ARTE & CULTURA
EUNICE MUÑOS HOMENAGIADA
A atriz Eunice Muñoz, de 88 anos, é homenageada hoje, no Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, onde se estreou há 75 anos, participando numa conversa, na sala Garrett, com o ator e encenador Diogo Infante, com quem contracenou várias vezes. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !
A atriz Eunice Muñoz, de 88 anos, é homenageada hoje, no Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, onde se estreou há 75 anos, participando numa conversa, na sala Garrett, com o ator e encenador Diogo Infante, com quem contracenou várias vezes.
“Eunice Muñoz — Uma lição de 75 anos de carreira” é o título desta iniciativa marcada para as 18:00, à qual assiste, entre outras personalidades, como colegas e amigos, o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, ex-presidente do conselho de administração do TNDM, anunciou este teatro.
A esta conversa assistem também alunos de teatro, e será anunciada a data do regresso da atriz ao palco do Rossio, na próxima temporada de 2016/17, segundo fonte do TNDM.
Eunice Muñoz, nascida na Amareleja, no Baixo Alentejo, no seio de uma família de atores, estreou-se no TNDM no dia 28 de novembro de 1941, fazendo parte do elenco da peça “Vendaval”, de Virgínia Vitorino (1895-1967), com encenação de Amélia Rey Colaço e Robles Monteiro.
Em 2012, estava previsto a atriz subir ao palco do Nacional com “Comboio da madrugada”, de Tennessee Willians, numa encenação de Carlos Avillez, ainda no âmbito das celebrações dos seus 70 anos de carreira, que se iniciaram em 2011, ano em que estreou esta peça no Teatro Experimental de Cascais (TEC). Por questões de saúde, uma queda que a atriz deu, a peça foi cancelada.
Este ano, Eunice Muñoz foi anunciada para protagonizar a peça “As árvores morrem de pé”, de Alejandro Casona, numa encenação de Filipe la Feria, com quem já trabalhara em “Passa por mim no Rossio” e “A casa do lago”, mas, por razões de saúde, a atriz não pôde atuar, mantendo a sua participação na telenovela “A Impostora”, atualmente em exibição diária na TVI.
Eunice Muñoz protagonizou várias peças, no TNDM, desde a sua reabertura, em 1978, após o incêndio de 1964, designadamente, nesse mesmo ano – 1978 -, no “Auto da geração humana”, sobre Gil Vicente.
No TNDM, ao longo das décadas seguintes, interpretou dramaturgos como Sttau-Monteiro (“Felizmente há luar”), Raul Brandão (“O gebo e a sombra”), García Lorca (“A casa de Bernarda Alba”), Paul Claudel (“O Anúncio Feito a Maria”), Jean-Paul Sartre (“As troianas”), Bertold Brecht (“Mãe Coragem e os Seus Filhos”), Herman Broch (“Zerlina”), Agustina Bessa-Luís (“As fúrias”), Lídia Jorge (“A maçon”), Maria Velho da Costa (“Madame”), Filipe La Féria (“Passa por mim no Rossio”).
Entre as várias distinções, em 2011, Eunice Muñoz recebeu, no dia 28 de novembro, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, entregue pelo então Presidente da república, Aníbal Cavaco Silva.
LUSA
ARTE & CULTURA
PAUL MCCARTNEY PEDE AO GOVERNO PARA PROTEGER ARTISTAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O ex-Beatle Paul McCartney apelou hoje ao Governo britânico para reforçar a proteção dos artistas contra a inteligência artificial (IA), numa altura em que o executivo considera uma reforma da lei dos direitos de autor.
O ex-Beatle Paul McCartney apelou hoje ao Governo britânico para reforçar a proteção dos artistas contra a inteligência artificial (IA), numa altura em que o executivo considera uma reforma da lei dos direitos de autor.
Numa entrevista à BBC, o cantor e compositor britânico, de 82 anos, alertou que os músicos podem ser “despojados” das suas criações e voltou a criticar o projeto do Governo trabalhista que prevê alterações à legislação sobre direitos de autor.
Entre as propostas está “uma exceção aos direitos de autor” para treinar modelos de IA com fins comerciais, cujo projeto ofereceria aos criadores a possibilidade de “reservar os seus direitos”.
Paul McCartney, que manteve uma carreia praticamente a solo após a dissolução oficial dos Beatles, em 1970, sustenta que, com essa reforma, os artistas perderão o controlo sobre as suas obras.
“Os jovens podem escrever uma bela canção, mas podem acabar por não ser os proprietários dela”, disse.
