Ligue-se a nós

INTERNACIONAL

NOS RESTAURANTES ROUBA-SE … E MUITO !

Sabia que nos restaurantes existe uma enorme taxa de roubo ? Não, não nos estamos a referir à “conta”, mas sim aos clientes que aproveitam a refeição para levar para casa qualquer coisa que não faz parte da conta, nem do menu …

Online há

em

Desde tempos remotos, talheres de prata encontraram uma maneira de sair das salas de jantar. Mas a era de ouro do roubo moderno a restaurantes ocorreu no início dos anos 2000. Foi nesta altura que, à medida que chefes se tornavam celebridades e sair para jantar passou a ser um evento importante, que restaurantes com boas decorações transformaram os sues clientes habituais em ladrões astutos.

O New York Times, num artigo de 2002 sobre o tema, destacou vários itens que foram roubados de restaurantes notáveis: um balde de prata para champanhe, de 1.200 dólares, do Locke-Ober em Boston e uma lâmpada de bambu em forma de peixe, de 1.000 dólares, do Dahlia Lounge em Seattle, entre outros. No Eleven Madison Park, em Nova Iorque, alguém conseguiu surripiar uma das mais de 20 fotografias antigas emolduradas, dadas pelo então dono Danny Meyer, da parede do salão de jantar ao ar livre; o seu valor era de cerca de 1.500 dólares.

Atenção, ladrões de restaurante: qualquer coisa que custe entre 1.000 dólares e 3.000 dólares e considerado como um grande roubo nos EUA. E, normalmente, os empregados têm noção de que falta algo na sua mesa. “Muitas vezes, sabemos que as pessoas estão a roubar”, diz Robert Bohr, sócio do Charlie Bird e do Pasquale Jones de Nova Iorque.

Hoje em dia, estamos tão mergulhados na estética do Brooklyn que não há muitos baldes de prata para champanhe à toa por aí. Então, os clientes passaram a cobiçar itens menos convencionais. Não estamos a falar apenas daquela linda colher de chá, de um vaso pequeno nem de uma solitária tacinha de sobremesa — para não falar do papel higiénico — que muitas vezes acabam no bolso de alguém num capricho sub-reptício. Aqui, reunimos casos de itens significativos que foram subtraídos de restaurantes, de coisas aparentemente sem valor (para que é que alguém os rouba?) a objectos bem volumosos (como roubar uma árvore de quase dois metros?).

A árvore de 1,80 metros, Houston:

O restaurante rural italiano Coltivare, em Heights, é conhecido pelas suas pizzas locavore e o seu jardim de quase 280 metros quadrados, fonte de pratos como a salada de alface e ervas do quintal. O facto de os clientes terem roubado legumes e frutas da horta não o colocaria no salão da fama dos restaurantes roubados; o que lhe rendeu esse lendário estatuto foi quando começaram a roubar as árvores frutíferas em si. Três desapareceram, inclusivamente uma árvore de 1,80 metro de altura, no valor de cerca de 175 dólares.

O chefe Ryan Pera disse: “Fiquei perplexo e magoado, mas o que mais me impressionou foi o facto de que isso obviamente foi planeado. Ou seja, alguém teve que vir preparado com ferramentas de jardinagem adequadas, um caminhão e conhecimentos sobre como roubar uma árvore.”

A capa de couro da carta de vinhos, Houston:

Na categoria de coisas que tecnicamente são inúteis fora do restaurante, aqui está algo interessante: no Underbelly, que celebra a gastronomia extremamente diversificada de Houston, a carta de vinhos é elaborada em banda desenhada, com desenhos e balões de diálogo. A despretensiosa capa de couro desse cardápio é regularmente surripiada, juntamente com a apelativa lista. A capa é feita para o Underbelly por um artesão local e cada uma custa 30 dólares — mais do que a maioria das capas deste tipo, mas o item não é exactamente valioso. Segundo o sócio Kevin Floyd: “Acho que as pessoas não as usam para nada. Acho que simplesmente as roubam por diversão e algum dia o universo vai puni-las.”

A rolha valiosa, New Iorque:

No bar de uísque Copper& Oak, no Lower East Side, a porta da casa de banho é decorada com tampas e rolhas variadas. As pessoas roubam as rolhas directamente da porta; a mais popular é a do icónico jóquei de metal montado a cavalo do bourbon Blanton’s. Na verdade, são tão populares que o Copper & Oak deixou de substituí-los; os clientes não bebem o suficiente do bourbon de 100 dólares para acompanhar a taxa de roubo dessas rolhas.

