Ligue-se a nós

NACIONAL

MILHARES NA DESPEDIDA

Milhares de pessoas acompanharam, esta segunda-feira de manhã, o cortejo fúnebre de Mário Soares em Lisboa. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

Milhares de pessoas acompanharam, esta segunda-feira de manhã, o cortejo fúnebre de Mário Soares em Lisboa.

O cortejo fúnebre do antigo presidente da Republica Mário Soares arrancou, cerca das 11.05 horas, da sua residência no Campo Grande, após ter sido recebido com aplausos por centenas de populares.

Entre os populares ouvia-se: “Soares é fixe”.

A família de Soares recebeu o corpo junto à residência familiar e depois entrou nos carros, acompanhando o percurso do cortejo fúnebre.

A 200 metros da residência Soares, o Colégio Moderno foi também local de paragem do cortejo fúnebre, onde esteve cerca de cinco minutos para que os populares e alunos do Colégio pudessem saudar o corpo do antigo presidente da República.

Pouco depois, o carro fúnebre arrancou em direção à Câmara de Lisboa.

A urna chegou à Praça do Município às 11:34 horas, onde oi transferida para o armão militar que a transportou em cortejo até ao Mosteiro dos Jerónimos.

Os restos mortais de Mário Soares foram recebidos pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, por vereadores do executivo e outros autarcas e ainda pela família, representada pelos filhos João e Isabel Soares e pelos netos Jonas e Lilah Soares.

Três minutos após a chegada, a urna coberta pela bandeira de Portugal foi retirada do carro funerário para o armão (espécie de charrete) por seis militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), seguindo-se a entrega das condecorações pelos netos.

Após cumprimentar os familiares, Fernando Medina prestou a sua homenagem colocando um cravo vermelho em cima da urna.

O carro funerário chegou acompanhado por uma Escolta de Honra da GNR, constituída por 30 motos, às quais se juntou uma comitiva de 84 cavalos desta força de segurança.

A assistir, estavam também cerca de 200 pessoas, que se mantiveram em silêncio durante a ocasião.

A assistir, estavam também cerca de 200 populares, que se mantiveram em silêncio durante a ocasião. As palmas ouviram-se na chegada do corpo e durante a transladação, tornando-se mais intensas com o início da marcha da charrete cerimonial.

Na fachada dos Paços do Concelho, destacam-se dois cartazes de grande dimensão (iguais aos 500 que estão colocados por toda a cidade) com a inscrição “Obrigado Mário Soares” acompanhada por uma fotografia de corpo inteiro e a preto e branco do histórico socialista, a caminhar na praia.

Também o percurso do cortejo entre os Paços do Concelho e o Mosteiro dos Jerónimos foi sempre sendo acompanhado por populares, que assistiam ao desfile nomeadamente dos passeios ao longo da Avenida 24 de Julho, que esteve cortada ao trânsito.

Pelas 12:00, quando o cortejo passava na zona de Santos, cerca de uma centena de pessoas aguardava já junto ao Mosteiro dos Jerónimos a chegada do corpo do antigo Presidente, num dia em que praticamente não há turistas naquela zona de Belém.

Poucos minutos depois das 13:00, o cortejo chegou finalmente ao Mosteiro dos Jerónimos, onde foi aplaudido pelas pessoas que assistiam à sua chegada e ouviu-se o ‘slogan’ “Soares é fixe”.

Nos Jerónimos, a urna foi para a Sala dos Azulejos, entrando de seguida a família, a ministra da Presidência, o presidente da Assembleia da República e o Presidente da República, que apresentaram os seus pêsames aos familiares.

Após a saída das altas individualidades, cerca 13:40, os históricos socialista Manuel Alegre e Miranda Calha, bem como a mãe do primeiro-ministro, Maria Antónia, foram dos primeiros a entrar na Sala dos Azulejos e procedeu-se à abertura da câmara ardente ao público, até à meia-noite.

Reabrirá na terça-feira entre a 08:00 e as 11:00.

Pelas 13:00 de terça-feira, a urna será transportada para os claustros do Mosteiro, onde se vai realizar uma sessão solene evocativa de homenagem.

Pelas 14:00, a urna sairá dos Jerónimos, seguindo no armão da GNR. O cortejo fará breves paragens antes de chegar ao cemitério dos Prazeres.