Pior ainda, “qualquer pessoa poderá apropriar-se dessa canção”, denunciou.
“A verdade é que o dinheiro irá para algum lado. Alguém será pago. Não deverá ser o tipo que escreveu ‘Yesterday’?”, um dos temas mais conhecidos dos The Beatles, composto por Paul McCartney (creditada a Lennon/McCartney), gravada em 1965 para o álbum “Help!”, questionou.
“Se apresentarem um projeto de lei, assegurem-se de que protegem os pensadores e os artistas, caso contrário, não terão o seu apoio. Somos o povo, vocês são o Governo. É suposto que nos protejam. Esse é o vosso trabalho”, reforçou McCartney.
O Governo britânico anunciou que aproveitará o período de consulta pública, que decorre até 25 de fevereiro, para explorar os principais pontos do debate, incluindo a forma como os criadores poderão obter licenças e ser remunerados pela utilização das suas obras.
Questionada sobre estas propostas numa entrevista à BBC, a ministra das Finanças britânica, Rachel Reeves, garantiu que “quer apoiar os artistas” e fará “tudo para que os direitos de autor sejam respeitados”.
Em novembro de 2023, McCartney e Ringo Starr, os membros sobreviventes dos Beatles (George Harrison morreu em novembro de 2001), usaram a IA para extrair a voz de John Lennon, assassinado em 1980 em Nova Iorque, de uma canção inacabada com várias décadas, intitulada “Now and Then”.
“Eu acho que a IA é fantástica e pode fazer muitas coisas incríveis”, admitiu Paul McCartney.
“No entanto, a IA não deve despojar os criadores. Isso não faz sentido”, concluiu.
ARTE & CULTURA
PORTO: SERRALVES RECEBE 37 OBRAS CONTEMPORÂNEAS DA COLEÇÃO DUERCKHEIM
A Fundação de Serralves, no Porto, assinou um acordo para receber em depósito 37 obras de 19 artistas provenientes da Coleção Duerckheim, que prevê ainda a doação de uma peça de Anselm Kiefer à instituição portuguesa.
A Fundação de Serralves, no Porto, assinou um acordo para receber em depósito 37 obras de 19 artistas provenientes da Coleção Duerckheim, que prevê ainda a doação de uma peça de Anselm Kiefer à instituição portuguesa.
Em comunicado, a Fundação de Serralves anunciou que vai receber, neste âmbito, o depósito de peças de Darren Almond, Georg Baselitz, Isaak Brodsky, Roman Buxbaum, Jake e Dinos Chapman, Theaster Gates, Gilbert & George, Antony Gormley, Damien Hirst, Zhang Huan, Stefan Hunstein, Anselm Kiefer, Michael Landy, Mamedov, Haralampi Oroschakoff, Sam Taylor-Wood, Matthias Wähner, Cerith Wyn Evans e Remy Zaugg.
O acordo inclui a doação de “Dat rosa miel apibus”, de Anselm Kiefer.
“É com grande alegria que Serralves recebe em depósito esta extraordinária coleção reunida ao longo de décadas de dedicação à arte pelo Conde Duerckheim. Este é um momento de grande importância para Serralves, e o acordo representa o reconhecimento da capacidade da Fundação para atrair e acolher as maiores coleções internacionais de arte contemporânea”, disse a presidente do conselho de administração da fundação, Ana Pinho, citada no mesmo comunicado.
De acordo com Serralves, o acordo foi possível graças à influência de Nuno Luzio, que deu a ideia ao Conde Christian Duerckheim, algo saudado por ambas as partes.
“Tendo estado fora de Portugal durante mais de 20 anos, Nuno Luzio demonstra o poder da diáspora portuguesa e o bem maior que podem fazer pelo seu país”, afirmou Ana Pinho.
Nascido em 1944 na região alemã da Saxónia, o industrial Christian Duerckheim viveu em Londres na década de 1960 e tornou-se num dos “mais significativos colecionadores da Europa”, como escreveu o jornal britânico The Guardian, em 2013, aquando de uma doação de 34 desenhos de artistas alemães modernos e de mais 60 trabalhos ao British Museum.
Em 2011, Duerckheim vendeu cerca de 80 obras através da leiloeira Sotheby’s por um valor recorde de mais de 100 milhões de libras, segundo notícias publicadas então pela imprensa especializada.
Na altura, ao New York Times, Christian Duerckheim afirmou que sempre quis ver a arte do seu tempo, enquanto alguém interessado em história que ficou obcecado com a arte do seu próprio país depois de ver uma obra de Georg Baselitz em 1970.
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