O Benfica defronta hoje o AC Milan, no estádio de San Siro, em partida a contar para a jornada inaugural da Liga Europa. A equipa orientada por Marco Silva procura quebrar um enguiço histórico frente ao conjunto italiano, contra o qual regista quatro derrotas e dois empates em seis jogos oficiais já disputados nas competições europeias.
O Sport Lisboa e Benfica desloca-se esta quarta-feira, 16 de setembro de 2026, à cidade de Milão para defrontar o AC Milan no estádio de San Siro. A partida insere-se na jornada de abertura da fase de liga da edição 2026/2027 da Liga Europa. Este duelo constitui o sétimo encontro oficial entre as duas formações, marcando a estreia de ambos os clubes em confrontos diretos na segunda principal competição da UEFA, depois de os seis embates anteriores terem ocorrido na Taça dos Campeões Europeus e na Liga dos Campeões.
O historial desportivo evidencia uma clara desvantagem para a equipa portuguesa. Nos seis jogos já realizados contra o conjunto transalpino, o Benfica somou quatro derrotas e dois empates, procurando agora o primeiro triunfo da sua história face a este oponente. O passado partilhado por ambos os clubes regista duas finais da principal prova de clubes do continente. A 22 de maio de 1963, no Estádio de Wembley, o Benfica de Fernando Riera adiantou-se com um golo de Eusébio aos 19 minutos, mas José Altafini garantiu a vitória italiana por 2-1 com tentos aos 58 e 66 minutos.
Mais tarde, a 23 de maio de 1990, no Estádio Prater, em Viena, o Benfica orientado por Sven-Göran Eriksson e contando com jogadores como Aldair, Ricardo Gomes ou Mats Magnusson, voltou a perder, desta feita por 1-0, com o golo a ser apontado pelo neerlandês Frank Rijkaard aos 68 minutos. Marco Silva, atual treinador dos encarnados, reiterou o objetivo de conquistar os 3 pontos.