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

MÁRIO SOARES: MILHARES NA DESPEDIDA

LUSA

NACIONAL

PORTUGAL CONTINENTAL TEM QUASE UM MILHÃO DE ANIMAIS ERRANTES

Portugal continental tem mais de 930 mil animais errantes, entre os quais 830.541 gatos e 101.015 cães, segundo dados do primeiro Censo Nacional de Animais Errantes divulgado hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Online há

em

Portugal continental tem mais de 930 mil animais errantes, entre os quais 830.541 gatos e 101.015 cães, segundo dados do primeiro Censo Nacional de Animais Errantes divulgado hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O Censo Nacional de Animais Errantes 2023 foi desenvolvido pela Universidade de Aveiro para Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e financiado pelo Fundo Ambiental.

Dados da Guarda Nacional Republicana (GNR), compilados no estudo e relacionados com a sinistralidade rodoviária, revelam que foram reportados 4.640 atropelamentos, sendo de 4.443 cães e 197 gatos entre 2019 e 2022, tendo 2020 sido o ano em que se reportaram mais atropelamentos (1.428 e 84, respetivamente).

Quanto aos gatos errantes, apenas 5,3% dos inquiridos referem que já se sentiram fisicamente ameaçados e 5,9% já foram efetivamente atacados.

No que diz respeito à prestação de cuidados a estes felinos, 83,4% dos inquiridos já providenciaram alimento, 78,6% água, 48,3% abrigo, e 14,1% já prestou outros cuidados.

Quanto aos cães errantes, 27,2% dos inquiridos referem já se terem sentido fisicamente ameaçados por um cão errante, dos quais 7,2% já foram atacados.

Mais de dois terços (70,5%) dos inquiridos já providenciaram alimento a cães errantes, 65,2% já providenciaram água, 37,1% abrigo, e 17,1% já prestaram outros cuidados

Este estudo refere também que os donos de gatos têm menores índices de responsabilidade do que os de cães, especialmente ao nível da identificação individual e do acesso ao exterior sem supervisão.

A maioria (26,8%) tem apenas um ou dois gatos, mas alguns detinham três (17,2%), quatro (7,8%), cinco (5,4%), ou mais de cinco (14,7%), sendo o principal motivo a companhia (78%).

“A obtenção de gatos foi referida como sendo principalmente de animais encontrados (68,6%), adotados em abrigos (29,5%) ou oferecidos por amigos ou familiares (19,6%)”, segundos dados.

Uma pequena parte dos inquiridos aponta a aquisição de animais a criadores (4%) através da internet (3,8%), ou por criação própria (2,7%).

Já os cães registam elevados índices de detenção responsável: 92% dos donos identificam e registam todos os seus animais e 92% nunca permitem o acesso ao exterior sem supervisão, enquanto 25% referem que não usam nenhuma forma de contraceção nos seus animais e 28% relatam que já caçaram.

A maioria dos inquiridos tinha apenas um (45,2%) ou dois (24,1%) cães e a principal motivação para a detenção de cães foi a companhia (88%).

Aproximadamente um em cada quatro pessoas (23,9%) adquiriu animais a criadores (17,2%), através da internet (5,3%) ou em lojas de animais (1,4%).

No âmbito deste estudo, foi ainda criada a aplicação Errantes que permite que cada utilizador registe os seus dados e os dados dos seus animais de estimação, bem como avistamentos de animais que circulam livremente, ou de presas capturadas por animais com ou sem detentor.

LER MAIS

NACIONAL

GOVERNO PROPÔS SUPLEMENTO DE MISSÃO PARA PSP E GNR ENTRE 365 E OS 625 EUROS

O Governo propôs hoje um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

Online há

em

O Governo propôs hoje um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

César Nogueira avançou aos jornalistas que este novo suplemento de missão, que tem como referência o vencimento base do comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, vai substituir o atual suplemento por serviço e risco nas forças de segurança.

No final da reunião com a ministra da Administração Interna, o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) classificou esta primeira proposta do Governo de “muito má”, indicando que os elementos das forças de segurança teriam, com esta proposta, um aumento até 75 euros.

Segundo a proposta apresentada às cinco associações socioprofissionais da GNR, os oficiais passariam a ter um suplemento de missão de 12% da remuneração base do comandante-geral da GNR, que é de 5.216,23 euros, enquanto a percentagem para os sargentos é de 9% e para os guardas de 7%.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS