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VILA REAL: CDU ALERTA PARA OS ATROPELOS AOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

A candidatura da CDU à Câmara de Vila Real, encabeçada por Alexandre Coelho, fez esta terça-feira campanha na zona industrial para alertar para os atropelos aos “direitos dos trabalhadores” que se intensificaram com a “desculpa da pandemia”.

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A candidatura da CDU à Câmara de Vila Real, encabeçada por Alexandre Coelho, fez esta terça-feira campanha na zona industrial para alertar para os atropelos aos “direitos dos trabalhadores” que se intensificaram com a “desculpa da pandemia”.

“A CDU está onde sempre esteve, junto dos trabalhadores”, afirmou à agência Lusa o candidatado à presidência da Câmara de Vila Real pela coligação PCP/PEV.

A ação de campanha passou pela fábrica da Continental Advanced Antenna Portugal, instalada na zona industrial de Vila Real, que produz antenas para veículos e é uma das maiores empregadoras privadas do distrito transmontano.

A CDU aproveitou a hora de mudança de turno para distribuir o manifesto eleitoral pelos trabalhadores.

“Queremos trazer para a primeira linha aquilo com que sempre nos batemos. Com a desculpa da pandemia, grandes empresas fizeram o atropelo dos contratos de trabalho, empresas que entraram em lay-off e obrigaram trabalhadores a meterem férias”, afirmou, sem concretizar nomes de empresas.

Alexandre Coelho apontou as suas críticas “aos grandes capitais que lucram à custa do trabalhador” e deu ainda como exemplo situações em que funcionários que “não querem meter férias e tem de ir trabalhar num outro dia à escolha” da entidade patronal.

“Em dias que melhor dê jeito à empresa, no horário que melhor dê jeito à empresa e têm que vir cumprir o seu horário e tudo isso é um atropelo tremendo à democracia””, sustentou.

E afirmou ainda que a pandemia de Covid-19 “não é desculpa para haver atropelos dos direitos dos trabalhadores” e “muito menos dos seus contratos, dos lugares de trabalho e das suas funções”.

“Estamos sempre junto dos trabalhadores e é assim que iremos estar independentemente dos resultados do 26. Podem contar que a CDU continuará a lutar pelos trabalhadores”, salientou.

A zona industrial é servida pelos transportes públicos urbanos, mas, segundo o candidato, o mesmo não acontece com o Parque de Ciência e Tecnologia — Regia Douro Park, onde estão instaladas várias empresas e também o centro de vacinação contra a covid-19.

“Esse centro de vacinação é benéfico para a população, agora, não no local e nas condições em que está. O que quero dizer é que as pessoas sem transporte privado para virem tomar a sua vacina têm que pedir boleia ou vir de táxi”, afirmou.

Isto porque, acrescentou, os autocarros não passam no Regia.

“Mais grave são os trabalhadores que não podem aceitar contratos de trabalho por esse mesmo motivo. São pessoas que não têm transporte pessoal e sabem que, principalmente ao fim de semana, estão impedidos de trabalhar por turnos e de virem para cá”, salientou.

Por isso, a CDU defende a “retificação das linhas de transportes públicos no concelho e os horários também” que “não se coadunam com as necessidades da população”.

Os candidatos à presidência da Câmara de Vila Real nas eleições autárquicas de domingo são Rui Santos, atual presidente que se recandidata pelo PS, Luís Tão (PSD/CDS-PP/Aliança), Luís Santos (BE), Alexandre Coelho (CDU) e Sérgio Ramos (Chega).

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PORTO: CRIANÇAS PEDALAM POR MELHORES CONDIÇÕES PARA O USO DA BICICLETA

A “Kidical Mass”, uma massa crítica de crianças que reivindica melhores condições cicloviárias, atravessará, no sábado, o Porto e Matosinhos para “mostrar a bicicleta como alternativa” de mobilidade e por melhores infraestruturas, incluindo na Avenida da Boavista.

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A “Kidical Mass”, uma massa crítica de crianças que reivindica melhores condições cicloviárias, atravessará, no sábado, o Porto e Matosinhos para “mostrar a bicicleta como alternativa” de mobilidade e por melhores infraestruturas, incluindo na Avenida da Boavista.

“A ‘Kidical Mass’ tem um foco principal nas crianças e jovens. No entanto, ela é inspirada noutro movimento mais alargado, que é a Massa Crítica, a ‘Critical Mass’ [em inglês], que já é um movimento mais antigo e que passa por um trajeto em bicicleta, em grupo, com o objetivo de dar visibilidade a quem utiliza a bicicleta, mostrar a bicicleta como alternativa, e reivindicar direitos para quem se quer deslocar dessa forma”, explica à Lusa Vera Diogo, uma das organizadoras.

Segundo a também presidente da associação MUBi — Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, “as crianças são também residentes das cidades e não têm o mínimo de possibilidades de ter usufruto da cidade da forma que merecem e que precisam“.

