assegurou hoje a última vaga de acesso à Liga Europa da próxima temporada, após garantir o quinto lugar da I Liga de futebol, na 34.ª e última jornada.

Data:

em

Os vitorianos tiveram de operar uma reviravolta que teve o brasileiro Davidson o principal obreiro, já que marcou o primeiro e terceiro golos do Vitória de Guimarães, aos 20 e 90+5, enquanto o 2-1 foi assinado por Osório aos 68.

Antes, aos 15 minutos, o uruguaio Texeira deu vantagem ao Moreirense, mas a derrota acabou por ser inevitável num dérbi concelhio que fechou o campeonato 2018/19.

Com este resultado o Vitória de Guimarães somou 52 pontos, os mesmos do Moreirense, roubando ao vizinho o quinto lugar que este detinha desde a jornada 27, uma vez que a equipa de Luís Castro ganha à de Ivo Vieira no confronto direto.

Face ao último encontro – goleada caseira por 5-1 sobre o Belenenses – o técnico vitoriano fez três alterações forçadas colocando Sacko, João Carlos Teixeira e Ola John. No lado contrário, em comparação com a jornada anterior, em que o Moreirense venceu por 1-0 na casa do também vizinho Desportivo das Aves, Ivo Vieira fez apenas uma alteração com Pedro Nuno a render João Aurélio.

O Vitória de Guimarães começou por rondar mais a baliza adversária, mas ora com remates desenquadrados, ora com pontapés para fácil defesa de Trigueira, não conseguia concretizar.

E como quem não marca, habilita-se a sofrer, o Moreirense fez jus ao ditado e aos 15 minutos inaugurou o marcador por Texeira que fez um segundo desvio a um remate de Pedro Nuno.

O empate só demorou seis minutos a aparecer: Davidson fez o 1-1 aos 21 minutos depois de jogada combinada por Pepe e Dodó.

As despesas do jogo estavam repartidas, com as duas equipas a tentar aproximar-se com perigo das balizas adversárias, ainda que com mais acutilância por parte dos vitorianos.

Aos 29 minutos Trigueira ‘travou’ o golo de Matheus que rematou de primeira, mas encontrou o guarda-redes ‘cónego’ no caminho e a três minutos do intervalo Rochinha, isolado e depois de passar por todos os adversários com uma arrancada pelo corredor direito, atirou ao lado.

Na segunda parte, a equipa visitante voltou a ter mais posse de bola, mas encontrou um Moreirense pouco disposto a dar espaços.

E o primeiro melhor lance até pertenceu aos donos da casa com Miguel Silva a ter de ‘voar’ para evitar um golo de Pedro Nuno, aos 54. O guardião forasteiro voltou a ‘brilhar’ quando segurou uma ‘bomba’ de Heriberto, aos 61.

O conjunto de Luís Castro – que praticamente jogou em casa, uma vez que mais de metade do estádio estava ‘forrado’ a ‘preto e branco’ – não se acanhou e, aos 68, Osório fez o 2-1 com um cabeceamento após livre de Pepe do lado esquerdo do ataque.

Até ao final do encontro o Moreirense – cujos adeptos prestaram homenagem ao treinador e jogadores com faixas onde se lia “Obrigado Ivo” e “Fizemos história” – procurou o empate, mas sempre através de cruzamentos para a área o que tornou o ataque dos locais muito previsível. Heriberto, muito insatisfeito, quase conseguia repor a igualdade com remates aos 86 e 88.

O Vitória de Guimarães, apostado em manter a vantagem, ia fazendo pela vida e tirando bolas da sua zona de perigo e na compensação conseguiu mesmo selar o triunfo com um ‘bis’ de Davidson que desviou de cabeça para golo depois de cruzamento de Guedes (90+5).

RESUMO DO JOGO:

JOGO AO MINUTO:

