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CLUBE ESCAPE LIVRE ABRE ROTA TURÍSTICA ENTRE MIRANDA DO DOURO E A GUARDA

O Clube Escape Livre inaugurou hoje uma rota turística através da Estrada Nacional 221 (EN 221) que liga as cidades de Miranda do Douro e da Guarda e que atravessa seis concelhos do Douro Superior e da Beira Interior.

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O Clube Escape Livre inaugurou hoje uma rota turística através da Estrada Nacional 221 (EN 221) que liga as cidades de Miranda do Douro e da Guarda e que atravessa seis concelhos do Douro Superior e da Beira Interior.

“Aideia desta rota passa por unir estes seis concelhos ao nível das suas tradições culturais ou dos seus monumentos e dar a conhecer todo o seu potencial paisagístico, já que ao longo deste percurso existe uma excelente rota de miradouros, principalmente, no troço de estrada que serpenteia do rio Douro”, explicou à Lusa Luís Coelho, diretor criativo do Clube Escape Livre.

Outro dos objetivos desta nova rota turística da EN 211 passa por promover o potencial gastronómico dos seis concelhos que constituem este percurso que une dois territórios com “características singulares”.

“Todas as informações para quem pretenda percorrer a rota turística da EN 221 estão disponíveis no sítio escapelivre.com, e quem o entender poderá descarregar os mapas dos percursos nos telemóveis para seguir a rota do princípio ao fim”, explicou o responsável pelo clube automóvel.

A rota turística abrange os municípios de Miranda do Douro [onde fica o marco do quilómetro 0], Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, e Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Guarda, no distrito da Guarda, com uma extensão de cerca de 184 quilómetros.

Na cerimónia de abertura desta rota marcaram presença os responsáveis autárquicos dos seis concelhos que fazem parte da Rota da EN 221, que destacaram por unanimidade as belezas naturais e o potencial turístico de todo o percurso.

“Ter em Miranda do Douro o quilómetro 0 deste percurso é algo magnífico. Hoje, tenho a certeza de que vamos dar início a um percurso que vai projetar esta rota do interior para um patamar superior. Se tivermos em conta que esta rota da EN 221 atravessa seis municípios, também chama a atenção para as vicissitudes de cada um dos conselhos e para o que temos de magnífico em cada um deles”, vincou a autarca de Miranda do Douro, Helena Barril, que foi a anfitriã da cerimónia inaugural desta nova rota turística.

Por seu lado, o presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura, disse que cada vez mais as pessoas procuram este tipo de oferta turística.

“A EN 221 é uma estrada com muitas especificidades e com características únicas, com a ligação à Estrada Nacional (EN 2) que atravessa Portugal de norte a sul”, enfatizou o autarca beirão.

Este percurso tem ainda “grande potencial” no campo ecoturístico, já que atravessa três região vitivinícolas de Trás-os-Montes, Douro e Beira Interior e um conjunto de aldeias históricas.

A rota da EN 221 hoje lançada pelo Clube Escape Livre, que tem sede na Guarda, insere-se no projeto das “Rotas de Portugal”, que envolve as principais Estradas Nacionais que estão relacionadas com a cidade mais alta do país.

Este Clube também já havia inaugurado a rota turística da Estrada Nacional 18 (EN18) entre Guarda e Ervidel (Alentejo) que está integrada no projeto “Rotas de Portugal” e pretende atrair turistas para o território.

A rota “EN18 – Da Serra à Planície” pretende levar os turistas a percorrer os 388 quilómetros de extensão da EN18, que é “a segunda Estrada Nacional mais extensa do país”.

Outro dos percursos turísticos anunciados é a ligação através da Estrada Nacional (EN 17) que começa em Coimbra e termina em Celorico da Beira, no distrito da Guarda.

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PÓVOA DE VARZIM: LIPOR ABRE NOVO EQUIPAMENTO PARA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS VERDES

A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

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A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

A infraestrutura, localizada na freguesia de Laúndos, servirá como um parque de compostagem de resíduos verdes, provenientes da recolha seletiva, que serão transformados numa espécie de adubo que pode ser utilizado como corretivo agrícola.

O equipamento, que representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, apoiado por fundos comunitários, insere-se na estratégia de valorização orgânica de biorresíduos, recolhidos seletivamente, e pretende contribuir para o cumprir da meta de preparação para reutilização e reciclagem, que em 2030 terá de atingir 60% do total de resíduos produzidos.

“Este tipo de infraestrutura já existe muito em França e nos Países Baixos, mas será a primeira de algumas que a Lipor pretende construir. Neste momento, a fábrica, em Ermesinde [Valongo], não consegue valorizar estes resíduos verdes, e com este parque estamos a contribuir para a melhoria do ambiente”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

O autarca e também administrador da Lipor explicou que o parque vai aceitar, por exemplo, resíduos de jardins e outros materiais orgânicos, e que, através de um processo de compostagem, vai transformá-los em adubos que serão distribuídos gratuitamente à população.

“A recolha dos resíduos será feita através dos sacos que já existem para a recolha seletiva na cidade, ou, caso se tratem de profissionais, podem ser depositados no local. Depois de tratados, esses resíduos dão lugar a um adubo que qualquer um pode levantar, gratuitamente, para aplicar nos seus jardins”, explicou Aires Pereira.

O Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos terá uma capacidade estimada de 8.000 toneladas por ano de resíduos verdes provenientes de recolha seletiva dos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, prevendo-se a produção de mais de 2.000 tonelada por ano de composto.

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ALTO MINHO: EMPRESÁRIOS CONGRATULAM-SE COM FIM DE PORTAGENS NA A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

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A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

A proposta do PS, aprovada na quinta-feira, pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

A proposta aprovada, na quinta-feira, na generalidade – que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros – entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.

Esta sexta-feira, em comunicado, a CEVAL, que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo que empregam mais de 19.000 trabalhadores, sublinha que a decisão “cumpre um velho anseio de transformar o Alto Minho mais competitivo”.

“Fez-se justiça para com o Alto Minho, pois sempre nos mostrámos contra a existência de pórtico junto à zona industrial do Neiva, em Viana do Castelo. Sempre quisemos a eliminação do pórtico para nunca empurrar o problema para o concelho vizinho de Esposende e, depois de tanta luta, finalmente houve uma aprovação que, assim que se concretizar, virá impulsionar o desenvolvimento reforçando a competitividade deste território”, defende o presidente da CEVAL, Luís Ceia, citado na nota.

Segundo a CEVAL, “o Alto Minho perdeu capacidade competitiva com a introdução de portagens nesta ex-SCUT (vias sem custo para o utilizador), em 2011, que obrigou as empresas e empresários a reinventarem-se em busca de soluções para fazer face às dificuldades”.

“Os constrangimentos causados pela existência do pórtico do Neiva sempre foram muitos, condicionando a mobilidade de quem diariamente precisa circular na A28 e, obrigando as empresas a maiores despesas de deslocação, uma vez que esta é uma via de comunicação essencial para Viana do Castelo, sem que existam outras vias capazes de facilitar as deslocações rodoviárias”.

A CEVAL espera que “a medida possa ser aplicada o quanto antes para que seja reposta a justiça que este território merece”.

Desde a implementação da cobrança de portagens, a luta pela sua eliminação tem mobilizado movimentos cívicos e partidos políticos, e resultou, em 2021, por proposta do PSD, na aplicação de um desconto de 50% no valor da taxa.

Em fevereiro de 2020, uma recomendação do BE ao Governo para a abolição do pagamento de portagens na Autoestrada 28 (A28), entre Viana do Castelo e o Porto, foi chumbada no parlamento, com os votos contra do PS.

PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberam abstiveram-se, enquanto BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

A eliminação ou relocalização do pórtico de Neiva da A28, outra batalha de empresários, autarquias e partidos políticos, ganhou forma de recomendação ao Governo, também em 2021, após a aprovação de um projeto de resolução do PSD.

Já antes, em 2017, a petição “Pela eliminação do pórtico de Neiva, pórtico 4 da A28, entre Neiva e Darque”, promovida pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), falhou o objetivo.

Situado junto à zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo, aquele pórtico tem sido considerado um entrave à atividade empresarial do distrito.

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