Bloomberg

INTERNACIONAL

RÚSSIA: “PUTIN SUCEDE A PUTIN” E INICIA QUINTO MANDATO COMO PRESIDENTE

O Presidente russo, Vladimir Putin, no poder desde 2000, tomou hoje posse no Kremlin, em Moscovo, para um quinto mandato de seis anos à frente da Rússia.

Online há

em

O Presidente russo, Vladimir Putin, no poder desde 2000, tomou hoje posse no Kremlin, em Moscovo, para um quinto mandato de seis anos à frente da Rússia.

“Juro (…) respeitar e proteger os direitos humanos e civis e as liberdades, respeitar e proteger a Constituição, a soberania, a independência, a segurança e a integridade do governo”, declarou Putin, citado pela agência francesa AFP.

Putin disse que liderar a Rússia “é um dever sagrado” e prometeu que o país saíra “mais forte” do “período difícil” que atravessa.

A Rússia está em guerra com a Ucrânia, que invadiu em 2022, e é alvo de sanções internacionais por causa da ofensiva contra o país vizinho.

LER MAIS

INTERNACIONAL

GUERRA: RÚSSIA “ALERTA” QUE F-16 NA UCRÂNIA SERÁ CONSIDERADO “PROVOCAÇÃO”

A Rússia advertiu hoje que o envio de caças F-16 à Ucrânia será considerado uma provocação dos Estados Unidos e da NATO, estejam ou não capacitados para transportar armamento nuclear.

Online há

em

A Rússia advertiu hoje que o envio de caças F-16 à Ucrânia será considerado uma provocação dos Estados Unidos e da NATO, estejam ou não capacitados para transportar armamento nuclear.

“Independentemente das alterações efetuadas aos aviões entregues, serão por nós considerados como portadores de armas nucleares e consideramos esse passo dos Estados Unidos e da NATO como uma deliberada provocação”, assinalou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Moscovo tem sublinhado desde há vários anos que este tipo de aviões tem sido utilizados nas designadas “missões nucleares conjuntas” da NATO.

“Espera-se que surjam em breve no teatro de operações da Ucrânia aviões polivalentes F-16 de fabrico norte-americano (…), não podemos ignorar o facto de esses aviões pertencerem às plataformas de duplo equipamento: nuclear e não nuclear”, assinala o texto.

A Ucrânia insiste desde há semanas na necessidade de apressar o envio destes aviões face aos contínuos bombardeamentos das forças russas contra infraestruturas civis e posições do seu Exército.

A coligação de países ocidentais que há um ano se comprometeu em disponibilizar F-16 a Kiev inclui a Dinamarca, que se propõe enviar os primeiros aviões este verão, a Bélgica, Países Baixos e Noruega.

Moscovo tem condenado os planos ocidentais sobre o aumento do apoio de armamento a Kiev e a suas implicações nos combates na Ucrânia, que podem sugerir novas ameaças militares ocidentais dirigidas à Rússia.

Em particular, Moscovo acusa o ocidente de apoiar abertamente ações de sabotagem da Ucrânia em território russo, para além de fornecer a Kiev mísseis de longo alcance franceses e britânicos, e os novos ATACMS norte-americanos, que podem alcançar território russo.

A Rússia também acusa os EUA de prosseguir com os seus planos de utilização de mísseis de curto e médio alcance “em diversas regiões do mundo” e acrescenta que, quando esse armamento for efetivamente disponibilizado, responderá suspendendo a sua própria moratória sobre estes envios.

O MNE russo também denuncia as afirmações do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o possível envio à Ucrânia de contingentes da NATO e salienta as informações sobre a presença no terreno de efetivos da Legião Estrangeira francesa.

A diplomacia russa acusa o bloco ocidental de procurar “uma maior escalada da crise ucraniana até um confronto militar direto dos países da NATO e Rússia” com o objetivo de provocar uma “derrota estratégica” a Moscovo.

Este cenário, segundo Moscovo, justifica a ordem emitida pelo Presidente russo Vladimir Putin às Forças Armadas sobre a realização “em breve” de manobras com armas nucleares táticas.

Caso se concretizem, estes exercícios — com o envolvimento da Força Aérea e Marinha –, poderão ocorrer em território ucraniano, pelo facto de o Distrito militar sul incluir as quatro regiões ucranianas ocupadas (Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia).

Moscovo também lamenta que a situação se encontre próximo do descalabro devido à acumulação de “decisões irracionais” por parte de Kiev e aliados ocidentais, e frisa que estas ameaças estão “especificamente” contempladas na doutrina de dissuasão nuclear da Rússia.

A Ucrânia tem garantido uma substancial ajuda financeira e armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Já no terceiro ano de guerra, as Forças Armadas ucranianas têm-se confrontado com falta de armamento e munições, apesar das reiteradas promessas de ajuda dos aliados ocidentais e que agora parecem estar ultrapassadas.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS