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PORTO: TÚNEL DE SANTO OVÍDIO VAI FECHAR 18 MESES DEVIDO A OBRAS DO METRO

A circulação no túnel de Santo Ovídio, em Gaia, vai ser interrompida a partir de 02 de novembro, por um período de 18 meses, devido às obras de prolongamento da Linha Amarela do Metro do Porto, foi hoje anunciado.

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A circulação no túnel de Santo Ovídio, em Gaia, vai ser interrompida a partir de 02 de novembro, por um período de 18 meses, devido às obras de prolongamento da Linha Amarela do Metro do Porto, foi hoje anunciado.

A informação foi avançada pelo presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, durante uma visita à futura estação Manuel Leão, uma das três previstas no âmbito do projeto de prolongamento da Linha Amarela entre Santo Ovídio e Vila d’Este, cujas obras tiveram início em março e têm conclusão prevista para dezembro de 2023.

“Este é um momento importante para nós, porque na próxima semana, no dia 02 de novembro, vamos proceder ao encerramento do túnel de Santo Ovídio, porque vamos avançar com a ligação da Estação de Santo Ovídio atual”, indicou aquele responsável, em declarações aos jornalistas.

A interrupção da circulação no túnel visa a construção do viaduto de acesso à Linha Amarela, obra que vai durar um ano e meio.

Aos jornalistas, Tiago Braga deixou claro que não havia alternativa ao corte do túnel de Santo Ovídio, quer por razões técnicas, quer por razões de segurança.

“Apelamos a alguma paciência. (…) Não havia outra alternativa. Para fazermos esta ligação tínhamos mesmo de ocupar aquele espaço quer por questões técnicas – nós vamos construir uma laje paralela à laje existente, porque vamos alargar aquele canal –, quer por questões de segurança, que impediriam qualquer tipo de utilização junto do túnel”, esclareceu.

Assumindo o compromisso de tudo fazer para encurtar o prazo previsto para esta empreitada, o responsável lembrou que não há obras sem constrangimentos, mas sublinhou que no final “as coisas ficaram muito melhores para todos os utilizadores” e para o ambiente, ao contribuir para a descarbonização.

Tiago Braga adiantou ainda que o túnel será aberto assim que houver condições técnicas e de segurança.

“A nossa previsão, neste momento, são 18 meses, [mas] tudo faremos para encurtar esse período. Assim que houver condições técnica e de segurança para abrir o túnel, nós assim o faremos”, disse.

Também o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, sublinhou a inevitabilidade destes constrangimentos, assumindo desde já que as vias de acesso alternativas vão ficar “sobrecarregadas”.

“O que se pode esperar é alguma confusão adicional. O túnel de Santo Ovídio já nos retirava cerca de 40 mil carros da rotunda diariamente e, portanto, agora essa distribuição vai se fazer sempre com ónus. Vai sobrecarregar o IC23, vai sobrecarregar a A44, vai sobrecarregar as nacionais, nomeadamente a Nacional 1”.

O autarca adiantou ainda que foram reforçados o transporte público e o policiamento, na medida em que, “em condições normais, a rotunda de Santo Ovídio é também zona para alguns excessos de estacionamento indevidos e até de paragem de autocarros”.

“Vamos cingir isto aos transportes públicos e pedir a compreensão de todos”, disse.

A circulação rodoviária no túnel de Santo Ovídio está já condicionada desde 18 de outubro, dia em que foi suprimida uma faixa de rodagem no sentido norte.

Fazendo um ponto de situação dos trabalhos, Tiago Braga indicou ainda que, nesta altura, as obras de prolongamento da Linha Amarela estão “em velocidade cruzeiro”, prevendo-se que ainda esta semana iniciem os trabalhos “do embocamento sul, em frente à [futura] estação do Hospital de Gaia”.

Salientando que está a ser cumprido, de uma forma global, o plano traçado para a empreitada de expansão desta linha, o presidente da Metro do Porto afirmou ser intenção ter a “operação concluída a 31 de dezembro de 2023”.

“A nossa previsão e intenção continua a ser claramente o 31 de dezembro de 2023, é esse o nosso compromisso. Haverá uma fase de pré-operação, eu diria que no início de 2024, quando digo início falo em janeiro, a linha estará em condições de ser utilizada comercialmente”, afirmou.

O valor desta empreitada, adjudicada ao consórcio Ferrovial/ACA, é de 98,9 milhões de euros.

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AMARANTE: DOIS HOMENS DETIDOS POR SUSPEITA DE ROUBO DE AUTOMÓVEIS

A GNR de Amarante deteve, no sábado, dois homens suspeitos da prática de crimes relacionados com automóveis, incluindo furtos e burla informática, tendo sido possível recuperar duas viaturas, informou esta quinta-feira a autoridade.

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A GNR de Amarante deteve, no sábado, dois homens suspeitos da prática de crimes relacionados com automóveis, incluindo furtos e burla informática, tendo sido possível recuperar duas viaturas, informou esta quinta-feira a autoridade.

Em comunicado, a GNR refere que os suspeitos, de 29 e 34 anos, terão furtado e usado veículos, além de alegada prática de burla informática e falsificação de matrículas.

As viaturas terão sido furtadas em várias localidades do norte e centro do país.

Durante a ação de investigação, apurou-se que os suspeitos atuavam principalmente em locais junto a igrejas e cemitérios, aproveitando a ausência das pessoas nas horas dos cultos”, lê-se na informação.

Os militares realizaram duas buscas domiciliárias e duas em veículos, resultando na apreensão e recuperação de diverso material, nomeadamente quatro viaturas.

Dois desses automóveis tinham sido furtados nos dias 15 de outubro e 10 de dezembro de 2023, nas localidades de Vidago (Chaves, distrito de Vila Real) e Sever do Vouga (distrito de Aveiro), respetivamente.

A GNR também apreendeu três telemóveis, seis chapas de matrículas falsas, artigos de vestuário, diversos documentos, duas máquinas fotográficas, uma caixa de ferramentas, um saco com raquetes de ténis, vinte baterias, duas coleiras de animais, uma catana e 100 euros em dinheiro.

Além dos homens detidos, foi constituído arguido um terceiro suspeito, de 44 anos.

O arguido de 34 anos vai aguardar o decurso do processo judicial em prisão preventiva até colocação de pulseira eletrónica.

Ao suspeito de 29 anos foi decretada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial da área de residência e proibição de contactos com os demais arguidos.

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AUTOESTRADAS: PARLAMENTO APROVA O FIM DAS PORTAGENS NAS EX-SCUT

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

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O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Nas votações deste projeto, PSD e CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se.

Depois de um debate tenso e com muitas trocas de acusações, acabou por ser aprovada a iniciativa do PS para eliminar as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior (ex-SCUT) ou onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança, seguindo agora para o processo de especialidade.

A proposta do PS pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

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