96′ + 6 Termina a partida! Triunfo do Vitoria SC por 3-1 no terreno do Moreirense FC, em jogo de encerramento da última jornada da Liga NOS. A equipa de Ivo Vieira até marcou primeiro por intermédio de Texeira (15′), mas um bis de Davidson (20′ e 95′) e um golo de Osorio garantiram os três pontos para a formação vimaranense.
95′ + 5 Vitória SC: Golo de Davidson! Mattheus Oliveira para Guedes, este cruza para a área onde Davidson aparece a cabecear de forma certeira a fazer o 3-0 em cima do cair do pano.
93′ + 3 Livre de Neto, até Trigueira sobre para disputar o lance, mas Miguel Silva nas alturas a dominar.
90′ Quatro minutos de compensação.
87′ Novo remate de Heri, a sair torto.
85′ Remate de Heri de fora da área, Sacko afasta de cabeça.
84′ Moreirense FC: Entra Almeida e sai Fábio Pacheco.
83′ Falta de Arsénio sobre Davidson.
81′ Remate de Heri a sair para as bancadas.
80′ Vitória SC: Entra Hélder e sai Rochinha.
75′ Moreirense FC: Entra Lucas e sai Pedro Nuno.
75′ Moreirense FC: Entra Nenê e sai Texeira.
71′ Canto para o Moreirense FC, a bola desvia em Dodô. Carlos Xistra recorre ao VAR e manda seguir.
70′ Vitória SC: Mattheus recebe cartão amarelo.
68′ Vitória SC: Golo de Osorio! Livre batido por Pêpê, Osorio nas alturas a desviar de cabeça ao segundo poste e colocar a equipa vimaranense na frente do marcador. Carlos Xistra confirma com o VAR a validade do golo.
66′ Falta de Neto sobre Joseph.
65′ Vitória SC: Entra Joseph e sai Teixeira.
64′ Davidson apareceu em boa posição, mas o remate saiu desviado do alvo.
63′ Grande defesa de Miguel Silva! Chiquinho atira forte à entrada da área, mas o guardião das redes vimaranenses responde com uma boa intervenção.
61′ Remate de Heri, Miguel Silva segura.
60′ Moreirense FC: Iago Santos recebe cartão amarelo.
57′ Remate de Pêpê, Trigueira encaixa facilmente.
54′ Defende Miguel Silva! Desvio primeiro de Texeira e depois de Pedro Nuno na área vimaranense, quase surpreendia o guarda-redes adversário que ainda assim segurou.
52′ Iago! Canto para a equipa de Moreira de Cónegos, o central aparece a cabecear e obriga Miguel Silva a uma defesa apertada.
52′ Vitória SC: Entra Alexandre Guedes e sai Ola John. O jogador vimaranense saiu com queixas físicas.
51′ Ola John com queixas físicas, parece que vai ser substituído.
48′ Falta de Iago sobre Rochinha.
46′ Moreirense FC: Fábio Pacheco recebe cartão amarelo.
46′ Recomeça a partida.
47′ + 2 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
45′ Um minuto de compensação.
45′ Lance entre Pedro Henrique e Chiquinho, Carlos Xistra entende que não há falta e manda seguir.
43′ Defende Miguel Silva! Remate de Pedro Nuno de fora da área, o guarda-redes vimaranense tira para canto.
42′ Bom trabalho de Rochinha, a passar por três adversários e a aparecer na frente de Trigueira. O jogador vimaranense tenta colocar ao segundo poste, mas tira mal as medidas e atira ao lado.
34′ Lance entre Pedro Nuno e Dôdô.
32′ Livre batido por Neto, a atirar para fora. Na sequência do lance, choque entre Dôdô e Iago.
28′ Remate de Mattheus Oliveira para defesa atenta de Trigueira.
25′ Vitória SC: Pêpê recebe cartão amarelo.
22′ Mais um remate de Davidson, mas este foi às malhas laterais.
20′ Vitória SC: Golo de Davidson! Cruzamento da direita de Dôdô, Davidson escapa à defensiva do Moreirense FC e atira para o empate.
19′ Lance entre Davidson e Ivanildo na área, Carlos Xistra entende que não há nada e manda seguir.
19′ Passe de Pedro Nuno, era para Chiquinho, mas sai muito puxado e Miguel Silva chega primeiro.
15′ Moreirense FC: Golo de Texeira! Cruzamento de Pedro Nuno, Texeira aparece na cara de Miguel Silva a desviar, este ainda toca, mas não consegue evitar que a bola termine no fundo da baliza.
13′ Cruzamento de Davidson, corta Fábio Pacheco.
10′ Remate de Fábio Pacheco, a sair ao lado do alvo.
9′ Moreirense FC: Cartão amarelo para Neto. Falta sobre Mattheus Oliveira.
8′ Falta de Mattheus Oliveira sobre Chiquinho.
6′ Livre batido por Ola John, a atirar por cima trave de Trigueira.
5′ Falta de Iago sobre Rochinha. Livre para os visitantes.
4′ O Moreirense FC a tentar entrar na área vimaranense, mas a defesa da equipa de Luís Castro a fechar bem os espaços.
1′ Arranca a partida em Moreira de Cónegos.
0′ Vitória SC (Suplentes): Douglas, João Afonso, Guedes, Hélder, Joseph, Venâncio e André.
0′ Vitória SC (Onze inicial): Miguel Silva, Dodo, Osório, Pedro Henrique, Sacko, Pêpê, Teixeira, Mattheus Oliveira, Davidson, Rochinha e Ola John.
0′ Moreirense FC (Suplentes): Macedo, Ibrahima, Alan, Nenê, Lucas, Almeida e Halliche.
0′ Moreirense FC (Onze inicial): Trigueira, DAlberto, Iago, Ivanildo, Arsénio, Heri, Fábio Pacheco, Neto, Chiquinho, Pedro Nuno e Texeira.
0′ Carlos Xistra, da AF Castelo Branco, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre Moreirense FC e Vitória SC, partida que encerra a 34.ª jornada da Liga NOS. Nuno Pereira e Jorge Cruz serão os seus assistentes, enquanto Luís Máximo o 4.º árbitro. Bruno Esteves e Paulo Ramos foram designados como VAR e AVAR.

AS MAIS LIDAS