“Não têm condições de segurança, não têm espaços verdes suficientes, não têm possibilidade de se deslocar de bicicleta ou a pé sem acompanhamento porque temos as velocidades que temos nas nossas ruas e não temos infraestrutura suficiente, até para andar a pé, e ainda menos para andar de bicicleta”, descreve.

Vera Diogo vinca que as crianças “já são pessoas hoje”, e apesar de estarem “a ser preparadas continuamente para o futuro, já têm necessidades e direitos”, um dos quais à circulação na via pública.

“Tendo em conta a fase da vida em que estão, uma fase muito importante de desenvolvimento, o facto de não terem um mínimo de atividade física tem grandes consequências”, pelo que a “atividade física e mesmo o contacto com o ambiente exterior, com os elementos naturais, faz muita diferença a nível de desenvolvimento e de estabilidade emocional dos miúdos”, diz.

As principais reivindicações, semelhantes às dos adultos que tentam andar de bicicleta no Porto, “passam por haver infraestrutura segura, rotas seguras para as escolas, redução das velocidades nas localidades a 30 quilómetros por hora“, no fundo “medidas que permitam proteger e promover formas de deslocações mais ativas, particularmente nestas faixas etárias e nos contextos à volta das escolas”.

No sábado, pelas 15h00, os comboios ciclistas partem do Porto (Praça da República) e de Matosinhos (Escola Fernando Pinto de Oliveira), e terminam no Parque da Cidade, onde haverá “um piquenique, um convívio, umas brincadeiras para os miúdos”.

Para quem começa no Porto, o percurso será feito através da Avenida da Boavista, cujas obras para receber o “metrobus” são alvo de críticas por parte dos utilizadores de bicicleta e consideradas anacrónicas.

“É um retrocesso em toda a medida, porque não só não se vai completar a ciclovia que estava planeada estar em toda a avenida, como se vai cortar um troço daquela que existe, e vai-se colocar um novo meio de transporte que (…) não vai retirar nenhum espaço ao automóvel”, afirma Vera Diogo à Lusa.

Em causa está o facto de na parte nascente da Avenida da Boavista não existir qualquer ciclovia e continuarem duas faixas para automóvel em cada sentido — além do canal do “metrobus” — fazendo com que o ambiente para os automobilistas possa ficar “mais convidativo à velocidade”.

“O que está a ser feito, nesta altura do campeonato, em 2024… não passa pela cabeça de ninguém que uma cidade esteja a fazer isto, a retroceder em vez de avançar em condições para a mobilidade ativa. Não faz sentido nenhum“, contesta Vera Diogo, admitindo que “o facto da Massa Crítica de crianças passar ali é simbólico”.

A responsável lembra que naquela zona “há bastantes comunidades educativas que poderiam usufruir muito da ciclovia, já para não falar de todas as deslocações até à praia, que é uma ligação importante entre o Porto e Matosinhos”.

“É mesmo um ‘tiro no pé’. Não se percebe como é que estas decisões são tomadas”, assinala.

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AMARANTE: DOIS HOMENS DETIDOS POR SUSPEITA DE ROUBO DE AUTOMÓVEIS

A GNR de Amarante deteve, no sábado, dois homens suspeitos da prática de crimes relacionados com automóveis, incluindo furtos e burla informática, tendo sido possível recuperar duas viaturas, informou esta quinta-feira a autoridade.

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A GNR de Amarante deteve, no sábado, dois homens suspeitos da prática de crimes relacionados com automóveis, incluindo furtos e burla informática, tendo sido possível recuperar duas viaturas, informou esta quinta-feira a autoridade.

Em comunicado, a GNR refere que os suspeitos, de 29 e 34 anos, terão furtado e usado veículos, além de alegada prática de burla informática e falsificação de matrículas.

As viaturas terão sido furtadas em várias localidades do norte e centro do país.

Durante a ação de investigação, apurou-se que os suspeitos atuavam principalmente em locais junto a igrejas e cemitérios, aproveitando a ausência das pessoas nas horas dos cultos”, lê-se na informação.

Os militares realizaram duas buscas domiciliárias e duas em veículos, resultando na apreensão e recuperação de diverso material, nomeadamente quatro viaturas.

Dois desses automóveis tinham sido furtados nos dias 15 de outubro e 10 de dezembro de 2023, nas localidades de Vidago (Chaves, distrito de Vila Real) e Sever do Vouga (distrito de Aveiro), respetivamente.

A GNR também apreendeu três telemóveis, seis chapas de matrículas falsas, artigos de vestuário, diversos documentos, duas máquinas fotográficas, uma caixa de ferramentas, um saco com raquetes de ténis, vinte baterias, duas coleiras de animais, uma catana e 100 euros em dinheiro.

Além dos homens detidos, foi constituído arguido um terceiro suspeito, de 44 anos.

O arguido de 34 anos vai aguardar o decurso do processo judicial em prisão preventiva até colocação de pulseira eletrónica.

Ao suspeito de 29 anos foi decretada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial da área de residência e proibição de contactos com os demais arguidos.

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