Ligue-se a nós

INTERNACIONAL

WIKILEAKS REVELA TÉCNICAS DA CIA

Milhares de documentos novos agora revelados pelo WikiLeaks mostram conversas dentro da CIA sobre as tentativas de aceder a iPhones ou às ‘smart TV’. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

A rede de divulgação de informações secretas WikiLeaks divulgou esta terça-feira a primeira parte de uma nova série de novos documentos confidenciais, desta vez denunciando as técnicas da CIA para piratear equipamentos informáticos e de comunicações.

Os milhares de documentos mostram as tentativas e as conversas dentro da CIA e com elementos externos sobre as tentativas de utilizar aparelhos de uso diários, como os telemóveis inteligentes iPhone da Apple, o sistema Android da Google e o Windows da Microsoft, e as ‘smart TV’ da Samsung.

A WikiLeaks, num longo comunicado sobre esta divulgação, explica que “recentemente” a CIA perdeu o controlo de um enorme conjunto de ferramentas de ‘hacking’ [introdução nos sistemas informáticos alheios] e de documentos associados a essa atividade.

“O arquivo parece ter circulado entre antigos hackers do Governo e empreiteiros de forma não autorizada” e um deles “deu à WikiLeaks acesso a partes do arquivo”, lê-se no comunicado citado pela AP.

Para além da tentativa de usar os mais conhecidos sistemas operativos informáticos e de telecomunicações, a CIA terá também tentado usar as ‘smart TV’ para as usar como sistemas de vigilância improvisados, alegadamente com a colaboração do serviço de informações britânico MI5, de acordo com os documentos agora divulgados.

De acordo com as notícias que começam a surgir nas agências internacionais, o primeiro pacote contém 8761 documentos confidenciais de uma série chamada ‘Vault 7’, numa referência às sete divulgações de documentos planeada pela organização conhecida pela sua reputação na divulgação de documentos confidenciais, mas verídicos.

A Central Intelligence Agency (CIA) não confirmou a autenticidade dos documentos, mas vários peritos ouvidos pela AP confirmam que as primeiras impressões relativas à análise dos documentos mostram que são verdadeiros.

“O estrago agora é relativamente de alto nível; o potencial para estragos realmente detalhados virá com as divulgações seguintes”, comentou à AP um antigo trabalhador na comunidade de inteligência dos EUA que agora trabalha como analista de segurança, Bob Ayers.

A ‘Vault 7’ incide sobre o período entre 2013 e 2016, estreou-se hoje com o capítulo ‘Year Zer’ (Ano Zero) e é apresentado pelo portal dirigido por Julian Assange como “a maior divulgação de dados de inteligência da história”.

O ‘Ano Zero’ expõe o alcance do programa de ‘hacking’ da CIA, incluindo um arsenal de software malicioso e dezenas de ataques diários para explorar as debilidades de empresas e produtos da Europa e dos EUA, segundo o portal WikiLeaks, citado pela agência espanhola Efe.

Esta atividade tem como centro a sede da CIA, em Langley, no estado norte-americano da Virginia, mas usa também a filial de Frankfurt como sede para as atividades que incidem sobre destinos europeus, africanos e do Médio Oriente.

Numa comunicação que substituiu a conferência de imprensa inicialmente planeada por Assange, mas que ataques informáticos obrigaram a cancelar, o líder da WikiLeaks diz que a CIA tem vindo a aumentar a capacidade na luta cibernética para agora rivalizar, “inclusive com menos transparência”, com a NSA, a outra agência de segurança norte-americana.

No portal, Assange diz que teve o cuidado de não divulgar dados sobre como distribuir “armas cibernéticas” até que haja “um consenso sobre a natureza política e técnica do programa da CIA e de como essas ‘armas’ devem ser analisadas, desativadas e publicadas”.

EXPRESSO

INTERNACIONAL

ADVOGADOS DE TRUMP DECLARAM EX-PRESIDENTE INOCENTE NO INÍCIO DE JULGAMENTO

Os advogados de defesa do ex-presidente dos EUA Donald Trump declararam hoje o seu cliente inocente, alegando que o Ministério Público nem sequer devia ter iniciado este processo.

Online há

em

Os advogados de defesa do ex-presidente dos EUA Donald Trump declararam hoje o seu cliente inocente, alegando que o Ministério Público nem sequer devia ter iniciado este processo.

Nas declarações iniciais do julgamento de Trump, os procuradores defenderam que o ex-presidente “orquestrou um esquema criminoso para subverter” as eleições presidenciais de 2016.

Os advogados de defesa alegaram que Trump está inocente, acrescentando que o gabinete do procurador distrital de Manhattan “nunca deveria ter aberto este caso”.

Um painel de jurados nova-iorquinos — 12 jurados e seis suplentes — tomou posse na passada sexta-feira, após quatro dias de seleção do júri, e começou hoje a participar naquele que é o primeiro julgamento criminal contra um ex-presidente dos EUA.

Trump é acusado de falsificar registos comerciais como parte de um alegado esquema para dissimular histórias que acreditava que poderiam prejudicar a sua campanha presidencial em 2016.

No centro das acusações está um pagamento de cerca de 100 mil euros feito à atriz pornográfica Stormy Daniels por Michael Cohen, ex-advogado de Trump, para evitar que fosse conhecida uma relação extramatrimonial com o empresário.

Os procuradores dizem que Trump dissimulou a verdadeira natureza dos pagamentos falsificando documentos comerciais.

O ex-presidente nega ter tido um encontro sexual com Daniels e os seus advogados argumentam que os pagamentos feitos a Cohen foram despesas legais legítimas, declarando-se inocente de 34 acusações criminais de falsificação de registos comerciais.

Um dos advogados de defesa de Donald Trump concentrou-se durante as declarações iniciais em repetir argumentos colocando em questão a credibilidade de uma das principais testemunhas da acusação: Michael Cohen.

O advogado Todd Blanche forneceu um extenso relato sobre o cadastro criminal de Cohen e sobre o facto de ele já ter sido condenado por mentir sob juramento.

Blanche acusou Cohen de ser “obcecado pelo ex-presidente”, dizendo que “o seu sustento financeiro depende da destruição da reputação de Trump.

“Não se pode tomar uma decisão séria sobre o presidente Trump confiando nas palavras de Michael Cohen”, argumentou Blanche.

Antecipando os prováveis ataques da defesa à sua principal testemunha, o procurador Matthew Colangelo reconheceu o cadastro criminal de Cohen, logo no início do julgamento.

Os advogados de defesa argumentaram ainda que Trump não teve nada a ver com os pagamentos feitos para evitar que histórias sobre a sua vida sexual se tornassem públicas, nas vésperas das eleições presidenciais de 2016.

Blanche questionou em particular a insinuação feita pela acusação de que o pagamento a Stormy Daniels se destinava a tentar influenciar o resultado das eleições presidenciais.

“Não há nada de errado em tentar influenciar uma eleição. Isso chama-se democracia”, concluiu o advogado.

LER MAIS

INTERNACIONAL

RÚSSIA VAI TOMAR MEDIDAS SE A POLÓNIA INSTALAR ARMAS NUCLEARES

Moscovo declarou que vai tomar medidas para garantir a própria segurança se a Polónia acolher armas nucleares, depois de o Presidente polaco ter evocado a possibilidade de instalar esse armamento no país.

Online há

em

Moscovo declarou que vai tomar medidas para garantir a própria segurança se a Polónia acolher armas nucleares, depois de o Presidente polaco ter evocado a possibilidade de instalar esse armamento no país.

“As Forças Armadas vão, naturalmente, analisar a situação e, em qualquer caso, tomar todas as medidas de retaliação necessárias para garantir a nossa segurança”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

O porta-voz do chefe de Estado russo referia-se diretamente às declarações do Presidente polaco Andrzej Duda, que declarou que a Polónia é um país “pronto a aceitar armas nucleares” de países aliados.

Numa entrevista publicada pelo diário polaco “Fakt”, Duda afirmou que “a Rússia está a militarizar cada vez mais Kaliningrado”, o antigo enclave russo que faz fronteira com a Polónia e a Lituânia, e que Moscovo “também tem transferido armas nucleares para a Bielorrússia”.

“Se os nossos aliados decidirem instalar mísseis nucleares no nosso território, estamos preparados”, afirmou.

“Fazemos parte da Aliança do Atlântico Norte e, por conseguinte, temos obrigações nesta matéria, o que significa que aplicamos simplesmente uma política de interesses comuns”, acrescentou.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS