Ligue-se a nós

DESPORTO

SINDICATO DOS JOGADORES DE FUTEBOL ANUNCIA MEDIDAS CONTRA O TRÁFICO HUMANO

O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista, anunciou hoje um dossiê de medidas para combater tráfico humano, imigração ilegal e burla, e resolver um “problema” de articulação entre várias instituições.

Online há

em

O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista, anunciou hoje um dossiê de medidas para combater tráfico humano, imigração ilegal e burla, e resolver um “problema” de articulação entre várias instituições.

O documento, intitulado “Dossier: Tráfico Humano”, foi apresentado na sede da Polícia Judiciária (PJ), força com a qual o SJPF trabalha em colaboração, no âmbito do Dia Europeu de Combate do Tráfico de Seres Humanos, e no decorrer do evento as medidas propostas foram esmiuçadas e também enaltecidas.

Joaquim Evangelista apresentou o dossiê, acompanhado pelo diretor nacional da PJ, Luís Neves, e no final da sessão mostrou-se confiante de que estas medidas possam resolver um “problema”, que classificou como “primeiro problema” a solucionar, que diz respeito à articulação entre as várias instituições, desde denunciantes e o próprio Sindicato dos Jogadores para uma eficaz comunicação com o Estado para que situações de tráfico humano no futebol sejam detetadas e resolvidas em tempo útil.

“Esse é o primeiro problema, não tenham dúvidas, e ainda não está resolvido. Aliás, foi isso que me levou a enviar uma carta ao secretário de Estado [do Desporto e da Juventude] e à Federação [Portuguesa de Futebol], porque, por muitas reuniões que tivéssemos, as entidades competentes não estavam a agir de forma articulada e funcional. O mais importante aqui são as vítimas e que, quando um jovem ou uma jovem vão bater à porta do Sindicato, da Federação ou do Estado, tenha a mesma resposta”, declarou o presidente do SJPF.

Joaquim Evangelista incentivou a que, em qualquer caso de ilícito, cada vítima exponha e denuncie cada caso, garantindo que o sindicato “dá resposta a todos os casos e idênticos”.

“É preciso que saibamos qual o caminho que esta vítima deve prosseguir e que não fique à espera da resposta que vai ser dada por outra entidade. Muitas vezes, perdemos vítimas neste processo e é muito importante – e o diretor nacional da PJ disse-o – que quando a vítima procura ajuda, que a mesma seja prestada imediatamente, porque, se não o fizermos, a coação e represálias que ela sofre muitas vezes inibem-na”, destacou.

Evangelista anunciou ainda o lançamento, previsto para a próxima época, de um manual de entrada e acolhimento para jogadores provenientes do Brasil, que será posteriormente replicável a outras nacionalidades, e ainda a criação de uma plataforma digital destinada à partilha de notícias, informação, legislação e jurisprudência, mecanismos de denúncia ou respostas sociais que será disponibilizada ao público com brevidade.

Entre as medidas apresentadas, o presidente do SJPF propôs também um maior envolvimento e cooperação entre autarquias, associações de futebol e autoridades, e a dinamização de uma rede integrada de apoio ao nível da estadia, integração social e, se necessário, do repatriamento de atletas em situação de tráfico humano ou burla.

“Há dirigentes envolvidos nessas práticas [de tráfico humano] e esses estão a mais no futebol. Temos de identificá-los e afastá-los, mas dirigimo-nos ao futebol para que de facto esteja atento e exerça a sua cidadania desportiva, que denuncie e não seja cúmplice por omissão. Não aceito que as pessoas ligadas ao desporto não saibam o que se passa”, salientou Joaquim Evangelista, responsabilizando cada interveniente no fenómeno desportivo nacional.

Nesta sessão, foram recordado casos mediáticos de tráfico humano, inclusivamente um dos mais recentes, que teve lugar em junho, numa academia de futebol em Riba de Ave, no concelho de Vila Nova de Famalicão, que era detida pela empresa BSports.

