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AÇORES: ILHA TERCEIRA VAI TER SEIS NOVAS LIGAÇÕES AÉREAS AO ESTRANGEIRO NO VERÃO

A ilha Terceira, nos Açores, terá pelo menos seis ligações diretas ao estrangeiro no verão IATA, cinco das quais para a América do Norte, adiantou hoje à Lusa o vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima.

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A ilha Terceira, nos Açores, terá pelo menos seis ligações diretas ao estrangeiro no verão IATA, cinco das quais para a América do Norte, adiantou hoje à Lusa o vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima.

“São seis destinos diferentes. Nunca a Terceira teve tantas ligações ao exterior num verão IATA [International Air Transport Association]”, avançou o vice-presidente do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), que tutela a Aerogare Civil das Lajes, na ilha Terceira.

Segundo Artur Lima, para além das ligações a Boston (Estados Unidos da América) e Toronto (Canadá), que já estavam confirmadas, pela companhia aérea açoriana Azores Airlines, do grupo SATA, serão realizados também pela mesma transportadora voos diretos a Nova Iorque (EUA) e Montreal (Canadá).

Somam-se a estes uma ligação a Londres, assegurada pela British Airways, que já tinha sido anunciada, e a ligação a Oakland (Estados Unidos) será retomada por uma companhia aérea ainda não revelada.

“Vamos ter um voo pela primeira vez Terceira-Nova Iorque, com ligação ao [aeroporto] JFK e vamos ter outro voo para Montreal, que também é muito interessante”, salientou o governante.

Está ainda a ser trabalhada uma possível ligação a Cabo Verde, em continuidade da rota de Boston.

“A SATA está a trabalhar no sentido de conseguirmos fazer Boston-Terceira-Cabo Verde”, avançou Artur Lima.

O vice-presidente do executivo açoriano adiantou ainda que está previsto um reforço de ligações entre a Terceira e o Porto, no verão, realçando as “oportunidades” que estas ligações trarão para o desenvolvimento turístico da ilha e do grupo central.

“Vai haver um grande novo impulso. Oxalá os empresários tenham capacidade de resposta, se adaptem, e vamos tentar que as coisas corram pelo melhor”, frisou.

Artur Lima salientou que este reforço de ligações para a ilha Terceira decorre de um trabalho conjunto de várias entidades.

“Quero deixar aqui um reconhecimento muito justo à Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, à administração da SATA e à direção da aerogare [das Lajes]. Estas três entidades têm trabalhado em conjunto e o resultado é um resultado que ainda queremos melhorar, mas já é considerável e muito positivo para a ilha Terceira”, apontou.

Um maior aumento de ligações aéreas à ilha Terceira está dependente de obras na Aerogare Civil das Lajes, que já estão planeadas, segundo o vice-presidente do Governo Regional.

“Vamos requalificar a Aerogare Civil das Lajes, para que possamos aumentar o número de portas de embarque, para assim podermos também acolher mais ligações”, afirmou.

O grupo parlamentar do CDS-PP/Açores, partido liderado na região por Artur Lima, congratulou-se hoje, em comunicado de imprensa, com o reforço do número de rotas para a ilha Terceira, alegando que “abrem perspetivas de recuperação para o setor turístico”.

“Confiamos que o verão de 2022 será um marco de viragem nas ligações aéreas para a ilha Terceira, conscientes da importância que a diversificação de rotas tem para a economia da ilha Terceira e dos Açores, nomeadamente para o setor do turismo”, afirmou o deputado centrista Pedro Pinto.

Para além da captação de novos fluxos turísticos, o deputado do CDS-PP considerou que estas rotas serão “um importante elo de ligação dos Açores às suas comunidades emigrantes”.

“São boas notícias para os açorianos e para a companhia aérea [SATA] que necessita de recuperar um pesado passivo financeiro”, frisou.

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PÓVOA DE VARZIM: LIPOR ABRE NOVO EQUIPAMENTO PARA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS VERDES

A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

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A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

A infraestrutura, localizada na freguesia de Laúndos, servirá como um parque de compostagem de resíduos verdes, provenientes da recolha seletiva, que serão transformados numa espécie de adubo que pode ser utilizado como corretivo agrícola.

O equipamento, que representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, apoiado por fundos comunitários, insere-se na estratégia de valorização orgânica de biorresíduos, recolhidos seletivamente, e pretende contribuir para o cumprir da meta de preparação para reutilização e reciclagem, que em 2030 terá de atingir 60% do total de resíduos produzidos.

“Este tipo de infraestrutura já existe muito em França e nos Países Baixos, mas será a primeira de algumas que a Lipor pretende construir. Neste momento, a fábrica, em Ermesinde [Valongo], não consegue valorizar estes resíduos verdes, e com este parque estamos a contribuir para a melhoria do ambiente”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

O autarca e também administrador da Lipor explicou que o parque vai aceitar, por exemplo, resíduos de jardins e outros materiais orgânicos, e que, através de um processo de compostagem, vai transformá-los em adubos que serão distribuídos gratuitamente à população.

“A recolha dos resíduos será feita através dos sacos que já existem para a recolha seletiva na cidade, ou, caso se tratem de profissionais, podem ser depositados no local. Depois de tratados, esses resíduos dão lugar a um adubo que qualquer um pode levantar, gratuitamente, para aplicar nos seus jardins”, explicou Aires Pereira.

O Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos terá uma capacidade estimada de 8.000 toneladas por ano de resíduos verdes provenientes de recolha seletiva dos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, prevendo-se a produção de mais de 2.000 tonelada por ano de composto.

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ALTO MINHO: EMPRESÁRIOS CONGRATULAM-SE COM FIM DE PORTAGENS NA A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

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A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

A proposta do PS, aprovada na quinta-feira, pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

A proposta aprovada, na quinta-feira, na generalidade – que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros – entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.

Esta sexta-feira, em comunicado, a CEVAL, que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo que empregam mais de 19.000 trabalhadores, sublinha que a decisão “cumpre um velho anseio de transformar o Alto Minho mais competitivo”.

“Fez-se justiça para com o Alto Minho, pois sempre nos mostrámos contra a existência de pórtico junto à zona industrial do Neiva, em Viana do Castelo. Sempre quisemos a eliminação do pórtico para nunca empurrar o problema para o concelho vizinho de Esposende e, depois de tanta luta, finalmente houve uma aprovação que, assim que se concretizar, virá impulsionar o desenvolvimento reforçando a competitividade deste território”, defende o presidente da CEVAL, Luís Ceia, citado na nota.

Segundo a CEVAL, “o Alto Minho perdeu capacidade competitiva com a introdução de portagens nesta ex-SCUT (vias sem custo para o utilizador), em 2011, que obrigou as empresas e empresários a reinventarem-se em busca de soluções para fazer face às dificuldades”.

“Os constrangimentos causados pela existência do pórtico do Neiva sempre foram muitos, condicionando a mobilidade de quem diariamente precisa circular na A28 e, obrigando as empresas a maiores despesas de deslocação, uma vez que esta é uma via de comunicação essencial para Viana do Castelo, sem que existam outras vias capazes de facilitar as deslocações rodoviárias”.

A CEVAL espera que “a medida possa ser aplicada o quanto antes para que seja reposta a justiça que este território merece”.

Desde a implementação da cobrança de portagens, a luta pela sua eliminação tem mobilizado movimentos cívicos e partidos políticos, e resultou, em 2021, por proposta do PSD, na aplicação de um desconto de 50% no valor da taxa.

Em fevereiro de 2020, uma recomendação do BE ao Governo para a abolição do pagamento de portagens na Autoestrada 28 (A28), entre Viana do Castelo e o Porto, foi chumbada no parlamento, com os votos contra do PS.

PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberam abstiveram-se, enquanto BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

A eliminação ou relocalização do pórtico de Neiva da A28, outra batalha de empresários, autarquias e partidos políticos, ganhou forma de recomendação ao Governo, também em 2021, após a aprovação de um projeto de resolução do PSD.

Já antes, em 2017, a petição “Pela eliminação do pórtico de Neiva, pórtico 4 da A28, entre Neiva e Darque”, promovida pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), falhou o objetivo.

Situado junto à zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo, aquele pórtico tem sido considerado um entrave à atividade empresarial do distrito.

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