NACIONAL
ÁGUA DA “TORNEIRA” COM NOTA MÁXIMA
A água da “torneira” é excelente em Portugal. Nunca a água em Portugal esteve tão segura para beber, revelam os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Pela primeira vez, desde que existem indicadores, a água para abastecimento humano, em Portugal atingiu uma percentagem de água segura na ordem dos 99%.
“Se em 1993 apenas cerca de 50 % da água poderia ser considerada segura, em 2015 o indicador água segura para Portugal continental situa-se nos 98,65 % (98,41 % em 2014), o que revela a consolidação da melhoria da qualidade da água”, pode ler-se no relatório.
A ERSAR adianta que “é no interior do País, com maiores carências de recursos humanos, técnicos e financeiros, que se concentram os incumprimentos”.
No mapa nacional “só” 4 concelhos “apresentam uma percentagem de água segura inferior a 95 %” são eles (a vermelho no mapa) os municípios de Arouca, Sever do Vouga, Trancoso e Alcácer do Sal.
O concelho do Alentejo (Alcácer do Sal) destaca-se por ter tido a pior variação negativa do país (-10,18% face ao relatório passado). Uma situação que está relacionada com as “análises em falta face ao número regulamentar”, embora isso não coloque em causa a qualidade da água para consumo, mostra que o município não está a cumprir todas as regras a que está obrigado.
Para o director do Departamento da Qualidade da Água da ERSAR, Luís Simas, este não tem sido um “comportamento propositado” e por isso desculpa as autarquias que não cumprem todas as análises.
