Ligue-se a nós

REGIÕES

BRAGANÇA: HERNÂNI DIAS (PSD) PEDE NOVA MAIORIA ABSOLUTA

O recandidato do PDS à Câmara de Bragança Hernâni Dias pediu esta quarta-feira uma nova maioria absoluta, para juntar às que o partido soma no concelho onde o poder é social-democrata há 24 anos.

Online há

em

O recandidato do PDS à Câmara de Bragança Hernâni Dias pediu esta quarta-feira uma nova maioria absoluta, para juntar às que o partido soma no concelho onde o poder é social-democrata há 24 anos.

Hernâni Dias concorre a um terceiro mandato e afirmou esta quarta-feira à Lusa que quer novamente uma maioria absoluta no domingo e que é o que tem pedido às gentes do concelho durante a campanha eleitoral que entrou na reta final.

“Obviamente que sim” é a resposta do candidato à pergunta sobre se almeja um resultado idêntico ao que se tem repetido desde as autárquicas de 1997 e Hernâni Dias garante que o que tem observado no contacto com a população, tanto na cidade como meio rural, lhe dá “ânimo e alento”.

“É isso que eu tenho pedido às gentes do concelho, que nos deem oportunidade, com uma vitória expressiva, de continuarmos a gerir bem os destinos do município”, concretizou.

Às críticas dos adversários políticos sobre investimentos em ciclovias e nas avenidas e circular interior da cidade em detrimento das aldeias, Hernâni Dias responde que os autarcas cumprem orientações de Bruxelas e admite que nem sempre concorda com elas.

“O processo deveria ser inverso, deviam [a União Europeia] ouvir aquilo que são as nossas necessidades e depois tentar ajustar, com regras bem definidas, essas necessidades àquilo que são os programas de financiamento da União Europeia”, preconizou.

O candidato confessou que, enquanto presidente da câmara, seguiu orientações de Bruxelas para investimentos que “provavelmente poderão não responder de forma efetiva àquilo que são as necessidades” locais, algumas das quais vão ficando para trás.

Hernâni Dias justificou que o fez “para evitar perder verbas da União Europeia”, mas afirmou que é “mentira” o argumento dos adversários de que o dinheiro aplicado na cidade poderia servir para fazer saneamento básico nas aldeias ou “outra coisa qualquer noutro sítio”.

“Não há hipótese de transferir verbas que vêm para a mobilidade ou para a reabilitação urbana ou até para a área social para outros programas que não estão financiados. Nesse contexto, definimos obras que eram importantes para a cidade”, declarou.

A Lusa acompanhou esta quarta-feira o cabeça-de-lista do PSD numa arruada pela cidade de Bragança, durante a qual, entre música e cânticos da JSD, foi cumprimentando e ouvindo os cidadãos com quem se cruzava.

O candidato ouviu a preocupação de Maria do Carmo com o marido que ficou invisual e que nas últimas eleições não pôde votar porque o impediram de o fazer acompanhado e sozinho não conseguia, pois não há boletins de voto em braille.

“Não há nenhuma razão para o seu marido não votar. Os invisuais têm obrigatoriamente que ir acompanhados”, esclareceu o candidato.

Além de Hernâni Dias do PSD, são candidatos à presidência da Câmara de Bragança Jorge Gomes do PS, António Morais da CDU, André Xavier do Bloco de Esquerda, Paula Vieira do CDS-PP e Carlos Silvestre pelo Chega.

REGIÕES

AMARANTE: DOIS HOMENS DETIDOS POR SUSPEITA DE ROUBO DE AUTOMÓVEIS

A GNR de Amarante deteve, no sábado, dois homens suspeitos da prática de crimes relacionados com automóveis, incluindo furtos e burla informática, tendo sido possível recuperar duas viaturas, informou esta quinta-feira a autoridade.

Online há

em

A GNR de Amarante deteve, no sábado, dois homens suspeitos da prática de crimes relacionados com automóveis, incluindo furtos e burla informática, tendo sido possível recuperar duas viaturas, informou esta quinta-feira a autoridade.

Em comunicado, a GNR refere que os suspeitos, de 29 e 34 anos, terão furtado e usado veículos, além de alegada prática de burla informática e falsificação de matrículas.

As viaturas terão sido furtadas em várias localidades do norte e centro do país.

Durante a ação de investigação, apurou-se que os suspeitos atuavam principalmente em locais junto a igrejas e cemitérios, aproveitando a ausência das pessoas nas horas dos cultos”, lê-se na informação.

Os militares realizaram duas buscas domiciliárias e duas em veículos, resultando na apreensão e recuperação de diverso material, nomeadamente quatro viaturas.

Dois desses automóveis tinham sido furtados nos dias 15 de outubro e 10 de dezembro de 2023, nas localidades de Vidago (Chaves, distrito de Vila Real) e Sever do Vouga (distrito de Aveiro), respetivamente.

A GNR também apreendeu três telemóveis, seis chapas de matrículas falsas, artigos de vestuário, diversos documentos, duas máquinas fotográficas, uma caixa de ferramentas, um saco com raquetes de ténis, vinte baterias, duas coleiras de animais, uma catana e 100 euros em dinheiro.

Além dos homens detidos, foi constituído arguido um terceiro suspeito, de 44 anos.

O arguido de 34 anos vai aguardar o decurso do processo judicial em prisão preventiva até colocação de pulseira eletrónica.

Ao suspeito de 29 anos foi decretada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial da área de residência e proibição de contactos com os demais arguidos.

LER MAIS

REGIÕES

AUTOESTRADAS: PARLAMENTO APROVA O FIM DAS PORTAGENS NAS EX-SCUT

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Online há

em

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Nas votações deste projeto, PSD e CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se.

Depois de um debate tenso e com muitas trocas de acusações, acabou por ser aprovada a iniciativa do PS para eliminar as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior (ex-SCUT) ou onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança, seguindo agora para o processo de especialidade.

A proposta do PS pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS