Ligue-se a nós

REGIÕES

BRAGANÇA: SEIS ANOS DE PRISÃO PARA HOMEM TENTOU MATAR A MULHER

Um homem de 57 anos hoje condenado, em Bragança, a seis anos e meio de prisão efetiva, por ter atingido a mulher a tiro, em abril de 2019.

Online há

em

Um homem de 57 anos hoje condenado, em Bragança, a seis anos e meio de prisão efetiva, por ter atingido a mulher a tiro, em abril de 2019.

A sentença foi lida hoje no tribunal de Bragança que condenou o arguido pelos crimes de homicídio qualificado na forma tentativa e posse de arma proibida.

O tribunal não deu como provado o crime de violência doméstica de que tinha sido acusado também pelo Ministério Público.

O agora condenado encontra-se em prisão preventiva desde o dia dos factos, à hora de jantar de 09 de abril de 2019, quando terá disparado uma arma de fogo sobre a mulher de 55 anos, que sobreviveu apesar de ter sido atingida na cabeça.

O homem não compareceu em Tribunal hoje para ouvir a sentença.

O casal de comerciantes, de nacionalidade chinesa, vive em Bragança há quase duas décadas e terá sido na hora do jantar, no dia 09 de abril de 2019, que ocorreu o disparo na sequência de uma alegada discussão entre os dois por questões financeiras, segundo a acusação do Ministério Público.

A mulher foi atingida na cabeça com uma pistola de alarme modificada, de acordo ainda com acusação, e foi hospitalizada, sem correr perigo de vida.

Os dois casaram em 1999 e instalaram-se em Bragança dois anos depois como comerciantes.

A acusação concluiu que as desavenças começaram em 2002 por o arguido apostar dinheiro em jogos.

Segundo descreve, o casal agredia-se de forma mútua, física e verbalmente, mas o arguido valia-se da sua superioridade física “e do ascendente que tinha enquanto marido da ofendida”, e molestava-a de forma mais intensa, “com murros e pontapés, nas zonas do corpo que conseguisse atingir”.

A acusação refere que os filhos do casal, ainda menores, chegaram a presenciar as agressões, que ocorriam maioritariamente em casa, mas também na loja da família.

A mulher terá pedido o divórcio por duas vezes e voltou a ser molestada.

O Ministério Público apurou que, em 2018, os episódios de violência começaram a ser mais constantes, chegando a haver uma ameaça de morte, que deixou a ofendida “com medo”. Um ano depois ocorreu o episódio envolvendo a arma de fogo que desencadeou o julgamento que começou hoje em Bragança.

O Tribunal entendeu que a acusação de violência doméstica não ficou provada, porque os factos foram descritos de forma vaga.

REGIÕES

PORTO: TINO DE RANS CONFIRMA NOVA CANDIDATURA À AUTARQUIA

O calceteiro Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, é candidato à Câmara Municipal do Porto para trazer frescura e movimento à cidade e dar voz às pessoas.

Online há

em

O calceteiro Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, é candidato à Câmara Municipal do Porto para trazer frescura e movimento à cidade e dar voz às pessoas.

“O Porto precisa de movimento, precisa de frescura e é isto que esta candidatura vai trazer”, afirmou Tino de Rans na Estação de São Bento, no Porto, a segurar uma mala de viagem onde se lia o lema da campanha “Porto a Bom Porto”.

O candidato à autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira que não pode recandidatar-se devido à limitação de mandatos, disse pretender ainda dar voz às pessoas, fixar os jovens e respeitar os idosos.

Na sua opinião, o Porto tem coisas “muito importantes”, mas falta-lhe algo simples que é fixar as pessoas na cidade.

“Fico triste quando um concelho com este potencial tem vindo a perder muita gente”, referiu.

Segundo Tino de Rans, é importante criar condições, nomeadamente habitação a preços acessíveis, para fixar os jovens no Porto.

Além disso, acrescentou, é necessário ouvir as pessoas para saber o que estas veem, querem e pensam para a cidade.

“O Porto tem potencial e futuro”, atirou o candidato, de 53 anos.

Tino de Rans, que diz conhecer o Porto muito bem fruto da sua profissão, assumiu que também quer voltar a ver as pessoas felizes com a cidade.

Entretanto, a Direção Política Nacional do Reagir, Incluir e Reciclar (RIR), partido fundado por Tino de Rans, manifestou “enorme surpresa” pela candidatura deste às eleições autárquicas.

O RIR revelou que Tino de Rans nunca apresentou à direção do partido qualquer projeto de candidatura à Câmara do Porto, nem expressou interesse nisso.

Considerando-se “totalmente desrespeitado” pelo fundador do partido, o RIR vincou que “não tem donos, nem pode ficar manietado à vontade e à vaidade do seu fundador”.

Motivo pelo qual irá reunir, a seu tempo, para decidir se apoiará ou não a candidatura de Tino de Rans às eleições autárquicas de 2025.

As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.

LER MAIS

REGIÕES

LEÇA DA PALMEIRA: PERNAS HUMANAS DERAM À COSTA NA PRAIA DO ATERRO

As pernas de um cadáver deram à costa da praia do aterro, em Leça da Palmeira, esta quinta-feira, avançou o Notícias ao Minuto, que cita fonte dos Bombeiros Voluntários de Leixões.

Online há

em

As pernas de um cadáver deram à costa da praia do aterro, em Leça da Palmeira, esta quinta-feira, avançou o Notícias ao Minuto, que cita fonte dos Bombeiros Voluntários de Leixões.

A parte do corpo foi removida do local e enviada para o Instituto de Medicina Legal do Porto para autópsia.

O alerta aos meios de socorro foi dado pelas 13h26.

De acordo com a mesma fonte, estiveram no local os Bombeiros Voluntários de Leixões, a Polícia Marítima e a Polícia Judiciária.

LER MAIS

MAIS LIDAS