Joaquim Evangelista lembrou que, na sequência da divulgação deste caso em particular, a secretaria de Estado da Juventude e do Desporto criou um grupo de trabalho para debater medidas de combate, do qual faz parte a entidade de Joaquim Evangelista e também que o SJFP foi convocado no último mês para participar numa audição sobre o tema.

O diretor nacional da PJ, Luís Neves, aproveitou para destacar a integração dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na instituição a partir do dia 30 do presente mês e o “avanço” que constituirá o acesso à base de dados da instituição, que permitirá detetar e combater inúmeras ações de tráfico humano na sociedade em geral e, em alguns casos, no futebol.

No ano passado, a imprensa noticiou que o SEF já tinha identificado mais de 250 jogadores vítimas de crimes de auxílio à imigração ilegal e tráfico de seres humanos desde 2017, no âmbito de inquéritos feitos junto de 58 clubes portugueses, tendo sido constituídos arguidos quase 100 indivíduos e pessoas coletivas.

DESPORTO

GD CHAVES: MORENO RESCINDE CONTRATO APÓS DESPROMOÇÃO À SEGUNDA LIGA

Moreno está de saída do Desportivo de Chaves, despromovido à II Liga de futebol, anunciou hoje a SAD transmontana, justificando a não continuidade do técnico com o facto de não terem sido cumpridos os objetivos para a época 2023/24.

Online há

em

Moreno está de saída do Desportivo de Chaves, despromovido à II Liga de futebol, anunciou hoje a SAD transmontana, justificando a não continuidade do técnico com o facto de não terem sido cumpridos os objetivos para a época 2023/24.

O técnico vimaranense não vai continuar a comandar os destinos do emblema transmontano na próxima temporada, confirmou à Lusa Francisco José Carvalho, presidente da SAD do Desportivo de Chaves, que entretanto anunciou a saída de Moreno nas redes sociais.

O responsável explicou à Lusa que existia a possibilidade de o treinador continuar ao lema da equipa flaviense, mas o regresso à II Liga portuguesa de futebol pesou na decisão.

“Não conseguimos os objetivos e não demos continuidade para próxima época”, reiterou Francisco José Carvalho, explicando que a decisão de não continuidade foi tomada por ambos.

O Desportivo de Chaves terminou a época em último lugar, com 23 pontos, tendo consumado a despromoção à II Liga de futebol na 33.ª e penúltima jornada, ao ser derrotado pelo Famalicão (1-0).

Moreno, de 42 anos, chegou ao Desportivo de Chaves na antecâmara da sexta jornada, sucedendo a José Gomes, depois de ter liderado a equipa principal do Vitória de Guimarães até à primeira ronda da temporada 2023/24, depois de, na época de 2022/23, ter levado a equipa minhota ao sexto lugar e ao consequente apuramento para as rondas preliminares da Liga Conferência Europa.

LER MAIS

DESPORTO

SPORTING: VIKTOR GYÖKERES É O QUINTO MELHOR MARCADOR NO SÉCULO XXI

O avançado sueco Viktor Gyökeres foi apenas o quinto jogador do Sporting a sagrar-se melhor marcador da I Liga portuguesa de futebol no Século XXI, ao terminar a edição 2023/24 com 29 golos.

Online há

em

O avançado sueco Viktor Gyökeres foi apenas o quinto jogador do Sporting a sagrar-se melhor marcador da I Liga portuguesa de futebol no Século XXI, ao terminar a edição 2023/24 com 29 golos.

Gyökeres, contratado no último defeso ao Coventry, sucedeu ao brasileiro Mário Jardel (‘rei’ em 2001/02), ao luso-brasileiro Liedson, que ‘bisou’ (2004/05 e 2006/07), ao neerlandês Bas Dost (2016/17) e a Pedro Gonçalves (2020/21).

Jardel, que já liderado a lista dos marcadores em quatro ocasiões pelo FC Porto (1996/97, 1997/98, 1998/99 e 1999/2000), bateu o seu recorde numa época na estreia pelo Sporting, ao acabar a edição de 2001/02 com incríveis 42 golos.

O brasileiro igualou o melhor registo de Eusébio, que tinha marcado 42 golos pelo Benfica em 1967/68, selando o terceiro melhor registo de sempre na prova, só superado por outros dois ‘leões’, Peyroteo (43 em 1946/47) e Yazalde (46 em 1973/74).

Em 2001/02, Jardel somou precisamente o dobro dos golos do segundo melhor marcador do campeonato, o brasileiro Derlei, que apontou 21 ao serviço da União de Leiria.

O brasileiro, que devolveu quase uma década depois a ‘coroa’ dos goleadores a Alvalade, sucedendo a Jorge Cadete (17 golos em 1992/93), foi substituído nos ‘leões’ pelo compatriota Liedson, que marcou 15 golos na época de estreia, em 2003/04.

Liedson, que viria a naturalizar-se português e representou Portugal no Mundial2010, conseguiu, depois, ser o melhor marcador em 2004/05, com 24 tentos, e em 2006/07, com 15, somando ainda um segundo lugar (2008/09) e um terceiro (2009/10).

Depois, o Sporting só voltou a ter o melhor marcador da prova uma década depois, quando o neerlandês Bas Dost, presentemente no NEC, teve uma fulgurante época de estreia na I Liga portuguesa em 2016/17, ao marcar 34 golos.

Bas Dost logrou, nessa época, o melhor registo na prova desde os 42 tentos de Jardel em 1999/2000, e só não voltou a ser ‘rei’ na época seguinte, em 2017/18, porque os seus 27 golos foram superados pelos 34 do brasileiro Jonas, do Benfica.

Até à ‘coroação’ na presente temporada de Gyökeres, o neerlandês, agora com 34 anos, era o último ponta de lança ‘leonino’ a arrebatar o troféu dos marcadores, pois, em 2020/21, venceu um médio, o criativo Pedro Gonçalves.

Com 23 golos, o jogador que o Sporting foi contratar ao Famalicão superou a concorrência do suíço Seferovic (22 tentos pelo Benfica), e conseguiu ser o primeiro jogador sem ser ponta de lança a liderar a lista desde 2002/03.

Nesse ano, o extremo Simão Sabrosa, do Benfica, encabeçou a tabela, com 18 golos, ainda que igualdade com o avançado senegalês Fary, que atuava no Beira-Mar.

Pedro Gonçalves, que esta época se ficou pelos 11 golos, mais 12 assistências, passou agora o ‘testemunho’ a Gyökeres, que fez uma grande primeira volta, com 11 golos, e ainda melhor na segunda, juntando mais 18, para um total de 29.

O sueco, que somou ainda nove assistências, apontou 28 golos na área e apenas um fora, em Vila do Conde, 27 com os pés, incluindo cinco penáltis, em outros tantos tentados, e apenas dois de cabeça, na receção ao Moreirense e no Dragão.

Marcou 27 golos como titular e dois como suplente utilizado, quando saltou do banco no Dragão para transformar um 0-2 em 2-2, com tentos aos 87 e 88 minutos, no que foi o seu sétimo ‘bis’, de um total de oito.

Gyökeres, que ficou 14 vezes em ‘branco’, logrou também um ‘hat-trick’, na goleada por 6-1 ao Boavista, e marcou um tento em 10 ocasiões, incluindo na Luz, num desaire por 2-1, e na receção ao FC Porto, numa vitória por 2-0.

Num campeonato em que só falhou um jogo, quando foi suplente não utilizado à sexta ronda no 2-0 caseiro ao Rio Ave, o sueco, de 25 anos, foi secundado pelo congolês Banza (Sporting de Braga), com 21 tentos, e o espanhol Rafa Mujica (Arouca), com 20.

O avançado ‘leonino’ sucedeu ao iraniano Taremi, do FC Porto, que depois de quatro presenças seguidas no pódio – segundo em 2019/20, ainda pelo Rio Ave, terceiro em 2020/21 e segundo em 2021/22 -, não conseguiu mais do que seis golos.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS